OneOdio Studio – Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras

OneOdio Studio - Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras
OneOdio Studio – Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras

O universo dos videomakers é composto por muitos equipamentos; são câmeras, lentes, iluminação, baterias, RIGs, tripés, gimbals, gravadores de áudio… e uma série de outros itens. Mas um outro pouco comentado, e em minha opinião bem importante, são fones de ouvido de qualidade.

Porque fones? Simples, para poder escutar bem o som que está sendo gravado durante uma filmagem e também para a pós-edição. Nesta segunda etapa então faz muita diferença principalmente se você estiver trabalhando no esquema Same Day Edit. Isso quer dizer gravar, editar e entregar o produto no mesmo dia, as vezes até mesmo durante um evento (como casamentos, eventos esportivos…). É nesta hora que você editor de vídeo precisa escutar bem o que está produzindo.

Neste sentido vou falar um pouco sobre um produto que chegou aqui recentemente e que estou gostando bastante. O fone Studio da OneOdio (pronuncia-se OneAudio) tem me surpreendido bastante em vários sentidos por suas diversas possibilidades de uso. A OneOdio não é uma marca muito conhecida ainda, mas tenho visto muitos comentários positivos aqui e ali.

Costurado à mão
Costurado à mão

Algumas característica que gostei:

Qualidade de áudio excelente com ótimos graves, principalmente considerando para um fone nesta faixa de preço (no Brasil próximo dos R$200,00). Bom acolchoamento, leve e fácil de transportar (dobra e não ocupa muito espaço mesmo não sendo pequeno).

Mas estes são apenas detalhes comuns à diversos outros fones, o melhor vem agora, as possibilidades de uso. Para começar ele conta com duas entradas/saídas de conexão, só isso já o torna bem diferente dos demais. Ao invés de vir com um fio fixo como os demais, ele tem uma entrada de 3,5mm de um lado e outra de 6.3mm do outro lado e acompanha os dois cabos correspondentes (com 1.2 metros e 3 metros respectivamente). Isso permite que você o utilize tanto no seu computador quanto com uma mesa de controle, mesa de som ou outras opções para outros universos (guitarras, pickup para DJs…). E os dois cabos podem ser utilizados ao mesmo tempo. Fica a dica para músicos que podem plugar o fone ao aparelho de som e ao seu instrumento e assim treinar.

Mas vamos voltar ao universo dos videomakers. Uma possibilidade de uso para estas duas entradas de som é conectar o fone ao seu computador para ouvir o que está editando e conectar outro fone ao Studio para trabalhar com um auxiliar de edição, diretor de produção ou mesmo um cliente. Sim, ele permite transmitir o som que está ouvindo para outro fone.

Visual do OneOdio Studio
Visual do OneOdio Studio

Outras características que gostei:

Os cabos já vem com proteção nas pontas para evitar que se dobrem e estraguem. Um dos cabos (o preto com plugues de 3,5mm) vem com controle de reprodução de música e microfone que pode ser utilizado para atender ligações. Por serem removíveis, você pode substituí-los facilmente comprando outros extras ou mesmo substituí-los por cabos com outras conexões (Lightining, USB-C…) aumentando ainda mais as possibilidades de uso.

Mas fios hoje em dia onde o Bluetooth reina? Por que não uma versão sem fios? Você já viu algum equipamento para produção de vídeos com Bluetooth? 

Este fone não foi pensado para uso recreativo, apesar de poder ser utilizado assim caso queira, ele foi desenvolvido para uso profissional onde não há espaço para falha de sincronia no som. Imaginem editar um vídeo com meio segundo de atraso. Parece pouco mas isso pode pode estragar seu trabalho. Até existe uma outra versão deste fone com Bluetooth, mas só recomendo para outros usos, não para trabalho com edições de vídeo.

Cabos
Cabos

Ponto negativo:

Até aqui só falei da parte boa, mas claro que há um lado ruim, o famoso “ponto contra”. Este fica aqui mais como uma dica de onde NÃO adquirir o fone Studio. A OneOdio dá garantia global de mais 24 meses neste produto cobrindo todas as suas partes (incluíndo cabos) e isso é muito bom MAS há um pequeno detalhe que merece atenção. Esta garantia só funciona se você comprar através da sua loja oficial, da Amazon, AliExpress ou Indiegogo.

Sendo assim, não compre em qualquer outro lugar (Mercado Livre, lojas físicas…) se quiser manter a garantia. Esta informação me foi passada pela própria equipe da OneOdio na qual confirmaram que não fornecem garantia sobre seus produtos adquiridos em outras lojas.

No mais, um bom fone, com preço interessante, boa qualidade e muitas possibilidades de uso.

Podcasts para produtores de vídeos

Podcasts para produtores de vídeos
Podcasts para produtores de vídeos

Há alguns anos postei aqui uma lista de podcasts voltados ao mundo das corridas de rua. Como hoje estou me dedicando mais a produção de vídeos resolvi compartilhar alguns dos podcasts que tenho escutado ultimamente. Estes estão me ajudando bastante a adquirir conhecimento nesta área. São todos feitos por videomakers para videomakers. 

Fica a sugestão para todos os que já são ou querem começar a trabalhar com audiovisual. 

Sala de edição

O Sala de Edição é um local de encontro onde juntam editores para papear sobre o fascinante e cada vez mais fantástico mundo da pós-produção audiovisual.

Filmecon

Feito por uma equipe de videomakers com a missão de compartilhar conhecimento e estimular a união da comunidade audiovisual no Brasil. Eles realizam também uma das únicas conferências audiovisuais existentes no Brasil. Em formato de palestras e workshops, o evento acontece anualmente em São Paulo.

O Arquipélago

Um arquipélago é um conjunto de ilhas. Que podem parecer separadas e isoladas umas das outras, mas quando você olha bem, elas são inevitavelmente conectadas. Ilha pode ser um lugar bem ensolarado mas também uma sala bem escura. Então aqui, ilha é ilha de montagem. A idéia deste podcast é juntar ilhas de edição que parecem separadas por ai, pra entender como é que elas funcionam.

SMIA – Santa Mãe do Iso Alto

O Santa Mãe do ISO Alto (ou SMIA para os íntimos) é um Podcast sobre Audiovisual. Lá são discutidos semanalmente com profissionais da área, videomakers e fotógrafos assuntos relacionados a produção de vídeo, fotografia e o cotidiano da profissão junto com dicas e entrevistas com personalidades do meio.

LQNHZ – Luquinhaz podcast

Podcast do Lucas (mais conhecido como Luquinhaz) fotógrafo, filmmaker e criador de conteúdo sobre audiovisual e cultura pop.

Dica – “Bolha digital” para videomakers móveis

Reparem no horizonte
Reparem no horizonte

Hoje vou deixar aqui uma pequena dica simples, mas bastante útil, para videomakers iniciantes, mais precisamente para quem trabalha com filmagens utilizando smartphones.

Filmar utilizando tripé é básico e se você está querendo começar sem um saiba que seus vídeos iniciais dificilmente terão bons resultados. Então sim, adquira um bom tripé para suas produções. Quando for fazer isso compre um voltado para vídeo. A principal diferença entre este e um para fotografias é que nos modelos para filmagens a cabeça permite a movimentação suave e os para fotografia isso não é uma preocupação. Outro detalhe que precisa ser levado em consideração é se o tripé que irá adquirir possui um nível de bolha na cabeça. É com ele que suas gravações poderão ficar sempre “retas”.

Marcadores bolha para nível em tripé
Marcadores bolha para nível em tripé

Mas talvez você já tenha comprado um tripé e agora reparou que ele não tem isso. Dependendo da cena que irá gravar não há problema em ficar um pouco torto, pode até ser um recurso interessante, mas não dá para fazer sempre isso. Então o que fazer? Comprar outro? Não, claro que não.

Você pode até substituir o nível bolha convencional por um acessório extra, mas que tal um digital? E mais, sem gastar por isso? Seu smartphone pode fazer isso por você.

Caso seu aparelho seja um iPhone siga o seguinte caminho:

  1. Abra o aplicativo chamado “Medida” em seu iPhone. Caso não o tenha instalado basta baixar aqui. Ele é gratuito e desenvolvido pela própria Apple.
  2. Abra e selecione abaixo a opção nível.
  3. Agora, com seu aparelho já posicionado no tripé basta ajustar a posição até que apareça 0º (ficará verde). 
  4. Pronto, pode começar a filmar pois agora sim está reto.
Aplicativo Medida mostrando nível
Aplicativo Medida mostrando nível

Seu aparelho é Android? Sem problema, basta procurar por “nível” na Google Play e irá encontrar diversos aplicativos que fazem a mesma coisa.

A importância de baterias extras para videomakers

A importância de baterias extras para videomakers
A importância de baterias extras para videomakers

O desempenho de energia dos smartphones tem melhorado, mas ainda assim está sempre aquém do que gostaríamos. Se para uso “comum” as baterias não duram muito, imaginem então nas mãos de um videomaker que faz um uso um pouco mais intenso produzindo vídeos mais pesados. Trabalhar com filmagens, ou mesmo edição de vídeos, faz com que a bateria acabe logo. Se estiver filmando em 1080p ou 4K, com 60fps, microfone externo ligado… ai é que a energia será drenada ainda mais rápido.

As baterias externas, também conhecidas como Power Banks, ajudam muito neste sentido já que possibilitam continuar trabalhando mesmo longe de tomadas. Dependendo de onde for o set de filmagem estas últimas sequer existem por perto. Então NUNCA saia para gravar vídeos sem levar uma boa fonte de energia contigo, você não quer perder uma produção porque ficou sem bateria.

Há diversas boas opções de baterias no mercado, mas nem todas são bons investimentos quando se pensa em filmagem. Vou aqui deixar como sugestão quais os critérios levo em consideração na hora de escolher um Power Bank.

Meus critérios

Uma das principais questões a avaliar quando adquiro uma é a sua capacidade (mAh). É ela que vai dizer quantas vezes seu equipamento será carregado. O problema é que nunca é possível utilizar toda a energia armazenada. Sempre há perda na transferência de energia entre a bateria e o equipamento conectado. Sendo assim, para resolver isso, quanto maior for a capacidade do Power Bank melhor. Se a idéia é manter sua câmera ou smartphone sempre à postos para filmar invista em muita capacidade. 

Então uma grande capacidade é importante, mas como aqui estou focando no trabalho de filmagem e edição existem outros detalhes a considerar.

Um exemplo de detalhe a se pensar é a facilidade de transporte. Um Power Bank sozinho pode não ser uma grande preocupação mas somado a todo o resto do equipamento de filmagem pode ser um peso extra bem incômodo. A maioria dos modelos tem um tamanho bom, mas já vi uma  de 50.000mAh que pesa um quilo e meio. Normalmente quanto maior for a bateria, mais capacidade tem e vice-versa. Tamanho e peso vão influenciar também em transporte e armazenagem. Não compre uma muito grande se não for realmente necessário.

Também considere o tempo de transferência e o tempo de carga. O primeiro é o tempo em que tal bateria levará para transferir energia ao(s) seu(s) equipamento e o segundo o tempo que ela leva para ser abastecida de energia. Consulte as informações no manual do Power Bank. Alguns modelos contam também com um sistema de carregamento inteligente. Isso faz com que identifiquem a amperagem do equipamento conectado e otimize o processo de transferência de energia.

Você não quer passar por isso
Você não quer passar por isso

Considere também quantos equipamentos precisará carregar durante suas filmagens. Pode ser que mais de um necessite ao mesmo tempo de energia. Sendo assim, quanto mais portas de saída o Power Bank tiver melhor. Mas quais são as melhores portas de saída? USB-A, USB-C, micro-USB, Lightning, Qi (indução)…? Existem várias opções diferentes no mercado mas não são todas que irão lhe atender bem. Não escolha uma bateria baseando-se apenas no modelo de saída de energia, mas também na entrada do que será carregado. Porque comprar, por exemplo, uma com USB-C se seus dispositivos não trabalham com esta porta? 

Também não adianta procurar a tão falada “carga rápida” se seus equipamentos não são compatíveis com isso. Procure uma que transfira na maior velocidade que seu dispositivo permita receber. O importante é não ficar sem bateria durante uma produção de vídeo. Sendo assim, considerando este contexto, não recomendo se preocupar com baterias que transfiram energia por indução (padrão Qi), elas são lentas. Ao invés de investir mais dinheiro neste recurso, invista em mais capacidade de energia.

Um dos itens mais importantes a ser levado em consideração na hora de escolher qual modelo comprar, mas que vejo muita gente “se esquecer” disso, é a qualidade. Fuja daqueles Power Banks baratinhos vendidos no semáforo, em portas de mercados, feiras ou no camelô da esquina. Eles só servem para gastar dinheiro e ainda oferecem risco de explosão. Várias destas baterias sequer passaram por algum teste de qualidade. Basta fazer uma procura por “Power Bank explodindo” no Youtube e você fará uma idéia do perigo que elas oferecem.

De mãos dadas à qualidade é claro que vem a segurança. Não adquira uma Power Bank que não forneçam proteção contra cargas e descargas excessivas, contra curtos-circuitos ou temperaturas elevadas.

E por fim, escolha bem o carregador que irá utilizar para abastecer a energia da bateria. Normalmente os Power Banks não vem com carregadores, então vale a pena investir também nisso. Basicamente lembre-se das dicas anteriores sobre qualidade e segurança. O mesmo vale também para os cabos que irá conectar seus equipamentos, na dúvida, use sempre originais.

Qual bateria comprar?

Já utilizei vários modelos diferentes e seguindo as sugestões acima nunca tive problemas em carregar meus dispositivos. As minhas antigas baterias, modelo TurboCharger, uma com 5.000mAh e outra com 7.000mAh, com anos de uso, ainda atendem muito bem no dia a dia. Mas conforme o trabalho de produção de vídeos vai aumentando a necessidade de mais capacidade também vai ficando cada vez maior. Filmar em 1080p ou 4K, as vezes com 60fps, suga a energia do smartphone. 

Hoje, uma bateria que está me atendendo de maneira excelente é o Power Bank 2C da Xiaomi com 20.000mAh (mais que as minhas duas antigas juntas). Ela se enquadra em todos os critérios acima, me dá muita autonomia longe de uma tomada e é bem discreta, mesmo sendo branca. Suporta carga e descarga rápidas, vem com controlador de carga USB integrado, permite carga de baixa corrente (para dispositivos pequenos) e outros detalhes aqui e ali.

Power Bank 2C 20.000mAh - Xiaomi
Power Bank 2C 20.000mAh – Xiaomi

Mas e ai? Qual Power Bank adquirir? Qual é o melhor? A resposta correta vai depender de sua necessidade, de quanto pretende investir e de quais critérios irá escolher para uma boa escolha. Mas se fosse para escolher apenas uma regra, eu me preocuparia com a segurança, afinal não quero uma bateria explodindo ou pegando fogo durante as produções.

Rig de câmera – Elevando o nível das filmagens com smartphones

Rig de câmera para smartphone
Rig de câmera para smartphone

Tenho certeza de que você que está lendo este post já fez algum vídeo utilizando seu smartphone. Isso é algo totalmente normal há alguns anos, mas já pensou em fazer isso profissionalmente? Saiba que existem muitos videomakers (profissionais responsáveis pela captação, edição e finalização de materiais audiovisuais) que trabalham com smartphones ao invés de câmeras dedicadas.

É claro que estes não saem à campo para filmar apenas com o smartphone, eles utilizam uma série de outros equipamentos que auxiliam suas produções. São eles: Microfones direcionais, lentes, filtros, LEDs de iluminação, receptores e gravadores de áudio, baterias, telas extras… dentre outros. Mas como manusear tudo isso e ainda assim filmar?

Neste ponto entram os Rigs (também conhecidos como cages ou “gaiolas”), eles são estruturas que funcionam como uma espécie de “exoesqueleto”. São muito comuns em Sets de gravação de vídeo pois permitem acoplar todos estes equipamentos extras à sua câmera (incluindo aqui aos smartphones). Rigs para smartphones são mais comuns do que imagina, acredite, muitas reportagens jornalísticas de TV são feitas com equipamentos assim. Na imagem acima temos dois exemplos de Rigs.

Certo, entendi basicamente para que servem, mas como escolher um? Aqui vão algumas dicas para ajudar. Primeiro olhe para o equipamento que já possui e o que ainda pretende adquirir antes de pensar neste acessório. Depois pense em quantos equipamentos vai acoplar. Eles cabem ao redor dele? Seu smartphone cabe nele? Se vai trocar de smartphone não compre um Rig exclusivo para o seu modelo atual. O Rig só pode ser utilizado “na mão” ou pode ser acoplado à um outros equipamentos como tripés, monopés, sliders…? São muitas variáveis a analizar antes de escolher um bom modelo.

Outra coisa a levar em consideração: Este não é o primeiro equipamento a adquirir. Antes melhore sua câmera (smartphone) e invista nos outros (Lentes, LEDs, microfones…) à medida em que forem necessários. Não adianta ter um Rig se não tiver o que acoplar.

Vou deixar aqui alguns exemplos interessantes de Rigs para você que deseja subir o nível de suas produções audiovisuais:

Beastgrip Pro

Beastgrip Pro
Beastgrip Pro

Este é o mais conhecido no meio. Neste é possível utilizar smartphones de diversos tamanhos diferentes e conta com adaptador de lentes (17mm e 37mm). Vem com cinco entradas de 1/4 e um “cold shoe” para acoplar diversos equipamentos (incluíndo tripé) e um grip lateral para utilizar na mão. Este é o Rig mais caro desta lista, mas também um dos melhores atualmente. Eles também vendem o Beastcage for iPhone, mas sinceramente não recomendo pois é apenas para modelos específicos de iPhones, ou seja, trocou o smartphone perdeu o Rig.

A empresa BeastGrip comercializa não apenas o Rig, mas também uma série de acessórios, incluíndo o DOF MK2 (adaptador para lentes DSLR).

Ulanzi U-Rig Metal e Ulanzi U Rig Pro

A chinesa Ulanzi é uma empresa especializada em produtos para fotografia e filmagem com acessórios de boa qualidade e preços mais acessíveis. Dois de seus Rig que recomendo são:

O U-Rig Metal, a versão mais completa de seus equipamentos para smartphones. Além de ser o mais resistente de todos os Rigs, já que conta com o corpo inteiro de metal, portanto mais pesado que os demais, pode ser utilizado com diversos acessórios. Conta com 2 “cold shoes”, 4 entradas de 1/4 e também um adaptador de lentes (17mm e 37mm). Praticamente cabem todos os mesmos equipamentos que os do Beastgrip Pro, incluíndo o DOF MK2. A vantagem do U-Rig Metal? Preço: Fácil de ser encontrado em sites chineses custando a metade do Beastgrip Pro.

Ulanzi U-Rig Metal
Ulanzi U-Rig Metal

O modelo U Rig Pro é a versão mais barata da Ulanzi. As diferenças deste para o modelo anterior ficam por conta do corpo de plástico, das entradas (3 “cold shoes” e 2 entradas de 1/4) e por não contar com adaptador para lentes. Este custa bem menos e pode ser facilmente encontrado em sites chineses. Caso goste destes fique atento pois há um modelo anterior sendo vendido que conta com menos entradas.

Ulanzi U Rig Pro
Ulanzi U Rig Pro

Evolution Pro

Este modelo da DREAMGRIP é bem similar aos anteriores mas com um visual diferente e desmontável. Isso permite que você troque suas partes por outras caso prefira. Sua estrutura é parte de metal parte de plástico. Este conta com 7 entradas de 1/4 e 2 “cold shoes” e um adaptador de lentes. E é neste ponto que este se destaca já que pode ser utilizado com lentes de 17mm, 37mm e 52mm nativamente.

DREAMGRIP EVOLUTION PRO
DREAMGRIP EVOLUTION PRO

O Evolution Pro também tem uma vantagem sobre os demais: Preço. O kit básico está posicionado entre o o Beastgrip Pro e o Ulanzi U-Rig Metal, mas já vem com dois filtros de lentes. Pagando um pouco mais pelo kit Evolution Mojo o pacote conta também com dois LEDs e um microfone shotgun. Para mais detalhes confira no site oficial. Lá também é possível adquirir outros acessórios.

Existem diversos outros modelos diferentes de Rigs para smartphones, mas estes são alguns dos mais interessantes e já permitem melhorar muito o seu fluxo de trabalho de filmagem. Espero que gostem.