A Apple deveria comprar a Nokia?

A Apple deveria comprar a Nokia?
A Apple deveria comprar a Nokia?

De tempos em tempos aparecem rumores de que alguma empresa vai comprar a Nokia. Já está tão comum este tipo de notícia que não estou mais sequer perdendo tempo publicando estes boatos. Mas agora apareceu um nota que faz pensar que desta vez a compra faria realmente sentido. Não que concorde com ela, mas levando em consideração os pontos levantados há sim uma possibilidade interessante.

A revista Forbes foi quem lançou a idéia e mostrou alguns motivos que parecem convencer de que para a Apple, comprar a Nokia faria uma diferença gigantesca. Abaixo vão os pontos levantados aos quais acrescento alguns comentários.

Patentes
Os tribunais viraram campo de batalha. Todos os dias estão surgindo processos desta ou daquela empresa acusando alguém de quebra destas patentes. Recentemente a Samsung resolveu dar o troco na Apple e está entrando com um processo por conta das tecnologias LTE presentes no iPhone 5. A Nokia é detentora das maiores patentes deste tipo, além de muitas outras. Só para ter uma idéia, o portifólio de patentes da Nokia vale algo entre 6 e 10 bilhões de dólares. Por conta disso é que parte das vendas dos iPhone vai para ela. Já deu para imaginar o quanto isso economizaria para a Apple certo?

Base de mapas
A Apple está enfrentando um dos seus piores momentos nos últimos anos. Até os seus clientes mais fervorosos ficaram chateados por conta do fiasco que foi a estréia nos mapas. Mesmo tendo comprado várias empresas deste mercado, a coisa está feia. Quem é que tem as melhores mapas? Google? Errado, a Nokia através da Navteq. Tanto é que várias outras empresas dependem em parte destes mapas. Algumas delas são RIM, Microsoft, Amazon, Samsung, Oracle e até mesmo o Google. A Apple tendo esta base nas mãos passaria a ser líder neste seguimento.

Transmissão de TV para dispositivos móveis
Aqui no Brasil não temos este serviço, mas a Nokia tem em alguns países um ótimo serviço de transmissão de TV para smartphones e como sabemos está nos planos da Apple entrar neste mercado. O próprio Steve Jobs queria produzir um aparelho de TV.

Segurar um pouco o crescimento do Windows Phone
Não sei se sabem, mas a Microsoft é detentora de parte das ações da Apple, além de existir um acordo entre elas desde os tempos de Steve Jobs e Bill Gates. Sendo a Nokia a maior parceira em relação ao Windows Phone, a Apple passaria a controlar um pouco o progresso deste sistema.

Por um segundo me passou pela cabeça a possibilidade de rodar iOS nos aparelhos da Nokia, mas pensando melhor isso seria improvável.

Outro ponto a se pensar é que Jobs havia assumido que sua vontade era destruir o Android, o qual está crescendo muito. Uma estratégia interessante para a Apple seria fazer o mesmo que o Google fez ao adquirir a Motorola Mobility e todas as suas patentes. Isso daria mais força para sua luta pela liderança.

Enfim, tudo isso são apenas suposições e não há nada de fato revelado por nenhuma das empresas que estariam envolvidas. Se isso vai virar uma realidade ou não, apenas o tempo dirá. Sinceramente não sei o que pensar de um futuro assim. Seria uma bomba para o mercado de dispositivos móveis. O que vocês acham?

470 Total 1 Hoje