Adeus velha amiga – Nokia vai deixar saudades

Adeus velha amiga - Nokia vai deixar saudades
Adeus velha amiga – Nokia vai deixar saudades

E mais uma vez venho aqui falar de outro dia triste para mim. No meu último post (ok faz tempo…) foi a despedida do bom e velho Symbian. Hoje volto para me despedir desta que já foi a maior empresa do setor de telefonia móvel no mundo.

Todos vocês já sabem que a Microsoft comprou uma parte da Nokia, mas pelo que tenho visto por ai as pessoas não estão percebendo direito o que tudo isso representa. Não é uma parceria como foi feita há poucos anos aonde as duas iriam caminhar juntas, foi uma aquisição da parte mais importante da empresa. Pelo que foi divulgado toda a parte de dispositivos móveis e serviços agora farão parte da Microsoft. Isso representa praticamente a finlandesa inteira. Vai sobrar o que? Patentes, infra-estrutura de redes e serviço de mapas. Até a marca e a Naviteq estão, de certa forma, agora sobre o guarda-chuvas da Microsoft já que pelo acordo foram licenciadas para o uso mobile nos próximos anos (10 se não me engano).

Foi um bom acordo? Para a Microsoft com toda certeza, para a Nokia já não sei dizer. A gigante agora terá tudo nas mãos, ou seja, ótimas soluções para smartphones, tablets, PCs e entretenimento (Xbox). Tudo integrado. A Nokia vai acabar fazendo o que sempre fez de melhor, ou seja, se reinventar e mudar de foco. Não sei se conhecem a história dela, mas já foi fabricante de papel, de botas de couro, cabos para telefonia, já foi (ainda é) forte em desenvolvimento e implantação de redes móveis… Enfim, ela irá se transformar novamente. Mas e para os fãs, foi um bom acordo? Não.

Não sei o que acham, mas para mim foi o fim da Nokia. Pelo menos o fim daquela empresa que aprendi a admirar durante tantos anos. Ao contrário do que alguns estão dizendo, não vejo mais um futuro para ela. Fabricar smartphones e celulares outra vez ela só poderá daqui a alguns anos. Considerando que ela não tem mais as fábricas, não tem mais os funcionários, não tem mais sistema operacional e não contará mais com parceria da Microsoft os $7 bilhões de dólares não serão suficientes para bancar uma volta a esse mercado. Isso é menos até do que ela pagou na Naviteq.

Na época da adoção do Windows Phone pareceu um pesadelo já que ela estava deixando de lado anos de desenvolvimento do Symbian, mas ok, este bonde já havia passado e ela precisava se atualizar. A Microsoft estava presente ali, mas ainda era a Nokia, ainda tinha um pouco daquele brilho do passado. Agora não haverá mais isso. A Marca Nokia continuará aparecendo nos próximos aparelhos, mas não acredito que por muito tempo. Posso estar enganado, mas a Microsoft vai querer tornar cada vez mais claro que é ela quem estará fabricando e não a antiga parceira. Se até a marca Lumia, que ainda é sinônimo de Windows Phone, Steve Ballmer falou que irá mudar, vocês acham mesmo que a palavra “Nokia” irá durar muito? Triste, mas é o que parece que irá acontecer.

Quanto a mim, já perguntaram qual será meu próximo aparelho. Com toda certeza não será mais um com Windows Phone. Enquanto ele estava apenas “dentro do pacote Nokia” estava tudo bem, mas agora não me vejo mais utilizando Windows. Depois da frustração que foi ter apostado no Lumia 800 e este não ter sido atualizado tenho que dizer que fiquei decepcionado. Somado a isso tem a questão dos aplicativos que não chegam à loja oficial. Se até em meu ambiente de trabalho descartei a Microsoft, não tenho mais motivos para continuar com este sistema.

Migrar para o Android está fora de cogitação pelo menos para um futuro à médio prazo. Um dia quem sabe, mas não acredito nisso para os próximos anos. Só me resta então ir para o iOS que já está bem integrado à minha rotina. É a melhor escolha? Pode não ser para todos, mas para mim sim.

Enfim, mais uma página virada na história da tecnologia móvel. Infelizmente a Nokia se junta à Palm e tudo leva a crer que em pouco tempo a Blackberry fará parte deste grupo. Fica aqui o meu adeus à Nokia que deixará saudades. Fico pensando em o que acontecerá com a Fundação Nokia de Ensino que tive o prazer de conhecer em Manaus. A Microsoft irá assumir? Vai ficar na parte que restou da Nokia? Espero sinceramente que ela continue funcionando.

Muito obrigado Stephen Elop por acabar com a Nokia
Muito obrigado Stephen Elop por acabar com a Nokia
787 Total 4 Hoje