Aplicativos para catálogos no iPad

Spread the love
Catálogos para iPad - Dica para profissionais de vendas
Catálogos para iPad - Dica para profissionais de vendas

Essa dica de hoje vai para todos os profissionais de vendas. Algumas das minhas últimas consultorias foram para pessoas envolvidas com exposição de produtos diversos. Vários destes ainda trabalham com apresentações em Power Point, catálogos impressos, caixas com material para demonstração e folders, alguns poucos utilizam o acesso aos seus sites para isso.

O que tenho recomendado para alguns destes, quando cabe o uso claro, é o levar todo o material em tablets. Além de ser bem mais leve e prático, é uma ótima ferramenta de vendas pois é mais fácil cativar seus clientes. Business são business…

Ok, mas de que forma fazer isso? Qual tablet? Qual aplicativo?…. Eu sempre digo que a escolha de aparelho depende do usuário e do que ele deseja fazer. Como este é um caso específico e que muitas vezes tem a influência de fatores diversos como facilidade de uso, treinamento de vendedores (que muitas vezes não tem contato com tecnologia), planejamento futuro para projeção de gastos, suporte (principalmente dos aplicativos) e outros, acabo indicando mesmo o uso do iPad. Não que tablets de outras marcas/modelos sejam ruins, mas em se tratando de aplicativos e serviços o modelo da Apple acaba sendo algo mais “universal”.

Ok, tendo fechado esta questão, fica agora e pergunta de que aplicativo utilizar. Este é o foco deste post. Aqui vou listar algumas das opções que encontrei e que podem ajudar bastante na hora de vender seus produtos.

Padalog

O mais completo que já vi até agora é o Padalog. Além de ter aplicativo para o iPad, em breve haverá uma versão para iPhone e também para o Android, além possibilidade de utilizar uma versão on-line para todos os demais dispositivos móveis.

Neste é possível personalizar os catálogos e ter ilimitadas versões privadas destes. O número de catálogos e a quantidade de itens em cada um depende de qual pacote de serviços for contratado. Estes vão desde o gratuito, com um catálogo público e 12 itens até a versão Ultimate que possibilita ter 5 públicos e 1000 itens em cada um.

Mais detalhes em www.padalog.com

iCat
Na versão grátis não tem tantos recursos quanto ao Padalog, como personalização por exemplo, mas permite ter catálogos com 10 produtos em cada um, divididos em 3 categorias e 3 imagens por produto, tudo limitado a 2 iPads apenas. Já nos pacotes pagos estes recursos são mais generosos. O preço é definido pela quantidade de produtos que listar e em quantos aparelhos. Clicando aqui é possível montar o pacote de acordo com as suas necessidades.

Mais em http://www.icatapp.com/

iTouch
O iTouch é uma opção muito boa para quem não pretende gastar muito. Conta com alguns recursos interessantes, como por exemplo, compartilhamento de produtos via e-mail, Twitter e Facebook. A versão gratuita dá direito a 1 catálogo com 3 categorias e 50 produtos, 3 imagens por produto e importação de dados gravados em planilhas do Excel.

As versões Professional e Enterprise contam com mais opções e dependem de contato via site para contratação do serviço. Confiram aqui.

Detalhe comum em todas as opções listas acima é o gerenciamento on-line dos catálogos. Basta acessar o site via navegador web e fazer todas as devidas alterações e/ou inclusões de produtos. Os aparelhos serão todos sincronizados de forma automática (ou manual dependendo do aplicativo). Desta maneira basta fazer o procedimento antes de sair para visitar os clientes e ficar tranquilo depois já que não precisará de sinal de Internet na hora da venda. Este detalhe fica apenas para o momento em que for realmente fechar o negócio.

Sei que existem diversas outras opções no mercado, mas estas são apenas algumas delas. Caso alguém conheça alguma outra boa, por favor deixem nos comentários abaixo.