Aplicativos urbanos – Viagem ao Rio de Janeiro

Aplicativos para Viagem ao Rio de Janeiro
Aplicativos para Viagem ao Rio de Janeiro

Recentemente viajei ao Rio de Janeiro para participar de uma meia maratona. Nesta oportunidade fiz uso de alguns aplicativos já conhecidos mas que acho que seria bom compartilhar a experiência pois pode ajudar outras pessoas. Não vou aqui comentar sobre aplicativos para a corrida, mas sobre os que tornaram a viagem mais agradável e prática.

Para deixar claro o sentido destes em questão preciso dizer que praticamente não conheço o Rio de Janeiro. Já passei férias por lá quando criança, mas isso não conta muito. Então os aplicativos que utilizei foram mais no sentido de me localizar e conhecer os pontos ao redor.

O primeiro da minha lista como sempre é um bom aplicativo de GPS. Novamente fiz a escolha do Here Maps por me permitir uso totalmente offline. Já na saída do aeroporto foi útil pois o taxista não conhecia o hotel no qual nós (minha esposa e eu) ficaríamos. Como já havia cadastrado sua localização antes de sair de casa, bastou seguir sua rota. Havia um GPS no taxi, mas este apontava um caminho bem maior, o que até mesmo o taxista achou melhor descartar.

Por falar nisso, não precisei utilizar aplicativos para taxi ou Uber pois já havia fechado com este taxista antes mesmo de chegar ao Rio. Mas percebi que por lá é bastante difundido o uso do 99Taxis e Easy Taxi. Vi inúmeros taxis com o adesivo destes aplicativos/serviços. Já para me locomover pela cidade um outro que me ajudou bastante foi o Moovit. Com ele ficou bem fácil saber qual ônibus e/ou metrô pegar.

Para conhecer alguns pontos turísticos próximos fiz uso em conjunto do Foursquare e Here Maps. O primeiro para encontrar as melhores opções do que conhecer e o segundo para saber como chegar. Foi muito tranquilo e assim conseguimos aproveitar bem o passeio. Há um outro aplicativo bem legal para conhecer o Rio, chama-se “Rio de Janeiro RJ Guia de Viagens Brasil”, mas podem chamar apenas de Nativoo. É bem completo e tem bastante dica de passeios. Mesmo assim acabei não usando já que o Foursquare foi mais interessante para conhecer o que havia por perto do hotel que estava.

Outros aplicativos bem úteis que usei não tem a ver com o local, mas sim com tornar a viagem mais prática. O primeiro é o TripList para organizar a bagagem fazendo um checklist do que levar. O WorldMate para ter sempre à mão os dados dos voos e da hospedagem e a ficar informado sobre qualquer mudança de portão de embarque, horário, atrasos… Ainda nesta linha o Passbook facilita muito o embarque no avião.

Antes que esqueça, uma viagem não pode ficar sem ser registrada, seja com fotos e/ou vídeos. Um dos melhores aplicativos que tenho utilizado neste sentido é o Replay. Com ele fica fácil juntar tudo isso e obter um resultado bem interessante. Dêem uma olhada no resultado, este vídeo foi editado inteiramente no iPhone durante o voo de volta para casa. A música é de autoria do Sérgio Rocha do site Corrida no Ar.

É isso, espero que estas dicas sejam úteis.

Atualização: Confiram a segunda parte deste post aqui.

1589 Total 1 Hoje