BE360 Dome – Acessório para filmar mergulhos em 360º

Spread the love
BE360 Dome - Acessório para filmar mergulhos em 360º
BE360 Dome – Imagem promocional

Um dos meios menos explorados em produções em 360º é sem dúvida alguma o aquático. Isso acontece, a meu ver, por uma série de fatores diferentes que atrapalham a produção nestes ambientes.

Algumas das causas disso são os cases de mergulho para as câmeras deste tipo. Mesmo com os fabricantes dos equipamentos comercializando os seus próprios acessórios oficiais, estes acabam sendo específicos para um determinado equipamento. Por exemplo, o case da Insta360 One X2 só serve para ela, o da QooCam 8K a mesma coisa e assim por diante. Outro ponto que estes cases falham é o fato de ter uma base larga abaixo de onde a câmera fica posicionada. Com isso o Nadir (a imagem captada na parte de baixo) acaba ficando bem largo.

Por estas questões é que o BE360 Dome, produzido por uma pequena empresa no México, me pareceu tão promissor. Este acessório resolve os dois problemas citados acima. Ele não tem uma base larga (nada de Nadir nas filmagens) e funciona bem com diversas câmeras 360º devido ao seu formato domo.

BE360 Dome
BE360 Dome

Oficialmente o fabricante afirma que este case permite mergulhos de até 30 metros de profundidade, mas já testaram e conseguiram utilizar com 42 metros sem problemas. 

Utilizar o formato domo não é novidade alguma para câmeras de ação convencionais como GoPro e outras. Este formato funciona muito bem pois mantém a água à uma distância boa da lente. É assim que se fazem aquelas imagens onde aparece metade abaixo da água e a outra metade acima da água.

Domo convencional com uma GoPro
Domo convencional com uma GoPro

A ideia da BE360 (a empresa tem o mesmo nome do produto) foi levar o domo para os dois lados das câmeras 360º. Com isso o case pode ser utilizado sem problemas com QUASE qualquer câmera. Eu disse quase porque para funcionar bem vai depender do formato de sua câmera. 

Basicamente elas podem ter três formatos: Quadrado (ou próximo disso) como a Insta360 One R, Xiaomi MiSphere, GoPro (Max, Fusion…), retangular como Insta360 One X/X2, Ricoh Theta V e algumas mais antigas podem ser redondas como eram as Samsug Gear.

O formato retangular é o único que pode não funcionar bem com o BE360 dome e isso por causa da posição de suas lentes. Nestas câmeras elas ficam na parte de cima e com isso acabam ficando muito próximas da área superior do domo, assim é bem provável que as imagens captadas sofram distorções. Nestes casos, quanto mais próximo do centro estiverem as lentes melhor será a captura.

Confira abaixo dois vídeos utilizando o BE360 e uma GoPro Fusion. No primeiro uma rápida demonstração em 360º e no segundo uma produção mais elaborada mostrando o que é possível fazer com um setup assim.

O BE360 está disponível para compra apenas no site da empresa através deste link e custa $100 mais taxas.