Bike registrada – Aplicativo ajuda a recuperar bicicletas roubadas

Bike registrada - Aplicativo ajuda a recuperar bicicletas roubadas
Bike registrada – Aplicativo ajuda a recuperar bicicletas roubadas

Se tem uma coisa que todo ciclista tem medo é de roubo de bicicletas. Ninguém quer perder todo o investimento feito neste meio de transporte/lazer/esporte. Um grupo de ciclistas aqui de Brasilia criou um serviço/aplicativo que já ajudou muita gente a recuperar a bike perdida.

Claro que como bom geek, assim que fiquei sabendo desta iniciativa, corri para testar o aplicativo. O Bike Registrada funciona como um cadastro nacional que permite a identificação das bikes e dos seus respectivos donos de forma simples. Através de um cadastro gratuito é possível saber a situação de cada bicicleta (se foi roubada ou não) e também entrar em contato com o seu dono.

A ideia é que os ciclistas possam registrar suas bicicletas e dessa forma, sempre que forem adquirir uma bike, seja possível verificar se a bicicleta é produto de roubo. Acredito que se todos os ciclistas cadastrarem suas bikes e consultarem o sistema, isso pode reduzir de forma significativa a chance de adquirir produtos roubados”, conta o ciclista Maxmuller Saraiva Poeck, idealizador do projeto.

Ok, mas e o aplicativo? Vamos lá. O serviço é bastante interessante e realmente útil (pergunte para quem já teve uma bicicleta recuperada), mas no aplicativo em si ainda falta, em minha opinião, alguma coisa. Poderiam incluir alguns recursos para ficar melhor. Na versão atual ele funciona apenas para consultar a situação de uma bicicleta. Poderiam inserir opções para cadastramento, que hoje é realizado através do site, mudança de status (roubada/recuperada) e até mesmo uma lista de locais com maior incidência de roubos.

Atualização:

Fui procurado pelo pessoal do BikeRegistrada e me passaram algumas informações que merecem uma atualização neste post. A versão para Android permite que o ciclista faça tudo pelo aplicativo. A versão para iOS é que ainda faz apenas a consulta das bicicletas. Felizmente eles já estão finalizando uma nova, versão mais completa, e aprovando a publicação com a Apple para os próximos dias. Outra novidade é que os usuários de Windows Phone logo também ganharão sua versão do aplicativo.

E a consulta através do aplicativo? Como funciona? Ela pode ser feita à partir de três informações diferentes. Através do número de série de uma bicicleta (normalmente posicionada na parte de baixo do quadro), de QRCode dos selos Bike Registrada ou digitando a Tag também presente no selo. Todo o serviço é gratuito, mas caso queira adquirir o selo há um custo de R$29,90 por este.

O Bike Registrada no geral é excelente e já conta com um número impressionante de usuários. Vale citar também que o serviço mantém parceria com a polícia militar do Distrito Federal e de Santa Catarina, Federação Espírito Santense de Ciclismo, Sebrae e outros.

O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto para Android. O site oficial pode ser acessado em BikeRegistrada.com.br

1931 Total 1 Hoje