Blogo – Programa para blogueiros (Mac)

Spread the love

Blogo

Pois bem, como sabem estou voltando às atividades aqui no site e conforme comentei no post anterior tentarei focar um pouco mais no pessoal com opiniões, comentários e análises de alguns produtos que estiverem por aqui, nada de notícias. Sendo assim resolvi começar com uma das ferramentas que escolhi para essa volta. O programa Blogo.

Para quem não conhece, este é um programa, bem elegante, voltado para blogueiros que utilizam Mac. É um programa essencial? Não, mas é bem prático, totalmente “Apple Like” tanto no visual clean quanto nas configurações simples. Funciona por hora apenas com WordPress.com e com WordPress em servidor próprio. Mas pelo que disseram os desenvolvedores logo será compatível também com Tumblr, Blogspot e Squarespace (?!?). Ele conta também com uma extensão para quem utiliza Safari ou Chrome, mas logo será lançado também para Firefox e Opera.

Um recurso bem interessante, e que provavelmente irá agradar bastante os fãs do Evernote (alô Vladimir Campos) é o fato de que ele trabalha em sincronia com o Evernote. Ele permite criar um post lá no elefante através de qualquer qualquer dispositivo (smartphone, tablet, computador…) e depois publicar através do Blogo. Também funciona no outro sentido, ou seja, tudo que criar no Blogo pode ser armazenado também no Evernote. É uma forma de ter uma cópia de todos os seus textos guardados em outro lugar (backup nunca é de mais).

Um outro detalhe que me agradou bastante no Blogo é que nele é possível fazer pequenos ajustes nas imagens (contraste, cor, brilho, corte, filtros…) que serão publicadas. Além disso também é possível trabalhar em modo offline para só depois publicar. Duas coisas que ainda não disponibilizaram mas que já estão previstas são a inclusão/edição de categorias e edição de texto em modo HTML.

É um ótimo aplicativo, mas com um preço um pouco salgado: USD 14.99. Se isso não for impeditivo para você leitor, recomendo bastante dar uma olhada. Os desenvolvedores prometeram uma versão de testes para breve, pode ser uma boa esperar caso estejam na dúvida se vale à pena ou não.

Há também uma página na qual eles disponibilizam espaço para que os usuários possam dar sugestões sobre o que gostariam que fosse incorporado ao programa. Para acessar basta clicar aqui.

Para adquirir basta acessar a Mac App Store