Dica – “Bolha digital” para videomakers móveis

Reparem no horizonte
Reparem no horizonte

Hoje vou deixar aqui uma pequena dica simples, mas bastante útil, para videomakers iniciantes, mais precisamente para quem trabalha com filmagens utilizando smartphones.

Filmar utilizando tripé é básico e se você está querendo começar sem um saiba que seus vídeos iniciais dificilmente terão bons resultados. Então sim, adquira um bom tripé para suas produções. Quando for fazer isso compre um voltado para vídeo. A principal diferença entre este e um para fotografias é que nos modelos para filmagens a cabeça permite a movimentação suave e os para fotografia isso não é uma preocupação. Outro detalhe que precisa ser levado em consideração é se o tripé que irá adquirir possui um nível de bolha na cabeça. É com ele que suas gravações poderão ficar sempre “retas”.

Marcadores bolha para nível em tripé
Marcadores bolha para nível em tripé

Mas talvez você já tenha comprado um tripé e agora reparou que ele não tem isso. Dependendo da cena que irá gravar não há problema em ficar um pouco torto, pode até ser um recurso interessante, mas não dá para fazer sempre isso. Então o que fazer? Comprar outro? Não, claro que não.

Você pode até substituir o nível bolha convencional por um acessório extra, mas que tal um digital? E mais, sem gastar por isso? Seu smartphone pode fazer isso por você.

Caso seu aparelho seja um iPhone siga o seguinte caminho:

  1. Abra o aplicativo chamado “Medida” em seu iPhone. Caso não o tenha instalado basta baixar aqui. Ele é gratuito e desenvolvido pela própria Apple.
  2. Abra e selecione abaixo a opção nível.
  3. Agora, com seu aparelho já posicionado no tripé basta ajustar a posição até que apareça 0º (ficará verde). 
  4. Pronto, pode começar a filmar pois agora sim está reto.
Aplicativo Medida mostrando nível
Aplicativo Medida mostrando nível

Seu aparelho é Android? Sem problema, basta procurar por “nível” na Google Play e irá encontrar diversos aplicativos que fazem a mesma coisa.

351 Total 1 Hoje