Dica: Como utilizar o seu smartphone como webcam

Spread the love
Como utilizar o seu smartphone como webcam
Como utilizar o seu smartphone como webcam

A pandemia está acontecendo (apesar de alguns acharem não) e muitos ainda precisam trabalhar de casa em Home Office. As câmeras nativas dos computadores geralmente não são lá grande coisa, apenas ajudam. Mas e se você precisar de uma melhor para dar aulas online ou realizar lives mais elaboradas e não tem orçamento para adquirir uma câmera melhor?

Sabia que você pode fazer isso utilizando a câmera do seu smartphone? Não estou falando daquelas lives simples direto no Instagram, estou falando de algo um pouco mais profissional utilizando, por exemplo, o Zoom, o Skype, Teams, Google Meet… Sabe o FaceTime, aquele aplicativo da Apple que (infelizmente) não é muito utilizado por aqui? Até com ele é compatível.

Dá até para fazer isso em uma live multicam no Youtube. Mas este passo é um pouco mais avançado e requer mais trabalho, por isso vou deixar essa dica para outro post por enquanto. Por agora vamos do básico apenas para que você veja como é simples.

Aplicativo EpocCam

O primeiro passo é instalar o aplicativo EpocCam em seu smartphone. Ele está disponível tanto para iOS quanto para Androids e nas duas plataformas ele pode ser baixado tanto gratuitamente quanto em uma versão paga com mais recursos.

É bom conhecer as diferenças para escolher a que melhor irá atender o que você precisa. Então vamos à lista de recursos.

Recursos EpocCam
Recursos do EpocCam

A instalação é bem simples

  1. Instale o aplicativo em seu smartphone através de sua respectiva loja (AppStore ou GooglePlay).
  2. Faça o download e instalação do programa no seu Mac ou PC.
  3. Após tudo instalado, certifique-se de que tanto seu smartphone quanto o computador estejam na mesma rede Wi-Fi ou ligados via USB.
  4. No seu computador escolha o programa que irá transmitir (Zoom, Skype, Messenger).
  5. Nas configurações escolha a opção “EpocCam” como fonte de câmera.
  6. Abre o aplicativo no smartphone e pronto.

Dica para uso do smartphone como webcam.

  • Utilize um tripé para posicionar seu smartphone, nunca o utilize na mão.
  • Transmissão contínua irá esgotará a bateria do telefone rapidamente. Então mantenha-o conectado à uma fonte de energia (tomada, bateria…)
  • Utilize sempre a câmera traseira (que é melhor) e não a frontal, você poderá ver a sua filmagem na tela do computador.

Viu como é fácil? Em breve farei um outro post para mostrar como utilizar o seu smartphone, com o EpocCam, como uma segunda câmera para transmissões de lives mais profissionais.