Diferentes tipo de fotos panorâmicas – Como elas podem ajudar?

Foto com 320º de angulação
Foto com 320º de angulação

Fotos convencionais todos sabem muito bem como são, aquelas em que basta apontar o smartphone ou câmera e disparar a foto. Simples assim e você registra um momento, ou melhor, uma parte de algum momento. Fotos panorâmicas permitem ter uma visão maior de um ambiente, seja ele interno ou externo.

O recurso de foto panorâmica vem nativo no iPhone e em diversos smartphones diferentes há bastante tempo e podem até mesmo serem feitas com uso de aplicativos diversos caso seu aparelho não tenha o recurso.

Até aqui nada de mais, mas você sabia que existem tipos diversos de fotos panorâmicas e que cada uma serve para situações diferentes? Cada um destes tipos tem basicamente uma angulação maior que a outra o que faz bastante diferença conforme for a sua necessidade. A escolha errada pode acabar atrapalhando o que se pretendia com a foto.

Para ter uma idéia melhor disso veja a imagem abaixo. Ela é uma foto convencional sem qualquer angulação, lente ou tratamento. É a famosa “aponta e clica”.

Foto comum
Foto comum

Em todos os casos que mostrarei aqui não serão levados em consideração o uso de lentes especiais grandes angulares ou mesmo câmeras especiais. As fotos abaixo foram todas realizadas com um iPhone Xs e um gimbal Osmo Mobile 2 da DJI. Apenas no último tipo de panorâmica foi utilizado uma câmera especial para tal fim.

Panorâmicas de grande ângulo

Agora veja a diferença da anterior para uma panorâmica de grande ângulo. Esta aqui não chega a pegar 180º mas cobre um pouco mais do ambiente que a foto comum. Panoramas deste tipo até parecem com imagens normais, em alguns casos parece apenas que a câmera foi apenas afastada um pouco para trás. Normalmente você só percebe a diferença se colocar ao lado de uma regular. Acreditem, esta abaixo foi feita do mesmo lugar que a anterior, apenas tem uma angulação maior.

Panorâmica de grande ângulo
Panorâmica de grande ângulo

Normalmente este tipo de foto é montada fazendo a junção de nove fotos que são “costuradas” dando assim mais resolução e alcance. São úteis para mostrar o interior de pequenos imóveis ou destacar apenas parte de alguns ambientes.

Panorâmicas de 180º

Aqui a imagem já começa a ficar bem diferente e percebe-se facilmente a diferença em relação às fotos comuns mesmo sem precisar colocar uma ao lado da outra. Como o próprio nome já diz, ela tem uma angulação bem maior abrangendo 180º em relação ao meio de onde se aponta a câmera. Esta em questão foi realizada com a junção de 15 fotos.

Panorâmica 180º
Panorâmica 180º

Fotos assim podem ser muito úteis para registrar paisagens, partes de alguns terrenos e até mesmo dar maior amplitude de visão em imóveis de tamanho médio e grande.

Panorâmicas maiores que 180º

Indo além dos 180º temos tamanhos ainda maiores que vão até os 360º (a volta inteira). Aqui a junção de fotos também aumenta em quantidade. Nos exemplos abaixo temos duas fotos panorâmicas de 320º.

Panorâmica 320 padrão iPhone
Panorâmica 320 com 27 fotos

Mesmo as duas fotos acima tendo 320º de angulação lateral há diferenças entre uma feita utilizando o recurso nativo do smartphone (neste caso do iPhone XS) e uma mais avançada (na segunda com o mesmo iPhone mas com um gimbal). 

A primeira pega apenas uma “linha lateral” reta de 320º na qual foram costuradas fotos apenas neste sentido. Já a segunda, utilizando equipamento adequado, temos uma junção de 27 fotos pegando mais detalhes acima e abaixo.

Este tipo de imagem é recomendada para terrenos grandes como jardins de mansões, campos de futebol, chácaras, fazendas…

Panorâmicas 360º esféricas

Agora estamos falando de um alcance realmente grande nas fotos mas que, diferente das últimas, tem utilidade para ambiente de tamanhos variados. As panorâmicas 360º esféricas, comumente chamas apenas de 360º, pegam não apenas uma linha (ou mais) como as citadas anteriormente. Aqui a idéias é registrar tudo em todas as direções do ambiente a ser fotografado.

Panorâmicas 360º esféricas - TinyPlanet
Panorâmicas 360º esféricas – TinyPlanet

Um uso muito comum, principalmente em redes sociais, são os famosos “Tiny Planet” (foto acima) que são fotografias com um efeito esférico que ficam parecendo “pequenos planetas”. Mas a melhor aplicação mesmo deste tipo de panorâmica é para o tour virtual. Este tipo de foto permite mostrar a real sensação de estar no ambiente fotografado e é recomendada para imóveis de qualquer tamanho sejam eles apartamentos, casas, lojas, restaurantes…


Exemplo de imagem panorâmicas 360º esférica em um tour virtual

Por fim, um exemplo prático de como uma foto panorâmica pode valorizar a imagem de seu negócio. Esta abaixo eu fiz em um canto de um restaurante no qual prestei este serviço recentemente. Ficou ou não ficou mais interessante que uma foto comum?

320º em um restaurante
320º em um restaurante

Então, agora imagino que ficou um pouco mais clara a diferença entre tipos diferentes de fotos panorâmicas e também os seus mais diversos usos. Gostou? Já imaginou ter o seu negócio fotografado assim? E os imóveis que vende/aluga? Ficariam bem interessantes não acha? Se estiver interessado saiba que estou à disposição para fazer as suas fotos. Basta entrar em contato clicando aqui.

74 Total 2 Hoje