Duet Display – Aplicativo transforma iGadets em segundo monitor para Mac


Duet Display - Transforma iGadget em tela extra para Mac

Se tem uma coisa que eu poderia apontar como principal motivo para ter deixado a plataforma Windows e migrado para o OSX (Mac) foi a produtividade. A facilidade como os aparelhos e aplicativos se integram é ímpar. Mas uma coisa sempre senti falta mesmo neste ambiente (em questão de usabilidade/produtividade) é a possibilidade de usar um aparelho como extensão de tela para outro.

Já testei diversos aplicativos que prometiam fazer isso (o Air Display por exemplo, entre outros) mas até outro dia não havia encontrado nada que pudesse chamar de satisfatório. Sempre havia algum porém que atrapalhava. Ou precisa estar ligado à mesma rede Wi-Fi ou tinha uma demora gritante para a resposta do mouse/comandos. Isso quando não era tudo ao mesmo tempo.

Mas outro dia encontrei um novo aplicativo que está funcionando quase que de forma perfeita (sim tem alguns detalhes para melhorar). De longe é o que mais se aproxima do que eu queria.

O Duet Display funciona via cabo (aquele que você só usa para carregar as baterias do iPhone ou iPad já que não precisa mais conectar para sincronizar no iTunes) tornando a velocidade muito superior à dos aplicativos que utilizam Wi-Fi para isso. É quase instantâneo e quase não se percebe lentidão alguma.

A instalação é bem fácil e não requer muitas configurações, dá para utilizar sem ter de mexer em nada. Caso queira mudar a resolução da “segunda tela” é possível fazer isso escolhendo as opções Regular, Retina ou High. A primeira é a padrão, a segunda aumenta um pouco a densidade dos pixels e a terceira deixou tudo muito pequeno (não gostei).

Por falar em instalação, é preciso baixar um aplicativo para iOSMac ($7,99) e depois a versão correspondente para Mac (este é de graça). O primeiro é compatível com qualquer aparelho que tenha pelo menos a versão 7.0 do iOS, o segundo para com Macs que com OSX 10.9 ou mais recentes.

Testando aqui não percebi problemas no aplicativo, mas já ouvi relatos de travamentos. Funcionou bem com o Macbook Air 2011 ligado a um iPhone 6 e também com iPad 3, mas apenas com um de cada vez. Seria bem interessante poder ligar mais de um iPad ao mesmo tempo ao Mac. Tudo bem que isso não é uma situação comum, mas que ficaria bem legal ficaria.

Pensando bem, este recurso até que já poderia ser nativo nos aparelhos da Apple. Seria um tremendo diferencial da empresa.

932 Total 1 Hoje