Dúvida na escolha de um novo tablet

Spread the love
Dúvida na escolha de um novo tablet
Dúvida na escolha de um novo tablet

Chega uma hora na vida de todo geek que pensamos algo como: E agora, qual meu próximo gadget? No meu caso a dúvida é sobre que tablet comprar agora. Como sabem, hoje tenho um iPad[bb]de primeira geração o qual é uma grande ferramenta para mim. Utilizo não apenas para entretenimento, mas também como aparelho de trabalho. Além de utilizá-lo aqui no site e em meus locais de trabalho (anotações em reunião, projetos de banco de dados, modelagem de sistemas…) ele é muito funcional (gerenciamento de atividades e senhas, um ou outro projeto pessoal de arquitetura…). Um tablet hoje, para mim funciona também como “calmante” para crianças, principalmente no carro (nada como um bom desenho animado para que os pequenos não fiquem estressados com o trânsito).

Mas um aparelho apenas está começando a ficar pouco. Além dos meus filhos, que a todo instante pedem para jogar, desenhar ou assistir desenhos animados, minha esposa também está começando a fazer mais uso do iPad. Então é chegada a hora de partir para mais um aparelho. Mas ai vem a dúvida: Qual tablet?

Hoje o iPad está mais do que consolidado no meu dia a dia. Além dos diversos aplicativos e acessórios já comprados, ele está inserido no meu ambiente familiar/profissional. A Apple conseguiu me vender bem o seu eco-sistema (iTunes Música/Match/Filmes/iCloud/Store/Appe TV) o que me faz pensar em continuar com esta escolha.

Mas ai vem a Microsoft e apresenta o Surface como uma opção à altura. Ele provavelmente será mais produtivo que o iPad, será vinculado a um outro eco-sistema tão poderoso quanto (Xbox, SkyDrive, Windows Phone, Marketplace…) e me deixou com “aquele gostinho de quero mais” com o Windows Phone ainda na versão atual.

Analisando separadamente, esta me parece uma solução com futuro bastante promissor e que tem tudo para dar certo. Mas só de pensar em ter de refazer, mesmo que a longo prazo, todo o meu ambiente que tenho hoje, o bolso começa a reclamar. Além disso o aparelho da Microsoft ainda vai demorar a chegar no mercado, aqui no Brasil então…

Tablet da Nokia? Este ainda é mais rumor do que fato já que foi e não foi confirmado e até então não há qualquer sinal de virar realidade. Sendo assim não vai entrar no meu leque de opções por agora. Futuramente quem sabe?

Android? Até passou essa idéia por aqui, mas não consigo visualizá-lo como um conjunto pessoal/profissional tão completo quanto o que tenho hoje com a Apple ou o quanto o que a Microsoft está preparando. Sinceramente, com tudo o que faço com o iPad e todo o potencial que vi no Surface com Windows 8 completo, não vejo muito futuro para o sistema do Google em tablets (smartphone é outra história). Até alguns fãs fervorosos do robozinho já estão fazendo comentários semelhantes.

O amigo Rodrigo Toledo passou por uma dúvida semelhante à pouco tempo na hora de trocar de notebook (confiram aqui o final da sua saga). No final das contas a solução dele foi manter a plataforma. Agora com minha dúvida começo a entender melhor ainda o problema que ele teve de enfrentar. Enfim, parto para outro iPad ou espero pelo Surface? Considerando principalmente o tempo que ele deve levar para chegar por aqui e o preço que ninguém sabe ao certo quanto será, estou pendendo para a primeira solução.

O que vocês acham? Quais os principais pontos vocês levariam em consideração em uma hora dessas?

Engraçado é que esta minha dúvida vem ao encontro do momento que os fãs da empresa da maça no fundo estão comemorando a volta da guerra entre Apple e Microsoft. Vejam a tirinha abaixo que acabei de traduzir:

Apple vs Microsoft outra vez
Apple vs Microsoft outra vez