Existe solução para SPAMS em celulares?

Spread the love

Como acabar com SPAM no celular?

Não há nada mais chato do que receber mensagens indesejadas no celular. Levante o smartphone quem nunca recebeu alguma dizendo que foi sorteado com um prêmio (carro, casa, moto, dinheiro…), com promoções de TVs à cabo, propaganda de loja, serviços de mensagens de horóscopo ou algo do tipo.

SPAM de Operadoras
Existem várias tentativas de acabar com esta praga, mas de fato ainda nada funcionou bem. A primeira tentativa foi com as operadoras. Estas foram obrigadas a deixar de enviar mensagens aos seus clientes caso estes não desejassem mais. Para quem não sabe como proceder, basta enviar um SMS escrito SAIR para o número de spam da sua operadora. Segue abaixo a lista de números:

• Vivo: 457
• TIM: 4112
• Claro: 888
• Oi: 55555

Pena é que existem diversos relatos de que essa obrigação não é sempre levada à sério. Mas ainda assim vale tentar caso esteja recebendo mensagens de alguma delas.

Telemarketing
Esta é uma das maiores fontes de dor de cabeça. As tão chatas ligações de empresas de telemarketing. Já recebi diversas dessas vindo de operadora de cartão de crédito, de concorrentes de empresas de telefonia, empresas de filtro de águas… a lista é grande. Esqueça tentar bloquear os números utilizados por estas empresas, são número pré-pagos que trocam de tempos em tempos.

Há um serviço do Procon no qual você pode cadastrar seu número e informar que não deseja receber ligações. As empresas, na teoria, são obrigadas a consultar a lista de números que não desejam receber ligações e deixá-los em paz. Caso ainda assim te liguem basta registrar uma reclamação no mesmo site. Pena que isso parece também não surtir tanto efeito.

SMS via mensagens, quem aguenta isso?

SMS Pirata
Agora surgiu mais uma tentativa que pode ser que ajude. Chama-se SMS Pirata. Neste basta encaminhar (de graça) o SPAM que receber para o número 7726 (SPAM se seguir o teclado numérico do celular). Assim é gerado um relatório de Spams, os quais são enviados às operadoras para que sejam bloqueados. Todas as principais operadoras de telefonia celular do Brasil abraçaram a idéia (Vivo, Claro, Oi e TIM) bem como outras (Nextel, Algar e Sercomtel).

No fundo engana-se quem acha que isso foi feito por “pura bondade” das operadoras. O que as incomoda mesmo é que estão perdendo dinheiro com isso. “Como assim?” Simples. Todas elas (ou quase) contam com serviços de envio de mensagem os quais são oferecidos às empresas. Nestes serviços é cobrado um valor por cada mensagem enviada. Acontece que através de serviços piratas que utilizam as famosas chipeiras, o valor pode cair pela metade. Na prática as operadoras continuam ganhando dinheiro, só que menos.

Como isso parece não ser exclusividade do Brasil, operadoras de diversos países estão entrando para esta iniciativa (Estados Unidos, Reino Unido e Austrália são alguns).

Espero que dê certo. Recomendo que guardem este número (7726) em suas agendas de contato para facilitar e ajudar a acabar com essa praga.

Dica: Nunca responda qualquer mensagem vinda do número 30133. Este é um dos mais utilizados para envio de golpes no país e o com o maior número de reclamações. Basta uma rápida busca para perceber o problema.

SPAM no WhatsApp
Até no mais famoso serviço de troca de mensagens essa praga está se alastrando. Já ouvi/li relatos de muita gente recebendo SPAM por ali. Como deixar de receber SPAM no WhatsApp? A solução é simples mas não vai agradar a todos: Deixar de utilizá-lo e migrar para outro aplicativo. Foi a única maneira que resolveu aqui. Coincidência ou não, comecei a receber um volume muito grande de SMS pirata no período em que resolvi utilizar este aplicativo e isso diminuiu consideravelmente quando o abandonei.