Futuro do Filmic Pro é promissor para videomakers

Fimic Pro com captura multi-câmeras
Fimic Pro com captura multi-câmeras

O aplicativo Filmic Pro é sem dúvida alguma o melhor para quem trabalha com produção de vídeos utilizando smartphones. Eu o utilizo sempre em minhas produções e digo por experiência própria que vale o investimento. Ele é capaz de transformar seu aparelho em uma câmera profissional com recursos avançados diversos que normalmente não estão disponíveis nativamente. Falo de controle de exposição, temperatura de cor, recursos de controle e captura de áudio, foco, integração com gimbals, lentes externas, gravação em LOG e tantos outros.


Apresentação do Filmic Pro 7 durante a keynote da Apple em Setembro de 2019

Não é à toa que diversos diretores de cinema estão optando por incluir em suas produções iPhones, em sua maioria ou outros smartphones, utilizando este aplicativo. Exemplos temos muitos: Steven Soderbergh filmou Unsane e High Flying Bird em um iPhone. Tangerine, produzido por Sean-Baker, filme lançado no Festival Sundance de Cinema. Claude Lelouch filmou mais de 30% do filme, Os Melhores Anos de Uma Vida, também em um iPhone. Os dois últimos clipes da cantora Selena Gomez Look At Her Now e Lose You To Love Me também foram produzidos no todo ou em parte com iPhones. Estes são apenas alguns exemplos, existem diversos outros, mas por trás disso tudo estava lá o Filmic Pro.

Certo, mas o foco deste post não é o que já estão produzindo com o Filmic Pro, mas o que vem por ai para nós videomakers. Em uma entrevista recente ao site Filmmaker Magazine, Neill Barham, criador deste aplicativo revelou alguns detalhes muito interessantes que me fizeram explodir a cabeça com as novas possibilidades.

Já imaginou uma produção com diversos iPhones filmando ao mesmo tempo, de ângulos diferentes, utilizando suas multi-câmeras e sendo dirigidos em tempo real pelo diretor utilizando um iPad? Em se tratando de cinema vários iPhones ficam bem mais em conta do que várias câmeras RED ou ARRI que são caríssimas. Em produções pequenas bastaria utilizar o seu iPhone e de seus amigos.

Não vou reproduzir aqui a entrevista inteira já que ela é longa e fala muito sobre detalhes de produções, como ele pensou no aplicativo e outras coisas, prefiro mostrar apenas os detalhes sobre o aplicativo Filmic Pro, seu “irmão” Filmic Remote e o Filmic Audio que logo será lançado.

Filmic Audio (a ser lançado em breve)

Ao ser questionado sobre o Filmic Audio Neil Barham disse (tradução livre):

O FiLMiC Pro não foi projetado para ser uma ferramenta de coleta de “notícias”. Foi pensado como um aplicativo de cinema, mas tinha recursos atraentes que a comunidade de jornalismo móvel considerou atraente. Então de repente, começou a ser utilizado em um cenário que não havíamos imaginado. Portanto, um dos cenários comuns que ouvimos dos jornalistas é que ir ao ar com algo em áudio é ainda mais rápido do que ir ao ar com algo em vídeo, e por isso eles geralmente apenas extraiam o áudio de seus vídeos.

Percebemos que tínhamos uma estrutura de áudio robusta que poderíamos separar e criar um gravador de campo independente. Então, a ideia de transmitir arquivos de sincronização surgiu das discussões sobre o Memory Mic (próximo microfone a ser lançado pela Sennheiser) e assim, pensamos: “Ei, já estamos criando esse aplicativo de áudio, e se você puder sincronizá-lo com seu antigo iPhone 6 Plus ou SE?” Isso se tornou um componente muito mais complicado do que originalmente seria um aplicativo mais humilde e direto. Eu acho que vai ser incrivelmente atraente, porque todo mundo provavelmente já passou por alguns iPhones e ainda os tem guardado. Assim, você pode aproveitá-los como gravador para FiLMiC Pro. Em breve, haverá um gravador de áudio independente com um recurso de sincronização sem fio no FiLMiC Pro.

Filmic Remote. Câmeras sincronizadas?

Sim, isso não será uma capacidade de primeira geração, mas definitivamente está no roteiro. O que pretendemos fazer é uma grande revisão do aplicativo Filmic Remote e transformá-lo no que chamamos de “aplicativo do diretor”. Nele você poderá ver vários feeds de vídeo e controlar não apenas seu dispositivo, mas alguns dispositivos de seus amigos. A ideia seria que o aplicativo pudesse obter a fonte de áudio principal e referenciá-la de volta às câmeras.

Portanto, apenas um exemplo simples seria: você está filmando um artista de violão no palco e possui o aplicativo de FiLMiC Audio próximo a ele para um posicionamento impecável do microfone. Em seguida, você tem uma variedade de dispositivos FiLMiC Pro no salão ou no auditório e todos eles podem ter esse arquivo de áudio em vez da faixa de áudio distante a 20 metros de distância da apresentação.

Eu acho que esse será um projeto longo além das atualizações do iOS 13.

Gravação com várias lentes e multi-ângulos

Vemos vários casos de uso óbvios e centrados em notícias, jornalismo, entrevistas e vlogs. Um outro caso é uma produção centrada em produtos (unboxing, review…), em que tanto influenciador quanto item são destacados. Tempo de produção acelerado à parte, o que achamos mais empolgantes são os novos formatos de mídia até então inimagináveis. No primeiro caso, como Sean Baker mencionou em uma palestra, os cineastas podem aumentar sua cobertura por cena capturando dois vídeos com diferentes campos de visão ao mesmo tempo.

Com a proliferação generalizada de smartphones, uma produção pode tirar proveito dos benefícios de usarem vários dispositivos compatíveis com multi-câmeras. Um cineasta, por exemplo, poderia usar uma configuração de três câmeras para um perfil de duas filmagens, duas sobre os ombros e gravar cada uma montada configurando para um ângulo mais amplo e outra para tele ou super ampla, dando ao editor e ao diretor seis opções para escolher a partir de cada tomada. Esse tipo de poder nunca existiu perto desse preço.

Mas os cineastas são um grupo inerentemente inquieto e criativo. Se aprendemos alguma coisa com nossa talentosa base de usuários, é que esse recurso irá embasar novos desenvolvimentos no cinema. Espere radicalmente por novos formatos narrativos de contar histórias a irradiar dos recursos de multi-câmeras. Com a evolução do meio, nós estaremos lá para ouvir e desenvolver a tecnologia para ajudá-los nesse caminho!

Controle de configurações individuais de cada feed

No iPhone 11 você pode visualizar quatro fluxos simultaneamente, mas só pode gravar dois por vez. Um “mixer ao vivo” é algo que estamos reservando para um futuro sucessor do aplicativo FiLMiC Remote. A ideia é que você possa monitorar e editar vários fluxos (de várias câmeras) em tempo real.

O visor do novo FiLMiC Remote ainda está em desenvolvimento e não podemos falar sobre o quão robusta será a implementação final. Acreditamos que ele irá expandir a maneira como um diretor pré-visualiza todas as cenas. Com uma rápida exploração de todas as opções de fotografia disponíveis, o diretor pode “olhar através dos olhos da câmera” e deixar sua imaginação seguir seu curso.

Recursos novos do FiLMiC Pro para o iPhone 11?

Haverá alguns novos recursos inovadores que enriquecerão dramaticamente a experiência de filmar no FiLMiC Pro versão 7 para dispositivos novos e mais antigos.

Os cineastas móveis precisam saber que o SOC (sistema no chip) que alimenta essa atualização mais recente do iPhone é uma fera absoluta! No papel, as velocidades do clock são modestamente mais rápidas que a geração anterior A12, mas o gerenciamento térmico deste novo processador desbloqueia níveis de desempenho sustentado que nunca vimos antes em um dispositivo móvel. O A13 Bionic é surpreendentemente poderoso por si só e lida com nosso processamento gama Flat ou LOG ​​sem esforço. Para colocar isso em perspectiva, o A13 Bionic pode gravar 4K Log a 135 Mbps, até cinco vezes mais que o dispositivo da geração anterior. Em nossos testes, não conseguimos controlar o sistema termicamente ou interromper uma captura de vídeo sob nenhuma circunstância ou combinação de configurações.

Esse desempenho sustentado provará ser inestimável para todos e deve inspirar aqueles que consideram uma produção móvel a atualizar para o novo dispositivo para uma experiência impecável.

* A atualização multi-cam do FiLMiC Pro deve sair ainda este ano. Embora tenha sido demonstrada com o iPhone 11 Pro, a atualização também suporta o iPhone Xs, XR e iPad Pro. Para saber mais sobre as atualizações, confira a página de atualização do FiLMiC. 

O Filmic Pro está disponível para iOS (incluíndo iPhones, iPads e Apple Watch) e Android. O Filmic Remote apenas para iOS (iPhones, iPads). Existe também um aplicativo chamado FiLMiC Pro Evaluator, disponível apenas para Android. Ele analisa quais os recursos de seu aparelho são compatíveis com o Filmic Pro.

56 Total 1 Hoje