HERE Maps abandona Windows Phone

HERE Maps abandona Windows Phone
HERE Maps abandona Windows Phone

Faz tempo que não comento sobre Windows Phone por aqui e confesso que esta não é a forma como gostaria de voltar a falar sobre esta plataforma. A notícia, que caiu como uma bomba para seus usuários, é a de que a Here Global B.V. (responsável pelo sistema/serviço) vai abandonar o desenvolvimento para o Windows.

A empresa informou que irá acabar totalmente com o suporte para o Windows 10 já este mês e o aplicativo será removido da loja. O problema é que foi utilizado uma “solução de contorno” (também conhecido como gambiarra) e que não irá mais funcionar. Seria preciso reescrever todo o aplicativo, o que não irão fazer.

Já para os aparelhos com Windows Phone 8.1 a coisa é um pouco menos ruim. Vai continuar funcionando, mas não irão manter o desenvolvimento, ou seja, nada de novos recursos e nada de atualização de mapas.

Nós fizemos os aplicativos HERE compatíveis com o Windows 10 usando uma solução alternativa que não será mais efetiva depois de 30 de junho. Para continuar oferecendo os aplicativos HERE para o Windows 10, seria necessário desenvolver novamente os aplicativos desde o início, um cenário que nos levou à decisão de remover nossos aplicativo da Windows 10 Store”, informou o representante Pino Bonetti.

Resumindo: O Windows Phone não tem usuários suficientes para manter tal desenvolvimento e acabou de perder o ÚNICO aplicativo de peso que tinha.

Essa não é a primeira vez que a HERE Global B.V. dá sinal de que a coisa estava ruim para o Windows Phone. Em Setembro de 2014, ainda sobre o guarda-chuva da Nokia, já haviam deixado temporariamente de lado esta plataforma para focar em iOS e Android (confiram aqui).

É uma pena, mas já era previsível que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde. Se quiserem continuar utilizando o Here Maps, que para mim é um dos melhores aplicativos de GPS, terão de migrar para o iOS ou Android.

1234 Total 1 Hoje