Impressão em PDF é proibido no iOS?

Impressão em PDF é proibido no iOS?
Impressão em PDF é proibido no iOS?

Gosto muito de diversos fatores diferentes em dispositivos móveis, mas o que mais me chama a atenção é a questão de produtividade. Por isso sempre que posso vou à busca de recursos que tornem meus aparelhos mais úteis no meu dia a dia. Hoje me surgiu a necessidade de salvar umas informações que recebi por e-mail e pensei em fazer isso de forma semelhante ao que faço tanto no PC[bb] quanto no Mac[bb], ou seja, PDF[bb]. Normalmente tenho sempre instalado um drive virtual de impressora que ao invés de mandar para o papel, ela cria um arquivo neste formato. Simples, prático e eficiente. Então pensei, como fazer isso no iPad? Seria muito bom ter esta opção no recurso de impressão deste sistema. Imaginem poder pegar aquele email, planilha,, página na web, imagem ou qualquer outra coisa que está na tela e transformar em um PDF. Claro, sem ter de apelar para soluções mirabolantes e complicadas.

Rapidamente comecei a procurar por soluções como esta pela Web e encontrei uma que era exatamente o que precisava. Um aplicativo chamado Print do PDF. Este aplicativo permite fazer exatamente o que descrevi acima. Já até havia lido algo a respeito deste, mas como a necessidade só surgiu mesmo agora foi então que pesquisei mais sobre este aplicativo. Bom, antes de continuar a história, confiram abaixo um vídeo no qual o pessoal do Daily App Show mostra os recursos deste app:

Viram o vídeo? Pois é, fiquei empolgado já que é exatamente o que queria fazer. Então corri para a iTunes App Store para baixá-lo. Mas cadê o Print to PDF? Nada. Pensei então que ele poderia simplesmente não estar disponível na loja brasileira, o que é até normal. Então a solução inicial foi procurar por outro semelhante. Sabem quantos encontrei assim? Nenhum. Até tem muita opção para drive de impressora física utilizando o AirPrint, mas não é isso o que quero já que estou tentando eliminar o uso de papel na minha rotina. Encontrei alguns aplicativos que convertem para PDF, mas são tão caros e ruins que não tive coragem nem de testá-los. Além de nenhum destes ser exatamente o que preciso.

Como não conseguia tirar o Print to PDF da cabeça, resolvi entrar em contato com os desenvolvedores para saber se havia alguma chance de disponibilizarem para a loja brasileira. Foi ai que encontrei uma das respostas mais absurdas que já vi até hoje. Não por parte deles, mas sim pela atitude da Apple. Confiram o que está publicado no blog dos desenvolvedores deste aplicativo:

Como vocês provavelmente já sabem, o “Print to PDF” foi removido pela Apple da App Store em 26 de agosto. Em 24 de agosto, recebemos um telefonema dos setor de relacionamento com desenvolvedores que dizia que não estamos autorizados a usar AirPrint como forma de imprimir documentos em PDF e por essa razão o aplicativo não poderia mais estar disponível.

Esta notícia veio como uma surpresa para nós, uma vez que o aplicativo havia sido analisado e aprovado 3 vezes pela equipe de revisão da Apple App. Infelizmente, tivemos de dar cumprimento à presente decisão, sendo assim o aplicativo não está mais disponível para download e não podemos fornecer atualizações para o app.

Para piorar as coisas, a Apple decidiu bloquear impressoras virtuais em dispositivos com iOS5. Como resultado isso fez com que o aplicativo não funcionasse mais depois de instalar iOS5, algo que tem sido uma questão extremamente frustrante para nós. Não só foi retirado o aplicativo da App Store, mas a impressora virtual que criamos para impressão para PDF agora é bloqueado pelo sistema operacional.

Quer dizer então que a Apple proibiu um recurso tão simples assim? A troco de que? Uma funcionalidade de impressão em PDF é algo tão básico que não consigo sequer entender qual seria o motivo para isso. Não faz sentido algum ela proibir algo tão útil. Nos Macs mesmo isso é nativo do sistema. Lá não só é possível fazer isso, como dá até opção para salvar e automaticamente inserir em um novo e-mail ou mesmo adicionar ao iTunes. Então porque proibir isso no iOS? Penso que se fizer Jailbreak encontrarei algo semelhante no Cydia, mas só de pensar que irei perder tudo na primeira atualização do sistema e ficar dependendo de hackear o sistema novamente dá até preguiça.

Enfim, são por essas e outras que acredito que um tablet com Windows 8[bb] será muito mais produtivo que o iPad. Não vejo a hora de testar um Surface.

2080 Total 1 Hoje