Lentes Ulanzi para smartphones: Valem o investimento?

Lente Grande angular, anamórfica e tele-objetiva
Lente Grande angular, anamórfica e tele-objetiva

Há algum tempo comentei sobre dois Rigs que transformam smartphones praticamente em câmeras profissionais. Fazem isso pelo menos no sentido de dar condições de acoplar acessórios tais como LEDs de iluminação, microfones, tripés, lentes e outros… E é sobre este tipo de acessório, as lentes, que vou focar neste post, mais especificamente sobre três opções da Ulanzi que tenho aqui comigo.

Todas as três são feitas em metal, com bom acabamento e contam com um conjunto lentes de vidro similar à lentes profissionais. Cada uma delas vem com um clip, também feito de metal, que permite serem acopladas a quase todos os smartphones. Detalhe interessante dos clips é que eles vem com dois encaixes para facilitar o uso em smartphones com duas câmeras traseiras. No caso de iPhones X, Xs, Xs Max, Xr, 11 e 11 Pro a posição é perfeita, mas pelo que diz a Ulanzi os clips são compatíveis com diversos aparelhos de marcas diferentes. 

Ainda sobre as lentes, elas contam com uma área de encaixe de 17mm, ou seja, são compatíveis com a grande maioria dos Rigs presentes no mercado para smartphones. Todos os RIGs que citei no outro post e quase todos os que já vi são compatíveis com elas.

Mas e aí, quais são as lentes? Para que servem e o que muda em relação à lente do smartphone? Vamos com calma, vou tentar explicar um pouco sobre cada uma destas que tenho aqui. Mas de pronto digo que elas trazem possibilidades diferentes de filmagem e fotografia que as lentes nativas do smartphone. Não diria que melhores, apenas que aumentam o leque e dão mais recursos para suas produções audiovisuais.

Lente grande angular 16mm 

Grande angular
Grande angular

A lente grande angular de 16mm, também chamada de Wide, tem a capacidade de ampliar o campo de visão da câmera, ela é muito interessante para fotografar paisagens, interiores de salas e prédios e até mesmo para filmagens de ação. Filmar com ela causa um efeito semelhante ao de câmeras como GoPro e outras do tipo.Particularmente uso muito quando vou filmar interiores de imóveis pois assim consigo mostrar melhor o ambiente.

Detalhe: Esta lente vem com um filtro extra para acoplar e conseguir reduzir reflexos. Muito útil para filmagens onde há luz incidindo no ambiente, por exemplo dentro de imóveis com janelas abertas e sol forte lá fora.

Lente anamorfica  

Anamórfica
Anamórfica

A lente anamórfica modifica a qualidade e o formato da imagem, ela aumenta a resolução vertical e reduz a granulação. Além disso ela tem uma finalidade diferente na captação de imagens. Um exemplo disso é a distorção do flare (aquelas luzes de fundo que aparecem, por exemplo, com o sol atrás de alguma montanha). Com este tipo de lente este efeito aparece mais desfocado e também mais alongado no sentido horizontal.

Mas o melhor mesmo desta lente é dar um “ar mais cinematográfico” às filmagens já que o video final fica com uma proporção 2.40:1 (mais largo que as filmagens normais).

Mas há um detalhe a ser levado em consideração antes de adquirir uma lente deste tipo. Os aplicativos normais de filmagem não são preparados para ela. É preciso utilizar algum que tenha capacidade de lidar com lentes anamórficas. Eu uso o FilmicPro habilitando o recurso “Adaptador anamórfico Moondog 2.40:1”. Para fotografia eu utilizo o aplicativo “Moment – Pro Camera”.

A Ulanzi acabou de lançar a versão II desta lente, mas ainda não testei. Assim que tiver uma em mãos faço um comparativo detalhado.

Lente teleobjetiva

Teleobjetiva
Teleobjetiva

A teleobjetiva possui uma distância focal maior e com isso é capaz de estender alcance da captação, ou seja, zoom pela própria lente ao invés de fazer isso digitalmente. Ela é interessante para quem quer filmar ou fotografar objetos mais distantes.

Já utilizei diversas vezes em filmagens de campeonatos de patinação artística e outros eventos. Impressionante como ninguém percebe que as filmagens foram realizadas com smartphone e não câmeras dedicadas quando assistem os vídeos.

Vantagem/desvantagens de lentes para smartphones

A mais óbvia de todas as vantagens é transformar o smartphone em um aparelho ainda mais profissional parar filmagens/fotografias. A segunda é que o kit de filmagens é bem mais reduzido na mochila. Lentes profissionais convencionais são melhores? Claro que sim, isso não há dúvida, mas custam bem mais caro e ocupam bem mais espaço, sem contar o peso nas costas na hora de sair para filmar.

Mas tanto a vantagem quanto a desvantagem que falei são relativos. O que importa é saber qual tipo de equipamento irá atender às suas necessidades. Arrisco dizer que se você é um videomaker iniciante ou que não está podendo investir ainda em um equipamento mais caro, lentes como estas resolvem muito bem.

Onde comprar

As lentes da Ulanzi são facilmente encontradas em sites como Amazon, Aliexpress e outros. Elas custam, no momento em que estou publicando isso: $59.95 (a lente anamórfica), $24.59 (a lente tele-photo) e $29.95 (a grande angular) no site oficial da Ulanzi.

Conclusão

Respondendo à minha própria pergunta feita no título deste post: Sim, valem cada centavo gasto na compra das lentes da Ulanzi. É um investimento pequeno (se comparado aos de lentes profissionais) mas que se paga facilmente já no(s) primeiro(s) trabalho(s) de produção de vídeo.

113 Total 3 Hoje