Monitor portátil Asus ZenScreen – Uma boa opção para editores de vídeo?

Spread the love
Monitor portátil Asus ZenScreen – Uma boa opção para editores de vídeo?
Monitor portátil Asus ZenScreen – Uma boa opção para editores de vídeo?

Já faz algum tempo que eu queria experimentar um monitor portátil em minha ilha de edição. Trabalhar com duas telas é, sem dúvida alguma, muito mais confortável e mais produtivo, nisso não há a menor dúvida, mas ter de carregar um monitor convencional na mochila é totalmente inviável.

Não que o fato de ser portátil seja algo imprescindível neste tempos de pandemia, não há por que sair de casa, mas vamos manter a esperança de que tudo irá voltar ao normal. Ainda assim é também uma ótima opção para trabalhar em home-office.

Mas vamos ao focar no que interessa. Há alguns dias chegou por aqui um monitor da Asus modelo ZenScreen MB16AC e desde então tenho testado em diversos tipos de trabalhos diferentes, não apenas na edição de vídeo. Já adianto que tenho gostado muito dele e vai ficar fixo no meu setup.

Ele é um monitor portátil, leve e entrega muito bem uma resolução de 1920×1080 em 16 polegadas. Não é o modelo mais recente da empresa mas no que preciso dele é o que melhor me atende. O mais novo da linha ZenScreen é praticamente igual, visualmente falando, mas possui tela sensível ao toque. É um recurso legal, mas que não me ajuda em nada e contribui para torná-lo mais pesado já que internamente tem outros componentes.

Este monitor que está aqui funciona utilizando apenas com uma conexão USB-C, tanto para energia quanto para transmissão de informações. Isso por si só facilita bastante já que não preciso carregar mais um cabo e mais um carregador.

Visual

Sobre o produto em si, ele conta com uma faixa inferior mais grossa na qual estão disponíveis, à esquerda, dois botões OSD para configurações e, à direita, um orifício que serve para deixar o monitor de pé com o auxílio de uma caneta que o acompanha, basta encaixá-la. E não, a caneta não é uma daquelas indicadas para uso em telas, é uma caneta comum mesmo. Estranho? Sim, mas funciona muito bem.

Na lateral esquerda está a porta USB-C que o alimenta. É apenas isso, não há quaisquer outros recursos como webcam, saída de som ou o sensores no monitor. E esta aparente falta de recursos tem um motivo justo: Tornar o monitor mais leve para facilitar transporte. Lembre-se, ele foi pensado em ser um monitor secundário e portátil para ser utilizado com notebooks (que já tem todos os recursos que ele não tem).

Falando em transporte, ele vem com uma capa que, além de proteger, serve para deixá-lo de pé tanto na vertical quanto na horizontal. A primeira vista esta capa me pareceu um tanto frágil e insegura, mas depois de usar por vários dias essa impressão passou. Ela funciona muito bem e em uso praticamente fica invisível, ela parece um suporte moderno.

Sobre a conexão, como já disse antes, é realizada por um cabo no padrão USB-C nas duas pontas. Caso o seu computador conte com uma porta assim basta conectar. Para equipamentos que não contam com este tipo a Asus inclui também um adaptador para USB-A. O único porém disso é que em PCs com esta conexão é preciso instalar um drive DisplayLink que pode ser baixado diretamente do site da Asus. Não sei se é preciso instalar isso em Macs com USB-A, com USB-C é automático.

Exibição e desempenho

O Asus ZenScreen MB16AC possui um painel IPS de 16 polegadas com resolução 1920×1080, taxa de atualização de 60Hz, taxa de contraste de 800:1 e brilho em até 220cd/m2. Resumindo todo esse “tecniquês” o resultado é muito bom. Além disso é possível ajustar da maneira que for melhor para seu uso através dos botões OSD e também dos filtros pré-determinados.

O ponto positivo de ter apenas uma entrada USB-C também pode ser negativo se consideramos que o seu funcionamento vai depender da bateria do notebook. Ele consome algo em torno de 1/3 da bateria. Se considerar que para edição de vídeo já há um consumo maior de processamento, imagine com ele consumindo tanta energia. 

Opinião

Em minha opinião, vale a pena ter este monitor à mão não apenas para poder trabalhar de maneira mais confortável mas também pela facilidade de uso e também por ser tão prático para transportar na mochila. Em home-office ele não ocupa espaço já que pode ser guardado facilmente, para trabalhos externos vai tranquilamente na mochila sem ocupar muito espaço.

Especificações

  • Tamanho da tela: 16 polegadas
  • Resolução: 1920×1080 FHD
  • Proporção da imagem: 16:9
  • Tecnologia de painel: comutação no plano (IPS)
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Relação de contraste: 800:1
  • Brilho: 220 cd / m²
  • Conectividade: USB-C x 1
  • Dimensões com suporte (LxAxP): 14,6 ″ x 8,9 ″ x 0,31 ″
  • Peso: 1,72 kg