Moovit – Informações sobre transporte público

Moovit - Informações sobre transporte público
Moovit – Informações sobre transporte público

Ontem comentei sobre o ClickBus, um aplicativo para compra de passagens interestaduais de ônibus. Hoje vou comentar sobre outro mas para informações sobre transporte público urbano. O Moovit é, de todos os aplicativos que conheço deste tipo, o melhor.

Há diversos serviços do tipo inseridos em aplicativos de mapas, mas por este ser focado apenas neste tipo de informação consegue ser mais prático que os demais. Além dos horários dos ônibus e metros, ele identifica sua localização e informa qual o melhor para você chegar ao seu local de destino. Perdeu aquele ônibus? Com um toque te mostra o horário do próximo que irá passar. Não sabe aonde tem uma estação de metrô, ele te mostra o caminho até lá, qual linha deve pegar, aonde trocar (se for o caso), quando irá caminhar e quanto tempo levará.

Ok, como falei antes, alguns aplicativos possuem estes recursos, mas no Moovit há possibilidade também de marcar suas rotas favoritas, de saber quanto tempo ainda falta para chegar estando já dentro do ônibus, de compartilhar informações sobre o transporte público com outros usuários do aplicativo (atrasos, se o ônibus parou ou não no ponto, se está fora de linha, aconteceu algum incidente…), receber notificações dos operadores do transporte… Um verdadeiro assistente pessoal de transporte.

Sobre os locais aonde ele funciona, claro que não temos todas as cidades do Brasil, aliás acho que mesmo o governo não tem informações centralizadas tão abrangentes. No momento que estou escrevendo este post são 30 aqui no Brasil (Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Itajaí, Jaraguá do Sul, Juiz de Fora, Uberaba, João Pessoa, Londrina, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Praia Grande, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina, Uberaba) mas estão expandindo e acho que logo teremos mais. No total já são 600 no mundo (confiram a lista aqui).

Legal é que este aplicativo está disponível gratuitamente para as três principais plataformas móveis (iOS, Android e Windows Phone), além de também para Apple Watch e Android Wear.

Download na iTunes App Store Baixar no Google Play Download na Loja Windows
1214 Total 2 Hoje