Nike+ Training Club – Algumas semanas depois

Nike+ Training Club - Algumas semanas depois
Nike+ Training Club – Algumas semanas depois

Como comentei há algumas semanas atrás, testei por algumas semanas a ultima versão do aplicativo Nike+ Training Club. Foram algumas semanas de muito suor para colocar à prova os treinamentos elaborados por este “treinador de bolso”.

Nos primeiros dias de teste não coloquei à prova os treinos personalizados pois queria ver como eram os treinamentos livres. Acabei escolhendo aleatoriamente para poder ter uma visão geral destes. Acredito que isso não seja o mais indicado, mas resolvi fazer assim para ter um primeiro contato com exercícios diversos e não ficar apenas nos mais indicados para mim. Foi interessante pois acabei conhecendo diversos exercícios que nunca havia feito antes.

Ainda na parte “em destaque” existem diversos programas prontos criados por atletas convidados pela Nike. Claro que estes programas não se encaixam para todos, mas há algumas sequências bem legais. Por exemplo descobri alguns exercícios para serem feitos em dupla. Achei bem bacana isso e não me lembro de ter encontrado qualquer outro aplicativo que tenha este recurso.

Nike+ Training Club
Nike+ Training Club

Mas vamos ao que realmente interessa: os treinos personalizados. Existem basicamente 4 tipos de planos voltados para objetivos diferentes. O primeiro é para quem está começando nos exercícios, o segundo para quem tem como meta perder peso, o terceiro para quem deseja ganhar massa corporal e por fim um para ganho de força.

Ao escolher seu objetivo vem a parte de configuração do plano escolhido. É aqui que o treinamento é refinado para cada um. Neste ponto você pode indicar se quer utilizar algum tipo de equipamento, quantos treinos por semana deseja fazer, se quer incluir uma corrida (integrado com o aplicativo Nike+ Running), seu nível de atividade atual, indicar algumas informações pessoais como altura e peso, e por fim em que data deseja começar a treinar.

Ao terminar estes passos o aplicativo monta a sua planilha de treinos e mostra como será sua primeira semana (com opção para ver todas as demais caso deseje).

Exercícios

Quando comecei o primeiro treino achei que havia feito alguma configuração errada pois estava muito fácil. Mas bastou continuar para ver como estava errado nesta impressão. Acreditem, os exercícios começam bem leves mas vão aumentando a dificuldade e ficando cada vez mais fortes. No final do primeiro dia de treino estava exausto, mas bastante contente com o resultado.

Para meus testes escolhi sempre fazer exercícios sem uso de equipamentos acessórios, ou seja, nada de barras, alteres, aparelhos de ginástica ou qualquer outra coisa. Pessoalmente gosto mais assim pela facilidade de poder treinar em qualquer lugar e hora sem depender de ter uma academia por perto. Não é o meu caso, mas se você viaja muito isso pode fazer uma grande diferença.

Integração

Um ponto positivo a comentar é a integração do Nike+ Training Club com outros da mesma empresa. Hoje consegue mesclar seus exercícios com o Nike+ Running e muito provavelmente irá fazer o mesmo com o Nike+ Running Club (sim, vem novidade por ai). Não sei se com os aplicativos mais antigos (Nike+ Move, Fuel e Futebol) há esta integração, não testei.

Para quem tem iPhone o aplicativo se integra com o Apple Saúde e grava os dados de energia ativa, exercícios e a pontuação de NikeFuel. Isso é uma coisa que sinceramente não entendo porque os desenvolvedores não colocam como padrão em seus aplicativos voltados para exercício.

Opinião final

Gostei bastante do Nike+ Training Club e vou mantê-lo em minha rotina de treinamentos. Mesmo não tendo o lado motivacional presente em outros deste tipo vale à pena pelos ótimos exercícios, ainda mais sendo todos gratuitos não requerendo sequer qualquer tipo de assinatura.

Existe muito mais por trás deste aplicativo, como por exemplo rede social própria da Nike, os dados sobre eventos e locais de treinamento dos clubes e desafios da comunidade de usuários. Mas isso deixo por conta de vocês, baixem o aplicativo e conheçam.

QR Code iOS

Download na iTunes App Store

QR Code Android

Baixar no Google Play

888 Total 1 Hoje