Novas experiências de setup 360º – Meu setup atual

Spread the love
Novas experiências de setup 360º - Setup atual
Novas experiências de setup 360º – Setup atual

Há aproximadamente um ano atrás eu publiquei aqui como era o meu setup para produção de fotografias em 360º. Não era exatamente o setup inteiro, eu me referia à parte de montagem com tripé e monopé. Como recentemente um leitor entrou em contato comigo perguntando mais sobre o assunto e também pediu algumas dicas e informações sobre isso acho que é interessante compartilhar aqui como anda meu setup atual.

Desde que comecei a trabalhar com este tipo de produção fui adaptando o equipamento conforme foi surgindo a necessidade de mudanças. No geral estou na terceira versão e por enquanto esta é a que melhor me atende hoje quando saio para captar imagens 360º.

Na foto acima é possível ver as três versões:

A primeira versão (à esquerda) foi a mais simples e como não tinha muita experiência cometi diversos erros. Ela não era nada estável (o que quase me custou uma câmera que caiu por causa do vento) e me dava muito mais trabalho para editar (confira detalhes aqui). A vantagem é que custou muito barato e era prática para transportar pois cabia facilmente na mochila.

A segunda versão (à direita) corrigiu o problema de estabilidade da primeira e diminuiu consideravelmente o trabalho de edição para apagar o tripé nas fotos. Por outro lado era muito pesado e o transporte era complicado por conta do tamanho do tripé. Além de tudo isso foi também mais caro para montar.

Depois de um tempo e de alguns testes mudei praticamente tudo, o que incluiu até a troca da câmera. Saiu a Mi Sphere e entrou a Insta360 One R mas isso fica para outro dia. O foco hoje são os acessórios abaixo da câmera.

Nesta terceira versão mantive da segunda apenas o stick invisível da Insta360. O tripé de vídeo foi substituído por um mini tripé de metal articulado que é bastante firme e que pode ser aberto em quatro posições conforme a necessidade. Isso me fez também incluir um tudo extensor entre ele e o stick invisível para poder manter a mesma altura da câmera.

Desta maneira tenho agora o melhor dos dois primeiros setups: A facilidade de transporte do primeiro e também a firmeza e agilidade na edição do segundo pois quase não tenho o que apagar do tripé nas fotos.

O único ponto, talvez, mais complicado nesta configuração é adquirir todos os acessórios necessários. Todos são encontrados apenas em lojas internacionais (chinesas em sua maioria), o que causa aquele velho problema de demora para chegar tudo.

Sei que não é muito fácil encontrar estes produtos, então para facilitar segue abaixo alguns links destes acessórios. Listei todos na mesma loja para facilitar caso alguém queira comprar tudo de uma vez. Lembrando que é apenas uma sugestão e estes são os que me atendem, não necessariamente será o mesmo com vocês.