O que é uma produção imersiva?

O que é uma produção imersiva?
O que é uma produção imersiva?

“Imersivo”. No mundo das produções em 360º este é um termo bastante comum e utilizado. Mas afinal de contas o que significa isso? O que é um conteúdo audiovisual imersivo?

Diferente do cinema, quando ficamos imersos em uma cena por estarmos muito concentrados, no mundo dos 360º isso vai um pouco além. A sensação de estar dentro do que estamos vendo não depende de concentração mas sim da técnica utilizada.

Em uma foto tradicional temos uma amostra do que foi captado. Por mais que se mostre uma parte considerável de um ambiente ela não irá te levar para “dentro” dele. Se sentir imerso mesmo, ou seja, criar a ilusão sensorial de que está presente naquele local requer mais do que apenas uma foto, mesmo esta sendo em 360º. Esta ilusão sensorial vai depender não apenas do que espera o observador, mas também da intensão e técnica do produtor.

Existem diversas maneiras de fazer isso e todas elas cabem bem na fotografia 360º. Captura de sons do local, audio espacial, sound design, uso de óculos especiais… O mesmo se aplica na produção de vídeos neste formato. Neste caso a ilusão é ainda maior e mais completa.

PEQUENO EXEMPLO

Aplicadas nos tours virtuais algumas destas técnicas podem tornar a sua produção muito mais atrativa aos seus clientes. Como um pequeno exemplo da diferença que uma produção imersiva causa observe as fotos abaixo.

Nada de mais, apenas duas fotos comuns que até mostram um pouco dos locais aonde foram captadas. Não há problema algum com isso, elas funcionam bem para demonstrar o que pretendem. Mas e como seriam estas duas em formato imersivo? Habilite o som nas imagens abaixo e se possível utilize fones de ouvido para melhorar a sensação. Detalhe importante para manter em mente: São apenas fotos.

Para melhorar a sensação clique aqui e abra em tela cheia

Percebeu como envolver fisicamente um expectador ao ponto de produzir a percepção de imersão altera o modo como o local é compreendido? Se neste pequeno e simples exemplo é possível notar isso, imagine como ficará em uma produção completa?

Quer aprender mais sobre isso sem gastar muito? Então não deixe de conferir o livro Produção de Conteúdos em 360º que já está na segunda edição. O maior conteúdo em língua portuguesa sobre o assunto.

Compartilhe