OneOdio Studio – Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras

OneOdio Studio - Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras
OneOdio Studio – Um bom fone para editores com muitas possibilidades extras

O universo dos videomakers é composto por muitos equipamentos; são câmeras, lentes, iluminação, baterias, RIGs, tripés, gimbals, gravadores de áudio… e uma série de outros itens. Mas um outro pouco comentado, e em minha opinião bem importante, são fones de ouvido de qualidade.

Porque fones? Simples, para poder escutar bem o som que está sendo gravado durante uma filmagem e também para a pós-edição. Nesta segunda etapa então faz muita diferença principalmente se você estiver trabalhando no esquema Same Day Edit. Isso quer dizer gravar, editar e entregar o produto no mesmo dia, as vezes até mesmo durante um evento (como casamentos, eventos esportivos…). É nesta hora que você editor de vídeo precisa escutar bem o que está produzindo.

Neste sentido vou falar um pouco sobre um produto que chegou aqui recentemente e que estou gostando bastante. O fone Studio da OneOdio (pronuncia-se OneAudio) tem me surpreendido bastante em vários sentidos por suas diversas possibilidades de uso. A OneOdio não é uma marca muito conhecida ainda, mas tenho visto muitos comentários positivos aqui e ali.

Costurado à mão
Costurado à mão

Algumas característica que gostei:

Qualidade de áudio excelente com ótimos graves, principalmente considerando para um fone nesta faixa de preço (no Brasil próximo dos R$200,00). Bom acolchoamento, leve e fácil de transportar (dobra e não ocupa muito espaço mesmo não sendo pequeno).

Mas estes são apenas detalhes comuns à diversos outros fones, o melhor vem agora, as possibilidades de uso. Para começar ele conta com duas entradas/saídas de conexão, só isso já o torna bem diferente dos demais. Ao invés de vir com um fio fixo como os demais, ele tem uma entrada de 3,5mm de um lado e outra de 6.3mm do outro lado e acompanha os dois cabos correspondentes (com 1.2 metros e 3 metros respectivamente). Isso permite que você o utilize tanto no seu computador quanto com uma mesa de controle, mesa de som ou outras opções para outros universos (guitarras, pickup para DJs…). E os dois cabos podem ser utilizados ao mesmo tempo. Fica a dica para músicos que podem plugar o fone ao aparelho de som e ao seu instrumento e assim treinar.

Mas vamos voltar ao universo dos videomakers. Uma possibilidade de uso para estas duas entradas de som é conectar o fone ao seu computador para ouvir o que está editando e conectar outro fone ao Studio para trabalhar com um auxiliar de edição, diretor de produção ou mesmo um cliente. Sim, ele permite transmitir o som que está ouvindo para outro fone.

Visual do OneOdio Studio
Visual do OneOdio Studio

Outras características que gostei:

Os cabos já vem com proteção nas pontas para evitar que se dobrem e estraguem. Um dos cabos (o preto com plugues de 3,5mm) vem com controle de reprodução de música e microfone que pode ser utilizado para atender ligações. Por serem removíveis, você pode substituí-los facilmente comprando outros extras ou mesmo substituí-los por cabos com outras conexões (Lightining, USB-C…) aumentando ainda mais as possibilidades de uso.

Mas fios hoje em dia onde o Bluetooth reina? Por que não uma versão sem fios? Você já viu algum equipamento para produção de vídeos com Bluetooth? 

Este fone não foi pensado para uso recreativo, apesar de poder ser utilizado assim caso queira, ele foi desenvolvido para uso profissional onde não há espaço para falha de sincronia no som. Imaginem editar um vídeo com meio segundo de atraso. Parece pouco mas isso pode pode estragar seu trabalho. Até existe uma outra versão deste fone com Bluetooth, mas só recomendo para outros usos, não para trabalho com edições de vídeo.

Cabos
Cabos

Ponto negativo:

Até aqui só falei da parte boa, mas claro que há um lado ruim, o famoso “ponto contra”. Este fica aqui mais como uma dica de onde NÃO adquirir o fone Studio. A OneOdio dá garantia global de mais 24 meses neste produto cobrindo todas as suas partes (incluíndo cabos) e isso é muito bom MAS há um pequeno detalhe que merece atenção. Esta garantia só funciona se você comprar através da sua loja oficial, da Amazon, AliExpress ou Indiegogo.

Sendo assim, não compre em qualquer outro lugar (Mercado Livre, lojas físicas…) se quiser manter a garantia. Esta informação me foi passada pela própria equipe da OneOdio na qual confirmaram que não fornecem garantia sobre seus produtos adquiridos em outras lojas.

No mais, um bom fone, com preço interessante, boa qualidade e muitas possibilidades de uso.

336 Total 5 Hoje