Opinião – Suíte de treinamento Freeletics – Personal Trainer no seu smartphone

Suíte de treinamento Freeletics - Personal Trainer no seu smartphone
Suíte de treinamento Freeletics – Personal Trainer no seu smartphone

Lembram do Freeletics Running que comentei aqui no site há algum tempo? Pois é, fui convidado pelo pessoal da Freeletics para testar os demais aplicativos da sua suíte de exercícios. Além do Running, voltado à corridas, existem também o Bodyweight, com exercícios calistênicos e Gym, para uso em academias.

Mas antes de falar sobre estes aplicativos, acredito ser interessante dizer o que é Freeletics. Consiste em um programa de treinamento criado na Alemanha no qual os atletas livres (como são chamados os seus praticantes) utilizam basicamente apenas o corpo para se exercitar.

Mas você deve estar se perguntando agora porque estou falando sobre exercícios em um site de tecnologia móvel. Simples, porque é tudo feito com o uso do seu smartphone. Hoje já são mais de 9 milhões de praticantes espalhados pelo mundo. Ou seja, é muito atleta com uma veia geek por ai.

Freeletics Running

Freeletics Running
Freeletics Running

O Running é o aplicativo que mais me interessa dos três, já que é o esporte que mais pratico, mas nem por isso os outros deixam de ter sua importância. No primeiro post que comentei sobre este aplicativo acabei passando a impressão de que era voltado apenas aos treinos de tiros de corrida. Isso acaba acontecendo apenas se você ficar no plano gratuito. Com a assinatura do Coach (treinador) a coisa muda pois também são acrescentados treinos de rodagem nos quais você tem distâncias definidas a percorrer e em um ritmo determinado.

Como havia comentado antes no outro post, ao instalar o aplicativo você tem liberados quatro treinamentos e os demais após assinar o Coach. Agora que testei alguns destes posso dizer com mais propriedade que são ótimos para ganhar um melhor condicionamento físico e melhorar a corrida.

Um detalhe interessante do Coach é que você pode mudar seu foco à qualquer momento de acordo com seu objetivo: Perda de peso, melhora na resistência, aumento de velocidade ou melhora no condicionamento físico em geral.

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Freeletics Gym

Freeletics Gym
Freeletics Gym

O mais novo membro da família Freeletics é o Gym. Aplicativo totalmente voltado para uso em academias. A ideia do Gym é proporcionar maior ganho de massa muscular. Semelhante aos outros aplicativos, ele também trás alguns treinos liberados mas o “forte” mesmo após a assinatura do Coach. Desta forma ele faz uma avaliação de seu condicionamento e após isso começa a passar as instruções de treinos e as evoluções semanais.

O Gym conta com quatro tipos de treinamentos diferentes:

  • Combinados de força – São treinos com séries de dois exercícios os quais devem ser feitos sem pausa. Estes são para quem quer ganhar tônus muscular.
  • Workouts – Séries variadas para ganho de força e condicionamento físico.
  • Desafios – Esses são para quem gosta de, como o nome diz, se desafiar. São exercícios que devem ser realizados o mais rápido possível.
  • Remada – Exercícios com foco em fortalecimento de braços, capacidade cardiovascular, pernas, glúteos, músculos das costas e abdominais.
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Freeletics Bodyweight

Freeletics Bodyweight
Freeletics Bodyweight

Dos três aplicativos o que mais se destaca sem dúvida alguma é o Bodyweight. Prova disso é a grande quantidade de usuários e também fato de ter sido eleito o melhor aplicativo de 2015 na Alemanha. Mas do que exatamente se trata? Se os anteriores cuidam respectivamente de exercidos de corrida e academia/remada, qual o foco do Bodyweight?

Este aqui trás mais de 1.000 variações de exercícios de calistenia(?!?). São treinos nos quais o único peso utilizado é o do próprio corpo. São exercícios, que pode-se fazer em qualquer lugar, com bastante intensidade e com uma queima muito alta de calorias.

No mesmo molde dos citados acima, este também conta com treinos gratuitos (11 apenas) e os demais são liberados através de uma assinatura do Coach. No caso deste aplicativo em específico eles também fornecem um Guia Nutricional com dicas de alimentação saudável e balanceada para acelerar a perda de gordura.

O aplicativo é dividido em Workouts (sessões de treino), Exercises (exercícios soltos) e Running. Esta última parte é apenas para acompanhar suas corridas, não são exercícios. O aplicativo Running (ver acima) antes fazia parte do Bodyweight. Engraçado é que neste é possível escolher uma corrida de 42 quilômetros e no aplicativo Running não.

Existem ainda um recurso bem interessante do Bodyweight que merece ser citados: O Ghost no qual você disputa contra seus tempos anteriores em exercícios já realizados previamente.

Algumas vezes você precisar passar pelo inferno para chegar ao paraíso”. São dois “tipos de inferno” que os usuários do Freeletics Bodyweight encaram de tempos em tempos. Normalmente você passa por uma sessão de exercícios por dia, mas não quando estiver nestas semanas.

Hell Days! – O Coach vai passar para você três sessões de treino para serem completadas por dia com um dia de descanso. Já passei por esse inferno e digo que é realmente de matar.

Já a Hell Week deve ser ainda pior (ainda não passei por esta). A Hell Week significa sete dias de treinos seguidos. Nos seis primeiros dias são sessões regulares de treinamento, mas no sétimo dia, o Coach lhe dará três sessões de treinamento. Aqui não tem descanso.

Já estava esquecendo uma informação importante do Bodyweight. Caso você esteja com algum músculo machucado, ou outra lesão, é possível informar isso no aplicativo e os treinos da semana seguinte não incluirão exercícios da(s) área(s) lesionada.

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Videos dos treinamentos

Algo muito legal que vale ser citado são os vídeos de treinamento. TODOS os exercícios dos aplicativos Freeletics contam com instruções muito bem detalhadas apresentando cada movimento a ser realizado para evitar lesões. Nestes mesmos videos são mostrados também dicas do treinador para uma melhor execução de cada um.

Meu objetivo com a suíte Freeletics

Tenho utilizado regularmente os três aplicativos em conjunto e em poucas semanas já percebi uma melhora considerável no condicionamento físico. Pretendo fazer uma experiência na qual irei manter uma rotina de exercícios orientados APENAS por aplicativos móveis. O foco é correr uma maratona (sim os terríveis 42,195km) até o final do ano.

Claro que não serei irresponsável de fazer tudo assim sem ao menos um acompanhamento profissional. Fiz um check up esportivo e estou consultando uma nutricionista com especialização esportiva funcional.

Será que o geek gordinho aqui conseguirá? Aguardem os próximos capítulos.

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