OwnFone – Empresa cria celular personalizado para crianças e idosos

OwnFone - Empresa cria celular personalizado para crianças e idosos
OwnFone – Empresa cria celular personalizado para crianças e idosos

Faz tempo, muuuito tempo, que não dou mais aulas de informática, sim já fui instrutor disso durante alguns anos. Na época um público que adorava ensinar o bê a bá da tecnologia era o da terceira idade. Nada contra as demais fases da vida, mas este pessoal era o que demonstrava muito mais interesse em aprender este “mundo novo” de bits e bytes. As crianças também demonstravam interesse, mas menor já que era tudo mais simples para elas. Hoje os únicos que ensino são meus filhos e por isso estou sempre de olho nas novidades para esta galerinha.

Nesta minha busca encontrei uma idéia muito interessante criada no Reino Unido e que as operadoras de telefonia poderiam trazer para o Brasil. Tenho certeza de que iriam vender bastante o OwnFone por aqui. Ele é um aparelho personalizável focado exatamente nestes dois públicos que citei (crianças e terceira idade). Para nós geeks de plantão, adoradores de tecnologia, é difícil imaginar a dificuldade que é para quem está no comecinho, ou já lá mais adiante na vida em utilizar um smartphone, ou mesmo um celular comum. São botões demais, ou pequenos de mais, luzes que piscam, tela sensível ao toque, conexão isso, conexão aquilo…. informação demais para quem quer apenas ligar ou receber ligações.

A idéia do OwnFone é simples e muito bacana. Imagine que você resolva presentear seu filho pequeno com um aparelho para que este possa entrar em contato com você. É óbvio que dependendo da idade dele será difícil manusear o celular. Então o que a CyCell, empresa responsável pelo OwnFone, faz? Personaliza um aparelho com apenas o básico para você, ou melhor, seu filho.

No vídeo acima podemos ver como funciona, mas vou resumir o sistema. Você entra no site e escolhe quantos contatos o celular irá comportar (dois, quatro, oito ou doze). Depois escolhe a cor e estilo deste aparelho (só um detalhe para deixá-lo mais bonitinho). Por fim informa os nomes e números de contato que ele terá e qual o plano de ligações pretende pagar. O aparelho custa £55 e os planos vão de £7.50 mensais, com direito a 50 minutos de ligação, à £15 que garantem 500 minutos para telefonar.

Aparelho permite quatro tipos de versões ocm diferentes quantidade de contato
Aparelho permite quatro tipos de versões ocm diferentes quantidade de contato

Feito isso eles produzem o aparelho com apenas as teclas dedicadas aos contatos escolhidos, volume e atender/desligar e enviam para o endereço do “presenteado“. Detalhe, está nos planos deles produzir futuramente aparelhos também com teclas em braile para pessoas com deficiência visual. Não sei o que vocês pensam, mas eu compraria um aparelho assim para meus filhos pequenos. Fica a dica para as operadoras de telefonia móvel. Tragam este tipo de produto para o Brasil.

1155 Total 2 Hoje