Pesquisa aponta tour virtuais como ferramenta de marketing durante a pandemia

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Tour virtuais como ferramenta de marketing durante a pandemia
Tour virtuais como ferramenta de marketing durante a pandemia

Encontrei uma pesquisa bem interessante realizada recentemente. Ela afirma que o setor de produção de conteúdos em 360º deu um salto enorme em 2020 por causa da pandemia e está se tornando mais amplamente uma ferramenta para treinamento, vendas e passeios virtuais.

Este é o melhor momento tanto para quem quer desenvolver novas habilidades de fotografia ou filmagem em 360º, quanto para quem tem algum negócio que pode se beneficiar desta tecnologia. 

Conteúdos imersivos não são novidade mas recentemente tem se desenvolvido como nunca por causa do isolamento social. Pelo menos é isso o que mostra a pesquisa realizada pela LCP360, empresa do setor de estratégias de marketing sediada em Chicago. 

Segundo alguns dados da pesquisa:

Entre fevereiro e maio de 2020, as visitas de tours virtuais aumentaram 329% e durante o COVID, 90% dos profissionais de marketing entrevistados descobriram que os tours virtuais contribuíram para aumentar os números de quantidade de aluguéis.

Pela pesquisa eles concluíram que foi-se o tempo em que os passeios virtuais eram simplesmente ferramentas de marketing opcionais. Depois que a pandemia atingiu o planeta, este tipo conteúdo visual se tornou uma necessidade à medida que fechavam escritórios de imobiliárias e as pessoas passaram a trabalhar de casa por meses seguidos sem a possibilidade de levar seus clientes ao imóveis.

Para realizar a pesquisa, foi pedido aos profissionais de marketing que compartilhassem alguns insights sobre seus passeios virtuais antes e durante a pandemia. 

Exemplo de tour virtual criado pela LCP360
Exemplo de tour virtual criado pela LCP360

Antes da pandemia, 30% dos profissionais de marketing afirmaram que suas propriedades ofereciam apenas passeios simples pelas unidades e que isso mudou bastante desde o fechamento repentino de instalações locais. Passeios on-line completos que mostram os imóveis agora são essenciais para os locatários que desejam visitar os jardins e as instalações de sua futura casa.

Os tours virtuais não são mais apenas uma opção agradável de ter.

Muitos profissionais consultados para a pesquisa adotaram passeios virtuais no início das restrições de bloqueio porque eles simplesmente não tinham a opção de levar os locatários pessoalmente aos imóveis. 

Descobrimos que a atividade de tour virtual ainda está aumentando, mesmo enquanto algumas comunidades começam a reabrir. Dos passeios que examinamos, em média, houve um aumento de 329% nas visitas de fevereiro a maio. Também descobrimos que as conversões aumentaram significativamente em tours virtuais de apartamentos de fevereiro a maio, alguns tours registrando um aumento de até 200% nos quatro meses.

Alguns profissionais recorreram aos passeios virtuais para uma “solução rápida” dos contratempos do COVID-19. Dado que 90% dos profissionais de marketing disseram que conseguiram fechar mais concessões invisíveis com tours virtuais on-line e que o envolvimento continua a aumentar em geral, este recurso se tornou uma ferramenta valiosa de longo prazo necessárias em todo kit de ferramentas de vendas e marketing.

Alguns outros dados apresentados mostram onde as empresas consultadas estão concentrando seus orçamentos:

97% dos profissionais de marketing decidiram mudar a estratégia para tours online em março de 2020. 85% dos profissionais de marketing se concentraram mais no treinamento de agentes de leasing no segundo trimestre.
55% investiram mais em marketing de mídia social durante o coronavírus. 63% dos comerciantes já investiram em sinalização para permitir que os clientes em potencial saibam que tours virtuais estão disponíveis.

Conclusão

Embora as incertezas da pandemia COVID-19 tenham causado uma oscilação no mercado, a indústria continua apresentando desempenho e avanço. Os resultados da pesquisa mostram que a estratégia digital para o mercado imobiliário mudou. As empresas revitalizaram completamente suas estratégias, gastando mais tempo em treinamento e novas tecnologias atendidas por locatários e residentes atuais em um esforço para manter as pessoas seguras, confortáveis ​​e confiantes em seu futuro lar.

A pesquisa realizada pela LCP360 chegou à algumas conclusões, dentre elas:

Experimente novos empreendimentos digitais que sua empresa adiou. Nosso mundo mudou, e agora é a hora de adotar novas tecnologias que o colocarão à frente da concorrência.

Concentre-se no longo prazo. A pandemia ensinou muitos de nós a reagir por impulso e encontrar soluções rápidas para nossos problemas. Em vez disso, devemos adotar o novo normal com ferramentas digitais que resolvam nossos problemas, mas que também tratem de problemas de longo prazo. Isso faz com que o investimento valha a pena.

Comentário

Bem interessante estes resultados, principalmente os números alcançados. Considerando tudo isso, agora deixo aqui a seguinte pergunta: Você quer aproveitar este momento para começar a produzir conteúdos em 360º? Caso tenha interesse confira aqui uma ótima maneira para começar.

Se está precisando de uma consultoria na área, saiba que eu posso lhe ajudar nisso. Ou se este não é o seu foco mas precisa de um profissional para produzir vídeos e/ou tours virtuais para o seu negócio, procure a minha produtora que nós teremos o maior prazer em lhe atender.