PopClip – Aplicativo trás mais funcionalidades aos cliques do mouse no Mac

Spread the love
PopClip - Aplicativo trás mais funcionalidades aos cliques do mouse no Mac
PopClip – Aplicativo trás mais funcionalidades aos cliques do mouse no Mac

Se tem um tipo de aplicativo que gosto é o que ajuda a trazer produtividade para minhas tarefas. Essa semana conheci um bastante interessante para MacOS indicado pelo Vladmir Campos do site/podcast iTech Hoje. Chama-se PopClip e este trás algumas funcionalidades extras aos cliques do mouse. Não estou me referindo aos cliques com o que seria o botão direito, de menus, mas ao clique normal. Imaginem que este pode ter funções diversas para seleções de texto. Sim, você está começando a entender, mas fica melhor mostrar certo? Então dê uma olhada na imagem abaixo:

Comandos básicos com o PopClip
Comandos básicos com o PopClip

Reparem que há algumas opções acima do mouse. Estas servem respectivamente para procurar no Google pelo termo selecionado, cortar, copiar e colar. Bom, a quantidade de itens e também o que irá mostrar depende de onde você está trabalhando. Se for em um texto que está digitando são recursos de edição, se for algo como um site ele trás mais recursos de aproveitamento deste. Ficou complicado de entender? Então confiram alguns recursos no vídeo a seguir:

Enfim, o aplicativo puro já me pareceu bastante útil já que facilita o acesso a diversas opções que normalmente teria de fazer através de teclas de atalho ou de ter de abrir alguns programas manualmente. Mas a coisa ficou ainda melhor depois que descobri que dá para instalar mais plugins ao PopClip. Tem opção para operações de texto (maiúsculo, minúsculo, primeira letra apenas em maiuscula, formatações como negrito, itálico e sublinhado e outros), tem outros para notas que permitem transformar o que está selecionado em notas ou lembretes nos aplicativos nativos do Mountain Lion, em notas do Evernote, do OmniFocus, do Things e outros. Também dá para criar emails com o texto selecionado (tanto para o Mail quanto para o Sparrow), mensagens para Twitter (precisa ter Twitter, Twitterrific ou Tweetbot instalados), fazer buscas na Amazon, no YouTube, Spotify…

Tem uns outros interessantes e ao mesmo tempo úteis como mostrar a quantidade de palavras ou caracteres presentes no texto selecionado, abrir link no Chrome, ouvir a pronúncia do texto através do sistema nativo do Mac… E para os mais geeks, dá para selecionar o texto e rodá-lo como linha de comando ou fazer busca por códigos fonte de sistemas na documentação do Dash (precisa tê-lo instalado). A lista completa dos plugins pode ser vista clicando aqui.

É muita coisa. São tantos recursos que fica até difícil de descrever tudo. É mais fácil instalar o aplicativo para testar tudo que ele é capaz. Ele custa $2.99 e seus plugins são todos gratuitos. Para adquirir o PopClip basta acessar a Mac App Store clicando aqui.