Primeira transmissão de futebol americano ao vivo em 360º com 8K de resolução

Spread the love
Primeira transmissão de futebol americano ao vivo em 360º com 8K de resolução
Primeira transmissão de futebol americano ao vivo em 360º com 8K de resolução

Essa notícia é muito empolgante para os fans de 360º, assim como pode servir também para mostrar novas possibilidades de uso para vídeos imersivos. A NFL (liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos) uniu forças com a Instra360 (fabricante de câmeras 360º), com a Verizon e empresas como a Radiant Images e da Flight School Studio para realizar algo nunca tentado antes: Realizar a primeira transmissão de uma partida ao vivo em 360º com 8K de resolução via 5G.

Eles conseguiram realizar esta transmissão ao vivo da ESPN e projetar em uma cúpula a 300 quilômetros de distância em Miami. A Insta360 entrou com duas câmeras Insta360 Pro 2 e também com o desenvolvimento de um novo software profissional de transmissão ao vivo em realidade virtual.

Usando o Insta360 8K Live, as emissoras podem agora costurar e transmitir vídeo imersivo em 8K ou inserir feeds de vídeo reestruturados e de alta resolução em uma transmissão tradicional em tempo real. A transmissão da NFL foi uma das primeiras aplicações deste software de transmissão ao vivo em VR, demonstrando seu potencial inovador em um momento em que o COVID-19 criou a necessidade de desenvolver novas maneiras de desfrutar de eventos ao vivo.

Michael Shabun, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Insta360 disse:

“O que mais nos empolgou com esse projeto foram todas as aplicações que ele inspirará no futuro. Juntamente com a transmissão imersiva, a capacidade de obter um feed 360º, reformulá-lo ao vivo e conectar essas imagens individuais a uma transmissão de TV ao vivo tradicional é enorme. As emissoras estão percebendo este divisor de águas para ter uma câmera 360º profissional como parte de sua cobertura ao vivo”.

Setup ao vivo

A transmissão ao vivo do Pro Bowl de Orlando para uma cúpula em Miami a mais de 300 quilômetros de distância usando o 5G foi um novo desafio. Michael Mansouri, co-fundador da Radiant Images disse:

“Para nós, é muito desafiador, porque ninguém nunca fez isso antes, nesta escala, neste tipo de resolução, com esta distância – e tudo no 5G”

Skycam com a Insta360 Pro 2 instalada abaixo
Skycam com a Insta360 Pro 2 instalada abaixo

A equipe decidiu usar duas câmeras de streaming ao vivo Insta360 Pro 2 para filmar o jogo – uma como uma câmera fixa e uma montada em uma skycam (aquelas câmeras que se movem sobre o campo durante os jogos).

“Precisávamos de uma câmera de transmissão ao vivo 360 muito, muito pequena, leve, capaz de transmitir alta resolução, comunicar-se facilmente e ser muito confiável” – Michael Mansouri.

A câmera Insta360 Pro 2 pesa apenas 1,5 kg, facilitando a montagem em várias posições para ângulos e fotos exclusivos. Essa versatilidade foi importante porque o Pro 2 e a câmera de TV tradicional da ESPN tiveram que compartilhar a mesma skycam. Durante todo o jogo, o Insta360 Pro 2 capturou imagens em 360º ​​graus em 8K.

Costura da câmera de transmissão ao vivo 360º com Insta360 8K Live

O maior desafio da transmissão ao vivo de imagens em 360 graus é unir os feeds de vídeo capturados de várias lentes com qualidade total em tempo real.

Com o novo software Insta360 8K Live, seis transmissões de vídeo das seis lentes do Pro 2 podem ser costuradas em tempo real com qualidade 8K. Um algoritmo de costura dinâmica analisa o conteúdo em tempo real para otimizar a qualidade e o posicionamento dos pontos, garantindo que os feeds sejam mesclados perfeitamente. O software 8K Live também está pronto para unir os oito feeds de vídeo individuais de outra câmera, a Insta360 Titan.

Workflow adotado da captação até a exibição em 360º no domo
Workflow adotado da captação até a exibição em 360º no domo

Transmissão para a cúpula com o Verizon 5G

Depois da equipe costurar os vídeos 8K o próximo passo foi converter as imagens para transmissão na cúpula. Mas para isso eles enfrentaram um novo obstáculo porque os codificadores não eram especificados para transmitir um feed de 8K.

Para superar superar isso decidiram usar o TouchDesigner, um software de manipulação visual ao vivo, para dividir a esfera de 8K x 4K em quadrantes transmissíveis. Ao codificar e transmitir a esfera de 8K peça por peça, eles foram capazes de receber o fluxo com qualidade total em Miami e, em seguida, reconstruir o hemisfério desejado para projeção no domo.

Tá, eu sei que isso ficou bem confuso, mas deixei essa informação aqui só para terem uma ideia da dificuldade. Mas é agora que vem a parte mais legal disso tudo.

Projetar a transmissão ao vivo de VR no domo

Depois que as imagens foram transmitidas para a cúpula, chegou a hora de projetá-las para o público convidado.

Como Mansouri explica:

“Você não pode simplesmente colocar as imagens. Você precisa deformar e posicionar a alimentação corretamente dentro da cúpula. ”

A equipe de Miami confirmou o mapeamento da projeção e depois projetou o feed na cúpula usando seis projetores. O número de projetores necessários varia de acordo com o tamanho da cúpula.

Pensa que com tudo isso havia muito atraso em relação à gravação? Houve apenas um atraso de 3 segundos do jogo para a cúpula, graças à transmissão 5G. A experiência de futebol VR permitiu que o público assistisse verdadeiramente a partida em tempo real, como se realmente estivesse no jogo.

Danny Driggers, engenheiro da Verizon, descreveu a experiência de assistir ao jogo em VR dentro da cúpula como muito envolvente: “Você sente que está lá. Você pode sentir tudo isso. É absolutamente o futuro. “

As possibilidades são infinitas para a tecnologia de transmissão ao vivo 5G VR e ​​câmeras em 360º de transmissão ao vivo. Além das cúpulas de realidade virtual, as filmagens envolventes imersivas também podem ser transmitidas ao vivo para óculos de realidade virtual, telefones celulares, desktops e tablets.