Produtividade com a técnica do Pomodoro em nossos gadgets

Spread the love
Produtividade com a técnica do Pomodoro
Produtividade com a técnica do Pomodoro

Faz tempo que não falo sobre aplicativos para produtividade. Então hoje vou comentar um pouco sobre uma técnica que estou utilizando há algum tempo para poder me ajudar a realizar as tarefas do dia a dia. Como minha rotina é dividida em diversos trabalhos (consultorias, análise/desenvolvimento de sistemas, postagens aqui no blog e diversas outras) preciso de alguma técnica para não me perder no meio de tanta coisa e ainda assim atender a todas as minhas demandas.

Para conseguir gerenciar minhas atividades estou utilizando o Wunderlist (confiram no post Wunderlist – Gerenciamento de tarefas entre plataformas diferentes). Mas apenas tê-las anotadas não estava resolvendo pois o tempo é primordial para conseguir atendê-las, então para isso estou utilizando a técnica do Pomodoro.

Segundo a Wikipédia: Este é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming” nos trabalhos de Henri Bergson e Eugene Minkowski.

São cinco os passos básicos para implementar a técnica

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2. Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos
  3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um “x”
  4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  5. A cada quatro “pomodoros” fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

As etapas de planejamento, controle de tempo, gravação de registros e visualização são fundamentais para a técnica.

Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto.

Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam o pomodoro.

Ainda segundo o autor da técnica, deve ser utilizada pouca tecnologia, utilizando apenas o cronômetro, lápis e papel. Mas claro que como geeks que somos acabamos adotando nossos brinquedinhos eletrônicos para isso.

Vou passar aqui a dica de alguns aplicativos que tenho utilizado para gerenciar meu tempo segundo o Pomodoro:

iPad
Na maior parte do tempo utilizo no iPad uma ferramenta chamada Pomodoro App desenvolvida pela empresa Cosmonauts. Este é um aplicativo pago, mas que de todos os que testei é o que trás o melhor conjunto de funcionalidades para gerenciamento de tempo. Nele é possível por exemplo cadastrar todas as suas atividades, independente de que dia pretende trabalhar, e trazer para o dia atual apenas aquelas que pretende trabalhar. Ele ainda gera um log de atividades para que se possa saber exatamente quanto tempo levou para terminar uma determinada tarefa, além de arquivar tudo que já foi feito. Um outro detalhe é que este aplicativo mostra os alertas mesmo com a tela do iPad bloqueada.

Acho interessante utilizar o Pomodoro em um tablet porque fica bem mais à vista para as outras pessoas ao redor que você está ocupado naquele momento. Basta olharem em sua mesa para ver que está trabalhando e não quer ser interrompido.


Demonstração do Pomodoro App

Não sei porque neste momento o link para adquirir o Pomodoro App na iTunes Store não está funcionando. Mas caso alguém queira um outro aplicativo do tipo para iPad, recomendo também o 30/30. Ele trás um visual mais elaborado, é universal (funciona no iPhone e no iPad) e não custa nada. Interessados, cliquem aqui para baixá-lo.

Windows Phone

Pomodoro Free para Windows Phone
Pomodoro Free para Windows Phone

Como não é sempre que estou com o iPad à mão (ok quase sempre está comigo) resolvi também fazer uso de algum aplicativo de Pomodoro no Windows Phone (este sim está sempre no bolso). É prático ter algo assim no smartphone pois resolve também atividades externas e repentinas nas quais não tenho o iPad por perto ou em locais aonde é inviável o uso de um aparelho tão grande.

O aplicativo que indico para uso no Windows Phone é o Pomodoro Free. Bem completo, conta com diversos recursos gerenciamento de atividades, de interrupções internas e externas, pomodoros abandonados, categorias de tarefas, diversas configurações e até gráficos com estatísticas diversas para análise de resultados. Ele é gratuito mas conta com banners de propaganda (que não atrapalham em nada). Para baixá-lo, basta clicar neste link.

Symbian
Como não estou mais utilizando o Symbian no meu dia a dia (meu N8 ficou apenas para fotografia e GPS) acabei não tendo necessidade de instalar qualquer aplicativo do tipo nele. Mas hoje foi publicado no ótimo site Nokiatividades uma dica que irá agradar a quem utiliza este sistema. O aplicativo chama-se Parus Pomodoro e parece ser muito bom. Para maiores detalhes, recomendo a leitura do post (cliquem aqui para acessar).

Bom, aqui fica agora a pergunta: Vocês utilizam a técnica do Pomodoro para gerenciar seus tempos? Se não, como fazem para não se perder em meio às suas atividades? Usam algum aplicativo? Comentem aqui e compartilhem conosco.