iXpand Mini – Uma ótima opção para aumentar espaço no seu iGadget

iXpand Mini - Uma ótima opção para aumentar espaço no seu iGadget
iXpand Mini – Uma ótima opção para aumentar espaço no seu iGadget

Ao adquirir um iPhone ou iPad uma das primeiras coisas que muitos levam em consideração é a capacidade de armazenamento. Não importa qual modelo você esteja de olho, espaço interno sempre será uma preocupação. Isso porque não há como aumentar depois de comprado. Não há? Será mesmo que não é possível? Quem sabe iXpand Mini da SanDisk possa ser uma boa opção para aumentar espaço no seu iGadget?

Pois a Sandiskpensou diferente” e há algum tempo lançou seus pendrives para iOS. A linha iXpand permite aumentar bastante a capacidade de armazenamento e também facilita o backup de dados.

O modelo que me enviaram é o iXpand Mini Flash Drive com 64GB de espaço, o que fez triplicar a capacidade de um dos iPads aqui. Mas estou me adiantando, vamos aos detalhes do que é este produto antes de entrar nas suas facilidades.

Características físicas

Pouco maior que um AirPod (12,1mm x 53,0mm) o iXpand Mini conta com duas pontas utilizáveis. De um lado uma USB 3.1 e do outro uma saída Lightning e no meio fica o armazenamento. Ele é construído com alumínio e plástico, o que o torna muito leve (4,5 gramas). Ou seja, é muito pequeno e fácil de transportar.

Ele está disponível em diversas capacidades diferentes (de 32GB até 256GB). Até onde eu pude verificar é compatível com iPhones, iPods touch, iPads, além de computadores com MacOS, Windows e Linux.

A ponta Lightning vem com uma tampinha protetora de plástico. Apesar de ser bem prática provavelmente será perdida em algum momento. Ela é tão pequena que se não tomar cuidado irá sumir facilmente. Felizmente isso não fará a menor diferença no uso do iXpand Mini.

Aplicativo nativo

Para poder utilizar o iXpand Mini é preciso instalar o aplicativo SanDisk iXpand™ Drive. Ele é gratuito e está disponível através na iTunes Store.

Sem dúvida alguma uma das maiores utilidades é liberar espaço no seu aparelho. O aplicativo permite fazer isso com facilidade. Fotos, vídeos, contatos, músicas… Isso por si só libera uma quantidade bastante considerável de espaço.

Na verdade você pode utilizar de duas formas: Para liberar espaço movendo todos estes arquivos para o Flash Drive ou como ferramenta de backup. Optando pelo backup sugiro que habilite o recurso de automatização. Assim toda vez que plugar o iXpand tudo será copiado automaticamente.

‎SanDisk iXpand™ Drive
‎SanDisk iXpand™ Drive
Developer: SanDisk
Price: Free

Facilidades

Por falar em automático, o aplicativo se encarrega de organizar tudo de maneira bem prática. Por exemplo as fotos/vídeos são separadas em pastas conforme o ano e mês que foram captadas.

E não se preocupe em apagar tudo isso no seu aparelho, o aplicativo permite reproduzir tudo a partir da própria unidade. Aliás, ele permite até mesmo executar os vídeos via AirPlay, prático para quem tem uma Apple TV, Chromecast ou Fire TV Stick por exemplo.

Um outro recurso bem interessante é o de captura de fotos e vídeos através do aplicativo da SanDisk. Desta forma tudo será armazenado diretamente o flash drive sem passar pelo rolo da câmera. Também é possível copiar arquivos a partir de outros aplicativos diretamente para o iXpand através da opção de compartilhamento do iOS. Basta escolher a opção do aplicativo.

iXpand mini
iXpand mini

Dados de contatos e calendários também podem ser incluídos nos backups automaticamente. Sei que estas informações são guardadas no iCloud, mas ter um backup de segurança nunca é de mais.

Para quem trabalha profissionalmente com produção de fotos e vídeos existem outros recursos extras bem interessantes. Mas estes vou deixar para um próximo post onde mostrarei como utilizar para isso o iXpand Mini. Aguardem.

Por fim há ainda a possibilidade de fazer backup de de arquivos de mídia publicados em redes sociais como Facebook, Instagram, Picasa… mas por algum problema envolvendo estas redes o recurso está (até o momento em que escrevo este post) desativado.

Preço

Entrei em diversos sites online a partir de duzentos e poucos, chegando a algo em torno de setecentos reais. Mas isso claro, vai de acordo com a loja e com a capacidade de armazenamento. Seja como for, mesmo no modelo com mais espaço, fica bem mais barato do que subir de capacidade ao escolher um iPhone ou iPad.

Opinião

Sem dúvida alguma o iXpand para mim é uma ótima ferramenta. Aumenta a capacidade do iPad, facilita a transferência de arquivos e faz backups automáticos. Mas não apenas por isso, ele é uma ótima ponte para quem trabalha com edições de vídeos. Este detalhe vai estar na próxima postagem que continuarei a falar sobre este acessório. Por todos estes motivos é que eu considero uma excelente aquisição tanto para uso comum quanto para uso profissional.

Compartilhe