Rig de câmera – Elevando o nível das filmagens com smartphones

Rig de câmera para smartphone
Rig de câmera para smartphone

Tenho certeza de que você que está lendo este post já fez algum vídeo utilizando seu smartphone. Isso é algo totalmente normal há alguns anos, mas já pensou em fazer isso profissionalmente? Saiba que existem muitos videomakers (profissionais responsáveis pela captação, edição e finalização de materiais audiovisuais) que trabalham com smartphones ao invés de câmeras dedicadas.

É claro que estes não saem à campo para filmar apenas com o smartphone, eles utilizam uma série de outros equipamentos que auxiliam suas produções. São eles: Microfones direcionais, lentes, filtros, LEDs de iluminação, receptores e gravadores de áudio, baterias, telas extras… dentre outros. Mas como manusear tudo isso e ainda assim filmar?

Neste ponto entram os Rigs (também conhecidos como cages ou “gaiolas”), eles são estruturas que funcionam como uma espécie de “exoesqueleto”. São muito comuns em Sets de gravação de vídeo pois permitem acoplar todos estes equipamentos extras à sua câmera (incluindo aqui aos smartphones). Rigs para smartphones são mais comuns do que imagina, acredite, muitas reportagens jornalísticas de TV são feitas com equipamentos assim. Na imagem acima temos dois exemplos de Rigs.

Certo, entendi basicamente para que servem, mas como escolher um? Aqui vão algumas dicas para ajudar. Primeiro olhe para o equipamento que já possui e o que ainda pretende adquirir antes de pensar neste acessório. Depois pense em quantos equipamentos vai acoplar. Eles cabem ao redor dele? Seu smartphone cabe nele? Se vai trocar de smartphone não compre um Rig exclusivo para o seu modelo atual. O Rig só pode ser utilizado “na mão” ou pode ser acoplado à um outros equipamentos como tripés, monopés, sliders…? São muitas variáveis a analizar antes de escolher um bom modelo.

Outra coisa a levar em consideração: Este não é o primeiro equipamento a adquirir. Antes melhore sua câmera (smartphone) e invista nos outros (Lentes, LEDs, microfones…) à medida em que forem necessários. Não adianta ter um Rig se não tiver o que acoplar.

Vou deixar aqui alguns exemplos interessantes de Rigs para você que deseja subir o nível de suas produções audiovisuais:

Beastgrip Pro

Beastgrip Pro
Beastgrip Pro

Este é o mais conhecido no meio. Neste é possível utilizar smartphones de diversos tamanhos diferentes e conta com adaptador de lentes (17mm e 37mm). Vem com cinco entradas de 1/4 e um “cold shoe” para acoplar diversos equipamentos (incluíndo tripé) e um grip lateral para utilizar na mão. Este é o Rig mais caro desta lista, mas também um dos melhores atualmente. Eles também vendem o Beastcage for iPhone, mas sinceramente não recomendo pois é apenas para modelos específicos de iPhones, ou seja, trocou o smartphone perdeu o Rig.

A empresa BeastGrip comercializa não apenas o Rig, mas também uma série de acessórios, incluíndo o DOF MK2 (adaptador para lentes DSLR).

Ulanzi U-Rig Metal e Ulanzi U Rig Pro

A chinesa Ulanzi é uma empresa especializada em produtos para fotografia e filmagem com acessórios de boa qualidade e preços mais acessíveis. Dois de seus Rig que recomendo são:

O U-Rig Metal, a versão mais completa de seus equipamentos para smartphones. Além de ser o mais resistente de todos os Rigs, já que conta com o corpo inteiro de metal, portanto mais pesado que os demais, pode ser utilizado com diversos acessórios. Conta com 2 “cold shoes”, 4 entradas de 1/4 e também um adaptador de lentes (17mm e 37mm). Praticamente cabem todos os mesmos equipamentos que os do Beastgrip Pro, incluíndo o DOF MK2. A vantagem do U-Rig Metal? Preço: Fácil de ser encontrado em sites chineses custando a metade do Beastgrip Pro.

Ulanzi U-Rig Metal
Ulanzi U-Rig Metal

O modelo U Rig Pro é a versão mais barata da Ulanzi. As diferenças deste para o modelo anterior ficam por conta do corpo de plástico, das entradas (3 “cold shoes” e 2 entradas de 1/4) e por não contar com adaptador para lentes. Este custa bem menos e pode ser facilmente encontrado em sites chineses. Caso goste destes fique atento pois há um modelo anterior sendo vendido que conta com menos entradas.

Ulanzi U Rig Pro
Ulanzi U Rig Pro

Evolution Pro

Este modelo da DREAMGRIP é bem similar aos anteriores mas com um visual diferente e desmontável. Isso permite que você troque suas partes por outras caso prefira. Sua estrutura é parte de metal parte de plástico. Este conta com 7 entradas de 1/4 e 2 “cold shoes” e um adaptador de lentes. E é neste ponto que este se destaca já que pode ser utilizado com lentes de 17mm, 37mm e 52mm nativamente.

DREAMGRIP EVOLUTION PRO
DREAMGRIP EVOLUTION PRO

O Evolution Pro também tem uma vantagem sobre os demais: Preço. O kit básico está posicionado entre o o Beastgrip Pro e o Ulanzi U-Rig Metal, mas já vem com dois filtros de lentes. Pagando um pouco mais pelo kit Evolution Mojo o pacote conta também com dois LEDs e um microfone shotgun. Para mais detalhes confira no site oficial. Lá também é possível adquirir outros acessórios.

Existem diversos outros modelos diferentes de Rigs para smartphones, mas estes são alguns dos mais interessantes e já permitem melhorar muito o seu fluxo de trabalho de filmagem. Espero que gostem.

595 Total 1 Hoje