Aplicativo Ruim de Roda – Ajude a denunciar os maus motoristas de sua cidade

Ajude a denunciar os maus motoristas de sua cidade
Ajude a denunciar os maus motoristas de sua cidade

Essa dica via para você que, assim como eu, fica revoltado quando vê alguém fazendo besteira automotiva nas ruas. Sabe aquelas pessoas folgadas que param o carro onde não podem (vaga de deficiente, pegando duas vagas, sobre faixa de pedestre…), que dirigem com os faróis desligados à noite, fazem racha nas ruas… Pois bem, agora é possível registrarmos essas situações e com isso tentarmos ajudar a melhorar um pouco o transito.

Não, essa não é uma ação dos Detrans, mas de três desenvolvedores de aplicativos. Henrique Velloso, Matheus Frozzi e Moisés Pio criaram um aplicativo chamado Ruim de Roda. Este aplicativo permite fazer registros anônimos (?!?) destas barbeiragens. Basta fotografar o carro (pode moto também?) infrator e compartilhar o problema detectado com a placa e localização.

Através do aplicativo ou do site, que é quase como uma rede social, é possível visualizar todos os registros compartilhados por outros usuários do “Ruim de Roda”. O legal é que isso pode ser útil às autoridades para que autuem os infratores, ou para ter uma idéia melhor de locais onde ocorram com mais frequencia determinados problemas.

Um outro recurso interessante do aplicativo é que pode-se cadastrar a sua própria placa e assim você é avisado de que alguém fez uma denúncia. É interessante pois você pode ter feito algo errado sem perceber (estacionar em uma vaga reservada que a sinalização estava apagada por exemplo) e retirar seu carro de lá. Ou até mesmo se educar para que não cometa mais infrações.

O “Ruim de Roda” por enquanto está disponível apenas para iOS, mas acredito que dependendo do seu sucesso seja disponibilizado também para outras plataformas. Muito legal ver este tipo de iniciativa surgindo das pessoas comuns e não ficar apenas dependendo do governo. Só espero que não venha algum infrator revoltado querendo entrar na justiça reclamando por questões de privacidade ou exposição de seu carro. Sempre tem um que prefere esconder seus erros com este tipo de desculpa ao invés de se educar.

Link para downloadAcesso ao site

1311 Total 1 Hoje