U-Grip da Ulanzi vale a pena? Para que serve este tipo de estabilizador?

Ulanzi U-Grip com smartphone, Ulanzi U-Grip com smartphone, “tela extra”, microfone e lente

Você está procurando um estabilizador manual de câmera que ofereça além de estabilidade também facilidade de uso e que não seja caro (confira preço aqui) ?Talvez os modelos do tipo U-Grip sejam boas opções. Caso não saiba sobre o que estou me referindo falo daqueles acessórios em formato de U muito utilizados por skatistas com câmeras de ação para suas filmagens. Pessoalmente chamo este tipo de estabilizador de “escorpião” devido ao seu formato.

Confesso que antes eu não me imaginava utilizando um Grip assim já que não sou mais praticante de esportes de ação, mas a Ulanzi me enviou um há algum tempo e resolvi dar uma chance para este acessório. Pesquisando aqui e ali, e também testando, descobri que este tipo de acessório não é apenas útil para filmar esportes de ação, mas também para casamentos, filmes, desfiles e tudo que é tipo de produção que se realize em movimento com ângulo baixo.

Medidas do U-Grip Medidas do U-Grip

Usabilidade e performance

O estabilizador de câmera U-Grip me pareceu oferecer um bom equilíbrio para câmeras de ação, assim como smartphones e também câmeras DSLR. Eu testei com minha velha Virb Elite da Garmin, uma câmera de ação que já tenho comigo há tempos, juntamente com seu controle acoplado na alça superior. Também testei com um iPhone Xs utilizando uma lente, microfone e outro smartphone como tela extra. Este Grip me permitiu usar com acessórios diferentes e posicionar as câmeras em posições diversas, achei isso bem prático para poder montar configurações conforme as minhas necessidades.

A alça acolchoada para segurá-lo torna seu manuseio bem confortável e não tive problemas para utilizá-lo por quase duas horas seguidas com uma câmera de ação. Imagino que mesmo acoplando mais equipamentos nele ainda continuaria fácil seu uso.

Eu testei fazendo pequenas filmagens durante uma patinada de 22km e a impressão que tive era que ele aguentaria bem algumas pancadas caso caísse ou batesse em algo. Dependendo do tamanho da câmera de ação que se use nele acredito que este Grip daria inclusive uma boa proteção.

Ulanzi U-Grip com câmera de ação e controle remoto Ulanzi U-Grip com câmera de ação e controle remoto

Finalidade

Estes estabilizadores em formato de U são feitos para poder filmar em ângulos e alturas mais baixas, geralmente da cintura para baixo de quem o está manuseando, chegando até bem próximo do chão. Neste ponto achei mais prático e seguro do que com um gimbal. Não me imagino utilizando um em produções com mais velocidade, por exemplo filmando uma cena de patins, skate, bicicleta…

A questão de estabilização é que não me pareceu ser aquela maravilha toda como alguns dizem por aí, mas funciona bem e fica bem melhor do que filmar “na mão”. Funciona, não tanto quanto outros tipos de estabilizadores (gimbals, steadycams…) mas funciona. Se estiver com um bom peso (câmera e acessórios) ajuda bem já que a gravidade puxa para baixo e a alça compensa estabilizando. Mas ainda assim, como qualquer estabilizador é preciso um pouco de treino com o equipamento para que o resultado fique realmente bom. No mais, o que faltar na estabilização utilizando o U-Grip é fácil de salvar na pós edição.

Conclusão

No geral gostei deste modelo da Ulanzi. É leve, permite acoplar, além da câmera, três acessórios ao mesmo tempo na alça superior bem como dolly skater (uma espécie de carrinho de filmagens) ou algo do tipo por baixo. Não é caro e permite novos movimentos e ângulos para filmar mantendo o conforto no manuseio.

72 Total 3 Hoje