Ulanzi Video Cage I e II – Diferenças entre as duas gerações de cages para smartphones

Ulanzi Video Cage I (esquerda) e II (direita)
Ulanzi Video Cage I (esquerda) e II (direita)

Há alguns meses atrás eu falei aqui no site sobre Rigs de câmeras para smarphones. Lá eu citei para que servem, quais as vantagens e até mostrei alguns dos modelos mais vendidos, com maiores possibilidades de uso e que servem para todos os smartphones. Hoje trago aqui uma opção tão boa quanto mas específica para os iPhones.

A Ulanzi, empresa chinesa especializada em produtos para fotografia e filmagem, comercializa há algum tempo o Rig Video Cage (iPhones X, Xs, Xs Max). Recentemente ela lançou a segunda geração deste Rig (iPhones X, Xs, Xs Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max e Samsung S10 Plus). Tanto uma quanto a outra geração são basicamente os mesmos produtos, mas a segunda versão foi melhorada em vários detalhes aqui e ali que a deixou bem melhor que sua antecessora.

Na primeira versão o metal era um tanto “tosco” com uma pintura áspera que marcava muito facilmente, parecia mais um protótipo do que um produto final. A abertura do Rig era pela lateral através de uma rosca na parte de baixo. Acima as três entradas de 1/4” eram muito próximas, o que na prática só permitia usar uma de cada vez. Os acessos aos botões laterais do iPhone eram um tanto difíceis de usar. A única vantagem do modelo anterior em relação ao novo era para quem utiliza lentes Moment pois vinha também um adaptador para as lentes desta marca que usam um formato proprietário.

A nova versão do Rig Video Cage agora tem um acabamento bem melhor, agora sim condizente com um produto final. Na parte superior, as entradas de 1/4” estão mais espaçadas e os dois Cold Shoes (tanto superior quanto lateral) estão na mesma altura do resto do cage. Com isso ele ganhou mais duas entradas de 1/4” na lateral.

Para encaixar o smartphone agora é através de uma tampa magnética na parte de trás. O acesso aos botões laterais agora ficou mais fácil pois o Rig ganhou também botões. Internamente a nova versão vem também com um case plástico transparente para proteger o iPhone (na anterior a única proteção era uma fina fita na lateral interna).

Pontos negativos da segunda versão:

  • Não acompanha mais o adaptador para lentes Moment (da versão anterior cabe na nova)
  • O case interno é transparente, que irá futuramente amarelar como qualquer outro do tipo, poderiam ter colocado um preto.

Em minha opinião esta segunda versão vale muito mais a pena do que a primeira por toda a melhoria feita pela Ulanzi. As versões para os demais iPhones e também para o Samsung S10 Plus seguem as mesmas características citada acima.

Em comparação com o U-Rig Metal da Ulanzi (Rig grande e universal – confira no outro post) a vantagem do Rig Video Cage fica por conta do peso menor, encaixe perfeito da lente externa sobre as do iPhone (no U-Rig Metal precisa regular) e a facilidade de transporte por ser menor. 

Por outro lado, o U-Rig Metal é universal (serve em todos os smartphones) tem mais espaço para acoplagem de outros equipamentos (iluminação, microfone e outros) além de ser compatível com encaixes de dois tamanhos diferentes (17mm e 37mm) de lentes.

Os produtos citados aqui podem ser encontrados no site da Ulanzi.

65 Total 3 Hoje