Upss...

Como melhorar as fotos de pessoas

Pense rápido: O que você quer fotografar na maior parte do tempo? Se você for como a maioria dos fotógrafos a resposta será “pessoas”. Se você pretende fotografar seus amigos em situações do dia-a-dia como as tentativas de sua irmã correr uma maratona, ou fotos para perfil Facebook o segredo é capturar a essência do que compõe a personalidade de alguém. Nós vamos mostrar-lhe como.

Para capturar as pessoas no seu melhor momento você irá precisar de muita luz. Várias câmeras vêm com flash, mas a luz natural tende a ser sempre melhor. Se você estiver ao ar livre, tente permanecer fora da luz solar direta. Pode parecer um contra-senso (afinal, o sol é a luz mais brilhante que temos), mas a luz solar tende a ser direcional, por isso um dos lados da pessoa a ser fotografada será iluminado e o lado oposto ficará muito mais escuro.

Fotos espontâneas

Retratos espontâneos são melhores, mas fique de olho no fundo: Os andaimes atrás dessa garota não estão ajudando em nada a foto.

Adicione contexto

Adicione contexto ás fotos incluindo seu modelo - Esta por exemplo conta com um fotógrafo
trabalhando em uma foto de baixo ângulo dramático.

Combinação de iluminação

A luz macia que entra através de uma janela do lado combinou com a iluminação artificial no fundo

Se você estiver em ambientes abertos, tente tirar suas fotos enquanto está nublado. A luz suave que você obtém em um dia nublado é porque o sol brilhando sobre as nuvens faz um efeito que as transforma em uma enorme fonte de luz. Assim não há sombras muito marcantes e as pessoas são iluminadas por inteiro. Se não há nuvens no céu, ir a um local sombreado pode causar um efeito semelhante.

Ao fotografar retratos, não se preocupe muito com as configurações da câmera. O Nokia N8 é magnificamente ajustado para tomar retratos perfeitos no modo automático. Se você tem bastante luz, desligue manualmente o flash e segure firmemente a câmera no momento que for tirar a foto.

O ângulo de tirar as fotos é provavelmente o aspecto mais importante: Se você tirar as fotos de abaixo, as pessoas tenderão a olhar para baixo, o que dá até ao mais magro de nós um “queixo duplo”. Peça aos seus “modelos” para olhar um pouco para cima e tire as fotos de cima e um pouco de lado.

Esta é apenas a primeira de uma série de dicas fotográficas que serão disponibilizadas aqui no blog. Todas elas estarão agrupadas nesta área

Posts relacionados:


Related Posts with Thumbnails
TAGS: , , , , ,

7 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Muito boa a iniciativa de traduzir a dicas. Eu particularmente tenho dúvidas se as fotos macro com o N8 são boas. Tirar fotos de documentos de perto como será a qualidade da foto? As letras do texto ficam nítidas?

    Hoje o Giz BR fez um post compilando vários reviews do N8 e, falando resumidamente, criticaram a câmera e o Symbian^3. Seu blog foi citado em um comentário (@Mapuche77) desse post para afirmar que as fotos do N8 eram melhores do que as publicadas no Giz e a resposta dos editores do Giz foi uma dura crítica ao Npossibilidades, em relação a avaliação da câmera do n8.

    O post é: [Frankenreview] Nokia N8
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/frankenreview-

    • Alessandro disse:

      Muito obrigado pelo elogio à minha iniciativa Rodrigo. Não fiz este teste ainda que perguntou, mas farei assim que chegar o meu aparelho.

      Quanto ao Gizmodo, obrigado por ter avisado. Já deixei meu comentário sobre essa crítica que fizeram e também encaminhei para o e-mail deles. Vamos ver o que respondem.

      • Rodrigo disse:

        Aguardarei seu teste com a câmera do N8. Tenho especial interesse em tirar fotos de documentos para arquivar no PC e na "nuvem". Se o N8 der conta do recado com facilidade terei certeza que posso substituir uma câmera compacta por ele e levar menos um gadget na mochila.

        Em relação ao Giz, parece que o Pedro Burgos infelizmente na resposta continua com a mesma opinião tentando desmerecer seu blog ao insinuar que suas análises não são independentes.

  2. Igor disse:

    Alessandro seu blog é excelente

    está na minha lista de favoritos e entre os sites mais visitados no meu crome

  3. J. F. Mitre disse:

    A câmera do N8 é realmente fantástica. Porém, a identificação automática dela funciona muito abaixo do esperado. Sempre seleciono o modo de cena manualmente e, se necessário, ajusto algumas opções a parte, mas pelo menos o modo de cena e configuração de flash eu ajusto manualmente.

  4. Marcelo disse:

    Tenho uma duvia… sempre quando estou com amigos…sempre a noite..eu tiro fotos com eles…o olho vermelho em quase tdas as fotos ficam muito visiveis…tanto q nem com a função de tirar o olho vermelho no N8 ou em outro programa nao consigo tirar… queria ver se o erro está nas configuraçoes ou em tirar fotos a noite…

Deixe seu comentário


PageRank Central Blogs