Upss...

Exemplo de impacto do uso de celulares na sociedade

Motoboys em São Paulo tem seu próprio canal

Motoboys em São Paulo tem seu próprio canal

Vou falar aqui neste post sobre um assunto um pouco mais sério, mas nem por isso deixa de ser relevante. É interessante saber como a tecnologia móvel, principalmente celular, influencia o dia a dia das pessoas. Já faz algum tempo que eu havia lido sobre um exemplo deste tipo de impacto no qual originou um projeto bem interessante. Este projeto foi criado no ano de 2007 em São Paulo e tem foco em uma das categorias profissionais mais discriminadas. Os motoboys. Ele é apoiado, entre outros, pela Prefeitura de São Paulo, pelo Centro Cultural de São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, FAAP e SEACEX (Sociedad Estatal para La Acción Cultural Exterior).

Como esta categoria (que engloba motoboys, mensageiros, courrier, delivery, mototáxi…) normalmente não conta com muitos recursos, o idealizador do projeto, o espanhol Antoni Abad, acabou concluindo que dispositivos como celulares seriam a melhor ferramenta para formar uma rede de comunicação entre o grupo. Assim acabou criando o Canal*MOTOBOY no site Zexe.net.

Neste canal de notícias, são trocadas informações quase que em tempo real, todas coletadas pelos próprios motoboys. Com seus celulares capturam fotos de lugares e situações relevantes ao seu ambiente de trabalho, ou seja, as ruas. Além destas imagens, também trocam informações, notícias e mensagens sobre a cidade onde vivem, formando assim um “diário urbano”.

O site Zexe.net (que também pode ser chamado de Megafone.net) presta um serviço diferente dos demais. Ele foca nas minorias, mais especificamente em grupos de pessoas em risco de exclusão social. Lá essas pessoas podem expor suas experiências e opiniões através do uso de celulares, publicando este material na Web. Desta forma, eles dizem que estes aparelhos se transformam em megafones digitais ao amplificar voz de pessoas ignoradas pelos meios de comunicação tradicionais.

Os canais disponíveis hoje no site são formados, por exemplo, por refugiados na Argélia, prostitutas em Madri, imigrantes da Nicarágua em Costa Rica, taxistas no México, pessoas com dificuldade de locomoção em Genebra (Suíça), jovens ciganos em Leon (Espanha) e diversos outros.

É interessante ver que como idéias simples, mas bem feitas, associadas a um dispositivo hoje tão comum, como é o caso de celulares, podem se transformar em uma ferramenta tão poderosa.

Bom final de semana. Não deixem de aproveitar com suas famílias e amigos.

Posts relacionados:


Related Posts with Thumbnails
Compartilhar
TAGS: , ,

4 Comentários

  1. Oticas SP disse:

    Bem legal, essa iniciativa ! É interessante saber o que ele vem com seus próprios olhos, o que eles pensam.. realmente, motoboys sofrem uma discriminação ABSURDA ! Não que alguns não dêem motivos pra isso, mas toda árvore tem seu fruto podre, e não podemos julgar todos eles, por causa de um único indivíduo !

  2. Bakugan disse:

    Caramba que grande sacada, aposto que eles já devem estar implementando alguma integração com o twitter, ou até mesmo o foursquare.

  3. Thiago disse:

    Só uma correção ao seu texto. Geneve(ou Genebra em português) fica na Suíça e não na França como você informou. Grande abraço

    • Alessandro disse:

      Tem toda razão Thiago. Sei lá onde eu estava com a cabeça pra dizer aquilo. Muito obrigado pela correção. ;)
      Tá vendo pessoal, isso que é leitor atento. Ninguém tinha reparado no erro. hehehe…

Deixe seu comentário


PageRank Central Blogs