Incrível como até hoje encontro pessoas que duvidem ser possível utilizar smartphones profissionalmente. Estou me referindo especificamente à produções de vídeo. Não estou falando de vídeos curtos para redes sociais mas sim de produção cinematográfica. Um exemplo disso foi o que a Apple apresentou há algum tempo com um plano-sequência com mais de 5 horas de duração (confira os detalhes).
Alguns disseram que em ambiente controlado e com a iluminação correta até daria para fazer algo. Ainda bem que não são todos que pensam assim e se arriscam a quebrar essas limitações. Sabem quem é Steven Soderbergh? É apenas um dos maiores e diretores de Hollywood na atualidade. Responsável pela produção de filmes como 11/12/13 Homens e um Segredo, Contagio, Traffic…
High Flying Bird | Trailer oficial
Em 2018 ele produziu um filme chamado Unsane utilizando como câmera o iPhone 7. Agora ele repetiu a dose e gravou o filme High Flying Bird novamente com um smartphone, mas desta vez usando o iPhone 8. Repare que não foi sequer com algum modelo mais novo com câmera melhor, foi com um modelo de 2017. O filme em questão foi feito para a Netflix e já está no catalogo brasileiro.
Quem é profissional da área e consegue perceber alguns detalhes técnicos a primeira experiência dele. No filme Unsane tem algumas cenas, principalmente as em movimento, que ficaram fáceis de perceber que era um smartphone como câmera. Mas no filme recente a coisa mudou muito.
Voltando a falar de High Flying Bird, o diretor foi questionado no festival de Sundance, durante a apresentação do filme. A pergunta foi se ele voltaria a gravar em película. Brincando a resposta foi: “Você gostaria de voltar a escrever roteiros usando o lápis?” .
Curiodidades
- Steven Soderbergh começou sua carreira como editor e por isso afirma que gosta muito do digital. Geralmente no fim de um dia de gravações ele gosta de editar o material gravado.
- Em ambos os filmes gravados com smartphone ele usou o aplicativo tão conhecido (e comentado por aqui) FiLMiC Pro e manteve o perfil de imagem LogV2.
E você achando que precisa gastar uma fortuna em equipamentos para produzir um bom material. Acima de tudo saiba que com um smartphone, aprendizado correto e dedicação é possível sim criar belos conteúdos, basta se esforçar. Sem isso você acha que alguém conseguiria produzir um filme para Netflix produzido com smartphone?
UNSANE | Trailer oficial
UNSANE | Por trás das cenas