O futuro dos notebooks é perder as portas de conexão?

O futuro dos notebook é perder as portas de conexão? Precisamos mesmo de tantas portas?
O futuro dos notebook é perder as portas de conexão? Precisamos mesmo de tantas portas?

Tenho visto por ai uma série de comentários atacando e/ou elogiando o último lançamento da Apple na linha de notebooks, o Macbook. Alguns reviews dizem que é o notebook do futuro, outros reclamam (como sempre) da falta disso ou daquilo. Não vou entrar neste mérito, muito menos em questão de preços (sim é muito caro) até porque o foco aqui é outro. A questão que quero falar é sobre a perda de portas de conexão.

Antigamente os notebooks vinham com uma série de portas de nomes complicados, muitas delas a maioria das pessoas sequer sabia para que servia. Algumas eram muito específicas para determinados grupos de usuários, outras até que tinham usos bem comuns. Lembro de ver alguns computadores com portas paralelas, portas COM, Firewire, Thunderbolt, rede, USB, VGA, HDMI, saída/entrada de áudio, entradas para telefone, rede, cartão PCMCIA, cartões de tipos diversos (CF, SM, MMC, SD, MemoryStick, xD…), além dos também aposentados drivers de disquete, CD/DVD. Isso tudo sem contar a entrada de energia. Se procurar irão encontrar outras diversas que já existiram, mas já deu para entender né?

Antes que digam alguma coisa, não, não estou defendendo a Apple que cortou quase todas as portas neste novo computador. Estou apenas compartilhando uma opinião. Depois de ler vários reviews e comentários parei para observar o uso que utilizo conectado ao meu computador, um Macbook Air 2011.

Este tem uma entrada para cartões à qual utilizei apenas uma vez para testar se funcionava, isso foi quando comprei o computador. Há uma porta Thunderbolt que já foi utilizada diversas vezes para conectar outro monitor, mas há tempos caiu no esquecimento. Já as portas USBs só uso no trabalho para transferência de arquivos (via pendrive) por questões de bloqueio da rede (corporativa) para transferência via conexão sem fios, e ainda assim quando preciso é de apenas uma.

As únicas entradas que realmente faço uso constantemente são a de fone de ouvidos (que poderia deixar de usar com um fone Bluetooth) e a MagSafe (para carregar bateria). Sendo assim, neste ponto (falta de portas), o novo Macbook não me parece ser algo tão absurdo quanto vejo as pessoas criticarem, pelo menos para o meu uso. Ok, o USB tipo C não conta ainda com qualquer tipo de acessório ou periférico, mas isso tende a mudar com o tempo. Antes ninguém usava pendrive, era tudo com disquete e CD. Quem utiliza isso hoje?

Nós gostamos muito de criticar o que é novo mesmo antes de testar. Que tal pensarmos um pouco no que realmente usamos/precisamos?

Compartilhe