[Opinião] Parceria entre Nokia e Microsoft e o desfecho do Symbian

Muito têm se falado ultimamente sobre esta parceria entre as duas gigantes, Nokia e Microsoft. Tenho visto muito fã da empresa dizer que não vai mais comprar aparelho, que vai vender os que tem hoje, gente dizendo que o Symbian morreu de vez, empregados da Nokia se revoltarem e saírem para protestar nas ruas, ações da Nokia despencarem a níveis alarmantes, analistas de mercado afirmando que foi uma jogada errada… Mas será mesmo que foi um erro? Ou será que deram mesmo um tiro no pé?

Aqui no blog abri duas enquetes para saber qual era a opinião dos leitores. A primeira era para apontarem qual achavam que seria a melhor estratégia a se adotar pela Nokia. A segunda, após o pronunciamento oficial, foi para saber se haviam gostado deste. Através destas enquetes ficou bem claro que,para os fãs da empresa e do Symbian,esta atitude não foi bem vista. Mais da metade dos votos foi contra a mudança e a favor da permanência e melhoria do Symbian. Já em outros veículos de notícia, muitos dos quais voltados para outras plataformas, às respostas foram as mais diversas e o equilíbrio de opiniões foi um pouco maior.

Enfim, me perguntaram qual é a minha opinião sobre isso. Tenho que confessar que a princípio não gostei nada da estratégia adotada. Fiquei com aquela sensação de ter levado um soco no estômago, mesmo já imaginando que isso aconteceria. Não posso dizer que já me acostumei com a idéia, até porque não sou fã do sistema mobile da Microsoft.

Nokia e Microsoft
Nokia e Microsoft - Opinião pessoal

Acho sim que o Symbian precisava de uma nova interface e maiores facilidades de uso para usuários que querem algo mais simples de operar. Mas isso poderia ser feito sobre o sistema que temos hoje. Em minha opinião (vejam bem, a MINHA OPINIÃO) como usuário de tantos anos, é que o Symbian não deveria acabar assim. Foi o precursor de muitos dos sistemas que conhecemos hoje, é o que mais conta com recursos nativos e possibilidades de uso e o que menos impede que seus usuários tenham acesso às suas configurações. Dizem que ele estava atrasado, parado no tempo. Em partes sim, para quem gosta muito de redes sociais e ferramentas nas nuvens. Mas muitos dos seus recursos nativos, coisas que ele fazia há anos, nem todos os sistemas mais novos possuem hoje. Tentem simplesmente gerenciar arquivos no Android, no iOS então nem se fala. Já transformei aparelho com Symbian em controle remoto (para TV, DVD, ar condicionado…), sistema de segurança para carro e casa, mídia center, babá eletrônica e até em servidor web, sem contar com tantos outros experimentos durante todos estes com o Symbian (lá se vão mais de sete anos desde o meu antigo Nokia 6600). Estava esperando que fossem apresentadas novas interfaces (que ainda virão, sei disso) e que estas tornassem as coisas mais fáceis.

Espero que esta parceria seja no futuro, não muito distante, melhor do que aparenta hoje. Espero que sejamos todos surpreendidos com boas novidades e que esta parceria dê sim ótimos frutos, afinal, nós que somos consumidores de tecnologia é que temo mais a ganhar. Sem contar o grupo dos blogueiros tecnológicos que sempre terão assunto para postar.

Me perguntaram também se eu iria deixar de falar sobre Nokia e/ou Symbian aqui no NPossibilidades. É claro que não, as notícias irão continuar a serem publicadas por aqui até que se esgotem. Infelizmente pelos planos anunciados, a tendência é de que após um período de cerca de dois anos, a transição entre Symbian e Windows Phone seja concluída e que ele esteja apenas em aparelhos menores. Até que isso aconteça, o bom e velho Symbian terá sim seu espaço garantido por aqui.

Se vou trocar de plataforma em meus smartphones? Por enquanto não. O Nokia N8 está me atendendo muito bem em tudo que espero dele e ainda hoje descubro novas possibilidades para seus recursos. As próximas atualizações anunciadas trarão boas novidades e pretendo utilizar todas. Sem contar que mesmo com tudo que tem acontecido pretendo sim ter um Nokia E7, que chamo carinhosamente de “irmão executivo do N8”. Depois disso… Veremos, até lá ainda tem muita coisa para acontecer. Pode até ser que eu mude de idéia quanto ao Windows Phone e passe a gostar deste sistema. Android? iOS? Também não descarto nenhuma destas opções. Até porque pretendo manter pelo menos um aparelho de cada sistema. Hoje utilizo Symbian, Maemo, iOS em meus aparelhos. Já testei vários com Android e estou conhecendo mais afundo agora o Bada, além de já ter testado diversos outros sistemas menores ou até já descontinuados. Qual o melhor? Nenhum. Cada um atende a uma finalidade diferente. Cabe apenas a cada um escolher o melhor para as suas necessidades.

E antes que alguém venha me chamar de fanboy ou algo do tipo por este desabafo, para esses eu digo que… esquece, não digo nada. Não vale à pena.

Compartilhe