Pesquisa aponta tour virtuais como ferramenta de marketing durante a pandemia

Tour virtuais como ferramenta de marketing durante a pandemia
Tour virtuais como ferramenta durante a pandemia

Encontrei uma pesquisa bem interessante realizada recentemente. Ela afirma que o setor de produção de tour virtuais em 360º deu um salto enorme em 2020. Muito deste sucesso foi por causa da pandemia. Além de estar se tornando mais amplamente uma ferramenta para treinamento, vendas e passeios virtuais.

Este é o melhor momento para quem quer desenvolver novas habilidades de fotografia ou filmagem em 360º. Mas não só isso, também para quem tem algum negócio que possa se beneficiar desta tecnologia. 

Conteúdos imersivos não são novidade mas recentemente tem se desenvolvido como nunca por causa do isolamento social. Pelo menos é isso o que mostra a pesquisa realizada pela LCP360. A empresa LCP360 é sediada em Chicago e atua no setor de estratégias de marketing. 

Dados da pesquisa

Entre fevereiro e maio de 2020, as visitas de tours virtuais aumentaram 329% e durante o COVID. 90% dos profissionais de marketing entrevistados descobriram que os tours virtuais contribuíram para aumentar os números de quantidade de aluguéis.

Pela pesquisa concluíram que foi-se o tempo em que os passeios virtuais eram simplesmente ferramentas de marketing opcionais. Depois que a pandemia atingiu o planeta, este tipo conteúdo visual se tornou uma necessidade. Principalmente porque as pessoas passaram a trabalhar de casa por meses seguidos sem a possibilidade de levar seus clientes ao imóveis.

Para os dados, foi pedido aos profissionais que compartilhassem alguns insights sobre seus tours virtuais antes e durante a pandemia. 

Exemplo de tour virtual criado pela LCP360
Exemplo de tour virtual criado pela LCP360

Antes 30% dos profissionais de marketing afirmaram que suas propriedades ofereciam apenas passeios simples pelas unidades. Isso mudou bastante desde o fechamento repentino de instalações locais. Passeios on-line completos mostrando os imóveis agora são essenciais. Principalmente para os locatários que desejam visitar os jardins e as instalações de sua futura casa.

Tours virtuais não são mais apenas uma opção agradável de ter

Muitos profissionais consultados para a pesquisa adotaram passeios virtuais no início das restrições de bloqueio porque eles simplesmente não tinham a opção de levar os locatários pessoalmente aos imóveis. 

Descobrimos que a atividade de tour virtual ainda está aumentando, mesmo enquanto algumas comunidades começam a reabrir. Dos passeios que examinamos, em média, houve um aumento de 329% nas visitas de fevereiro a maio. Também descobrimos que as conversões aumentaram significativamente em tours virtuais de fevereiro a maio. Alguns tours registrando um aumento de até 200% nos quatro meses.

Alguns profissionais recorreram aos passeios virtuais para uma “solução rápida” dos contratempos do COVID-19. Dado que 90% dos profissionais disseram que conseguiram fechar mais concessões invisíveis com tours virtuais on-line. Com isso o envolvimento continua a aumentar em geral e este recurso se tornou uma ferramenta valiosa de longo prazo. Por fim concluíram que produção 360º se tornou necessário em todo kit de ferramentas de vendas e marketing.

Alguns outros dados apresentados mostram onde as empresas consultadas estão concentrando seus orçamentos:

97% decidiram mudar a estratégia para tours online em março de 2020. 85% se concentraram mais no treinamento de agentes de leasing no segundo trimestre.
55% investiram mais em marketing de mídia social. 63% investiram em sinalizar para que os clientes soubessem que tours virtuais estão disponíveis.

Conclusão

Embora as incertezas da pandemia tenham causado uma oscilação no mercado, a indústria continua apresentando desempenho e avanço. Em conclusão os resultados da pesquisa mostram que a estratégia digital para o mercado imobiliário mudou. Além disso as empresas revitalizaram completamente suas estratégias, gastando mais tempo em treinamento.

A pesquisa realizada pela LCP360 chegou à algumas conclusões, dentre elas:

Experimente novos empreendimentos digitais que sua empresa adiou. Nosso mundo mudou. Agora é a hora de adotar novas tecnologias que o colocarão à frente da concorrência.

Concentre-se no longo prazo. A pandemia ensinou a muitos de nós a reagir por impulso e encontrar soluções rápidas para nossos problemas. Em vez disso, devemos adotar o novo normal com ferramentas digitais que resolvam nossos problemas. Não apenas isso, mas que também tratem de problemas de longo prazo. Isso faz com que o investimento valha a pena.

Comentário

Bem interessante estes resultados, principalmente os números alcançados. Considerando tudo isso, fica a seguinte pergunta: Você quer aproveitar este momento para começar a produzir conteúdos em 360º? Caso tenha interesse confira aqui uma ótima maneira para começar.

Se está precisando de uma consultoria na área, saiba que eu posso lhe ajudar nisso. Além disso, caso precise de um profissional para produzir vídeos e tours virtuais, procure a minha produtora que nós teremos o maior prazer em lhe atender.

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