Que uso você faz de seus gadgets nas férias?

O que você faz com seus aparelhos durante as férias?
O que você faz com seus aparelhos durante as férias?

Como sempre faço aqui no site todo começo de ano, vou comentar um pouco sobre o uso dos meus gadgets e aplicativos durante as férias. Durante este período tentei o menor uso possível de tecnologia (para um geek) já que a idéia era aproveitar o curto período com minha família. Então reduzi ao mínimo os recursos que pretendia utilizar e ficar apenas no básico: Localização, fotografia, segurança e um pouco de entretenimento. Para isso fiquei apenas com a dupla Nokia N8 e iPad (e um N95 que abaixo explico porque).

Para começar, como sempre faço quando vou pegar a estrada, antes traço todas as possíveis rotas para os locais para onde pretendo ir. Desta forma consigo fazer um estudo melhor do caminho e evitar problemas. Antes eu utilizava sempre o Garmin Mobile XT para isso, mas após minha última experiência na estrada, onde fiquei alternando entre ele e o Nokia Mapas, resolvi ir apenas com o segundo desta vez. O Nokia Mapas mais uma vez se mostrou uma ótima opção para traçar os caminhos pelas estradas, a única falta que sinto nele é uma opção para aviso de proximidade de POIs como radares de velocidade, postos policiais e outros do tipo. A solução foi utilizar o aplicativo piPOIAlert em conjunto com os POIs do Mapa Radar. O resultado desta mistura foi excelente.

Fica a dica para quem vai viajar de carro: Mesmo que você conheça bem as estradas por onde vai trafegar vale a pena ir com um GPS. Além de todas as vantagens óbvias de se utilizar um aparelho com este, é muito bom para poder saber previamente as próximas curvas e se preparar para fazer ou não uma ultrapassagem.
Voltando aos aplicativos, um ponto que levei em consideração maior desta vez foi o quesito segurança. Como resolvi ir a locais por onde nunca havia estado antes pensei em tentar me assegurar um pouco mais em relação ao meu carro. E foi ai que entrou o Nokia N95 que já até havia esquecido em uma gaveta. Instalei nele o aplicativo Periodic Phonelocator (que já comentei aqui uma vez). Com ele é possível localizar seu aparelho Symbian caso este seja roubado ou perdido, então o transformei em um rastreador. Bastou esconder o aparelho no carro para saber sempre onde este estava.

Quanto ao entretenimento, este ficou dividido entre os dois aparelhos que levei. O iPad foi munido de iBooks com um bom livro (no momento a biografia oficial de Steve Jobs), além de jogos para meus filhos. Já com o N8 resolvi apresentar a prática do Geocaching para minha família. Instalei o aplicativo Cacheme e fomos atrás de alguns caches, além de criar outros. Recomendo a todos que experimentem fazer isso um dia, é muito divertido, ainda mais com pessoas próximas (família e amigos).

Claro que nem sempre dava para ficar totalmente desconectado, tinha que compartilhar alguns momentos com os amigos que estava longe. Então resolvi ir com o Molome no N8 para enviar fotos de alguns locais por onde passava e também com o aplicativo Wi-Fi Finder (mais que recomendado) no iPad para poder localizar hotspots nas cidades por onde passei.

Por fim, fiz uso constante de mais outros dois aplicativos no iPad. O Pacotes (para acompanhar o status nos correios de produtos que adquiri ou de presentes que enviei) e também o aplicativo Amigo Secreto que faz parte do site/serviço de mesmo nome no qual participei da brincadeira com alguns amigos virtuais (Cavalaria Geek).

É isso pessoal, e vocês? Como utilizaram (ou utilizarão) seus brinquedinhos eletrônicos nas férias?

Compartilhe