Resultado do desafio “uma semana apenas utilizando o iPad”

Tive alguns problemas essas últimas semanas, por isso este resultado não havia sido publicado antes. Nada a ver com ele, apenas correria do dia-a-dia mesmo. Enfim, segue um resumo do que aconteceu durante o desafio.

Antes, cabe aqui uma explicação para quem está chegando agora, vou esclarecer do que se tratava o desafio. Adquiri um iPad a não muito tempo e me desafiaram a ficar uma semana apenas utilizando-o em minhas tarefas diárias. Neste período eu teria que me virar sem o auxílio de meu netbook, tudo deveria ser feito apenas com o iPad. Topei até para poder saber melhor, e na prática, do que o tablet da Apple é capaz de fazer.

Bom, as principais tarefas do meu dia a dia com as quais realizo com meu netbook são

  • Navegação web
  • Posts no blog
  • Respostas aos comentários deixados no blog
  • Troca de e-mails
  • Atualização de dados de agenda de compromisso/contatos
  • Mensagens no Twitter/Facebook/Buzz
  • Gerenciamento financeiro
  • Assistir à vídeos no YouTube
  • Edição de textos e planilhas eletrônicas
  • Downloads de músicas e podcasts
  • Anotações durante reunião de trabalho
  • Leitura de notícias diversas
  • Desenvolvimento de sistemas
  • Tratamento de imagens
  • Gerenciamento de arquivos

O iPad se saiu bem em quase tudo isso, com algumas ressalvas. A listagem acima reflete o meu uso para um netbook, e isso com toda certeza será diferente para cada um de vocês. Não o utilizo para trabalho, pois para este fim necessito de um equipamento mais parrudo e com maior poder de processamento. Então não tentei utilizar o tablet para isto.

Bom, como a pergunta principal deste teste era se é possível substituir um netbook por um iPad, não vou ficar embromando dizendo que depende. Prefiro apontar o que testei e dizer no que foi possível ou não deixar o netbook de lado em prol do iPad.

Substituiu bem:
Navegação web, troca de e-mails, assistir vídeos, ler livros/revistas, agenda… Tudo isso já foi mais do que demonstrado em propagandas da Apple e em reviews por ai. Apenas confirmo que nisso o iPad não é apenas melhor, mas muito melhor que um netbook. Além de ser bem mais prático de manusear, sua velocidade de processamento e autonomia de bateria deixa qualquer netbook comendo poeira.

Também conseguiu se sair bem melhor para leitura de notícias, anotações de trabalho, gerenciamento financeiro e edição de documentos e planilhas. Mas para tudo isso tive que instalar alguns aplicativos, nem todos gratuitos. Outro dia comento sobre cada um destes programas.

É igual em:
Para os outros usos que faço com o netbook ele deu conta sim, mas como falei antes, existem algumas limitações. Por exemplo gerenciar o blog. Posts simples, aprovação de comentários, respostas a estes, instalação e testes de plugins no wordpress… Tudo foi bem, não foi nem melhor nem pior do que eu faria com um netbook.

Não substitui:
Como falei antes, o iPad conseguiu substituir o netbook em quase tudo, algumas tarefas ele não deu conta. Por exemplo: Desenvolvimento de sistemas, tratamento de imagens e gerenciamento de arquivos. Como ele é voltado para um uso não corporativo, este tipo de funcionalidade deixa a desejar. Mas isso é meio que fora do foco da Apple mesmo, principalmente para os dispositivos que ela tem ao redor dos seus computadores (iPod, iPad, iPhone…). Até existem alguns bons aplicativos para edição de imagem, mas além destes serem mais caros (os melhores) não contam com alguns dos recursos que preciso para o tipo de edição que faço.

Observações:
Mesmo não sendo multitarefa ele conseguiu suprir as minhas principais necessidades de uso. Aliás, este é um ponto que merece destaque. Quem já me viu trabalhar sabe que não sou uma pessoa que fica muito tempo em apenas uma atividade, sempre tenho mil abas abertas no navegador, cliente de e-mail aberto, instant messenger, editor de código, editor de texto, banco de dados, player de música… É correto trabalhar assim? Alguns diriam que não, mas é como faço e para mim funciona bem. Mas com o iPad a coisa é diferente. Consegui ganhar agilidade ao realizar uma tarefa de cada vez.

O iPad é um nicho um pouco diferente do que hoje são os netbooks. Estes, à grosso modo, vieram para dar mais mobilidade ao que se faz com um notebook, mas no fundo no fundo fazem o mesmo que seus irmãos maiores (notebooks). O iPad não, ele veio para ser um meio termo entre smartphones e notebooks. Se seu foco for um equipamento mais voltado para produtividade e criação, um netbook resolve, mas se precisa de algo de uso mais rápido, algo que te dê quase a mesma mobilidade de um smartphone, mas com uma tela maior e mais confortável o iPad (ou qualquer outro tablet do tipo) resolvem.

Conclusão:
Como em meus (raros) momentos de descanso continuo sempre de olho no que acontece aqui no blog, no Twitter, em notícias sobre tecnologia e em meus e-mails meus outros aparelhos não conseguiam parar quieto. Ora era o Nokia N97, ora o Nokia N810, ora era o netbook que estava à tira colo. Com este novo tablet consegui concentrar tudo em um só brinquedinho e focar melhor o uso de cada um dos outros.

Para uso pessoal (não profissional), em casa utilizo mais o iPad agora, na rua vou de N97 e o netbook fica para edições de e-books, tratamento de imagens, gravação de DVDs com auxílio de uma gravador externa, desenvolvimento de sistemas e o que mais precisar de mais “poder de fogo”.

Minha agenda de contatos, de tarefas e notas por enquanto fica sincronizada entre o N97, netbook e iPad via Outlook. Como o Ovi Suíte também sincroniza com o site Ovi, tudo está sempre à mão. Ainda estou testando algumas soluções para fazer tudo de forma mais automática, por enquanto é meio trabalhoso.

Editoração de conteúdos e anotações para futuros posts consigo alternar bem entre meus equipamento via Evernote. Links para futuras leituras também fica fácil de gerenciar via Read it Later. Assim, minhas tarefas ficam flutuando tranquilamente entre meus “brinquedinhos” e eu não preciso me preocupar muito em qual deles escolher. Basta pegar o que se encaixa melhor no ambiente onde eu estiver.

Impressão de arquivos é uma coisa que não faço mais há muito tempo, nem lembro mais quando foi à última vez que imprimi um documento. Mas caso precise, o netbook está ai para isso. Também é possível imprimir com o iPad, mas para isso é necessário uma impressora com Wi-Fi.

E meu desktop pessoal? Onde fica nisso tudo? Não fica, nem tenho mais um computador assim. Além de ocupar muito espaço, tudo que fazia exclusivamente nele, agora faço no netbook. Com isso também sobrou para meus outros tablets, já que não tenho mais utilidade para eles. O N810, por ter um teclado QWERTY será útil para minha esposa ler e trocar e-mails e o N800, que tem um lado um pouco mais multimídia, será utilizado pela minha pequena Geek para assistir aos seus desenhos favoritos.

Compartilhe