Revolta: Aplicativos grátis que cobram por tudo

Revolta- Aplicativos grátis que cobram por tudo
Revolta- Aplicativos grátis que cobram por tudo

Se tem uma coisa que está me irritando cada vez mais são os aplicativos gratuitos que cobram por tudo. Tenho encontrado cada vez mais programas que se fazem passar por grátis mas que no fundo são apenas fachada para uma nova mina de ouro dos desenvolvedores. Para quem consome estes, isso é revoltante. Não sei se isso é muito comum em outras plataformas como Android, na loja da Nokia não me lembro de ter visto algo assim, mas na iTunes App Store está cada vez mais comum.

Para quem não faz idéia do que estou falando, deixo aqui um exemplo: O aplicativo PlayerXtreme™ HD para iPad e iPhone. O que ele tem de mais? Nada, apenas um simples tocador de vídeo com uma série de Codec embutidos e recursos básicos como pastas, acesso à rede, legendas… Igual a tantos outros disponíveis na loja. O cúmulo é que apesar de dizer que o aplicativo é grátis, cobram por todos os recursos. É sério… Para adicionar a possibilidade de passar legendas é preciso pagar $0.99, o mesmo acontece com praticamente tudo (Sound Boost, acesso à drives e pastas, proteção de segurança à determinadas pastas, acesso ao DropBox ou SugarSync, uso da saída para VGA e até mesmo a possibilidade de rodar vídeos em DivX).

Este foi apenas um exemplo de aplicativo assim. Existem centenas de outros assim que dizem ser grátis mas que cobram, e muito, no final. Jogos então nem vou comentar pois há inúmeros. Quanto a isso, fica aqui o alerta para os pais. Cuidado com os jogos que baixam para seus filhos, eles podem custar muito caro para seu bolso…

O que mais irrita é que nem sempre estes detalhes são explicados na descrição dos aplicativos, apenas alguns se dão ao trabalho de dizer que é preciso pagar para ativar alguns recursos. No geral apenas dizem o que o programa é capaz de fazer, como se já estivesse tudo pronto em a necessidade de ativar nada.

E você que está lendo este post? O que acha disso?

Compartilhe