Você sente falta do infravermelho nos smartphones?

Infravermelho nos smartphones. Você sente falta?
Recurso fazia parte de diversos modelos antigos

Este final de semana me aconteceu um fato que me fez relembrar aparelhos e tecnologias antigas. O fato foi que o controle remoto de um dos meus aparelhos de DVD parou de funcionar. Como era sábado à noite, lá pelas tantas, não havia como sair para comprar um outro igual ou sequer um daqueles controles universais.

Foi quando me lembrei que em um dos meus smartphones antigos havia um aplicativo (irRemote) instalado. O aparelho em questão é o Nokia N95 8Gb, um dos últimos modelos do mercado que contavam com o recurso de infravermelho. Ok, problema resolvido. Bastou baixar o arquivo de configurações para meu modelo de DVD e tudo certo.

Para alguns leitores, este uso em um smartphone pode ser novidade, ou até mesmo algo não pensado ainda. Mas acreditem, os modelos antigos tinham recursos ainda mais convergentes do que os modelos mais novos de smartphone.

Voltando ao fato, foi ai que fiquei me perguntando sobre o que havia acontecido com a tecnologia. Em diversos aparelhos da época, o infravermelho estava presente sem encarecer em nada sua fabricação. Os componentes para isso são tão baratos que permitem que sejam adicionados a qualquer controle remoto Xing-Ling com custo praticamente zero. Lembro que quando foi anunciada a retirada desta opção os fabricantes alegaram que esta era uma tecnologia ultrapassada, lenta e que não havia mais sentido em mantê-la nos aparelhos.

Será mesmo? Tudo bem que realmente é uma tecnologia antiga e lenta para transmissão de dados de um aparelho para outro, mas o infravermelho não era utilizado apenas para isso. Havia também a opção de utilizar os smartphones como controle remoto de aparelhos diversos como TVs e DVDs.

Como houveram muitas reclamações sobre a retirada deste recurso, este foi outro ponto levantado pelas fabricantes na época. O de que os aparelhos de TV e eletrônicos em geral passariam também por evoluções e que o infravermelho seria substituído nestes.

Pois bem, passaram-se anos e as TVs, aparelhos de DVD, ar condicionado, Home Theater e diversos outros continuam utilizando a mesma tal “tecnologia ultrapassada”. Com a remoção do infravermelho dos smartphones lançados após esta decisão perdemos uma ótima opção em nossos fiéis “brinquedinhos eletrônicos” que poderiam ser mais convergentes do que já são.

Bom, este foi um desabafo apenas. Mas gostaria de saber de vocês o que pensam sobre isso. O infravermelho faz falta? Seria interessante ter este recurso nos smartphones de hoje?

Compartilhe