Vocês realmente utilizam seus gadgets? O que automatizam com eles?

Vocês realmente fazem uso do lado "smart" de seus gadgets?
Quais as facilidades que estes trazem para o dia a dia?

Faz algum tempo que venho pensando sobre este assunto. Para que ter um smartphone ou tablet se não for para tornar as nossas vidas mais fáceis? A idéia de aparelhos como estes é tornar o dia a dia mais produtivo, seja em tarefas complicadas ou em pequenos detalhes que somados consomem bastante do nosso tempo. Vejo muita gente reclamar que sistema tal já morreu, que os aparelhos top de linha que custam pequenas fortunas são os melhores para todos, que isso, que aquilo outro… Mas essas pessoas realmente usam o que seus aparelhos são capazes de fazer?

Não vou entrar em detalhes como processamento, câmera, material, marca ou qualquer dado mais técnico, que no fundo apenas geeks conseguem decifrar. Neste post queria apenas perguntar o que vocês leitores automatizam (ou facilitam) no dia a dia com seus aparelhos.

Por exemplo vou citar algumas dos recursos que utilizo de forma a tornar meu smartphone em algo realmente “smart”. No Nokia N8[bb] tenho, entre outras, as seguintes tarefas configuradas para que ele faça sem a minha intervenção:

  • Modo noturno. Utilizo o aplicativo Sleeping Screen e deixo configurado para trocar para uma visualização mais escura e com fontes vermelhas todos os dias a partir de determinada hora da noite. Assim o aparelho não fica como um “holofote” ao lado da cama. Da mesma forma fica configurado para que volte ao normal alguns minutos antes de eu acordar.
  • Economia de bateria. Assim como faço com o Sleeping Screen, deixo meu aparelho configurado para se desconectar de todos os possíveis serviços disponíveis (3G, telefonia, Wi-Fi, SMS…) em determinada hora da noite. Além de gastar menos a bateria ainda evito ser acordado por ligações telefônicas ou qualquer mensagem de SMS. Pela manhã o aparelho se re-conecta a todos os serviços sem que eu precise fazer nada.
  • Sincronização de contatos, agenda e notas. Todos os dias pela manhã, após se re-conectar e antes mesmo de eu acordar, meu aparelho acessa o serviço Ovi através de minha rede Wi-Fi e sincroniza estas informações. Ainda neste mesmo período ele verifica minha lista de podcasts (Podcatcher) e baixa as novidades, além de atualizar a previsão do tempo (WorldTraveler).
  • Segurança. Outra automatização presente neste aparelho é em questão à segurança. Caso eu o perca ou alguém o roube, ele irá enviar uma mensagem para um determinado e-mail informando qual é o novo número presente nele. Para isso fica sempre ativo o aplicativo Track&Protect. Outro que fica verificando a segurança, e que não preciso fazer qualquer intervenção, é o Periodic. Faz o mesmo que o anterior, mas com a diferença de que de tempo em tempo informa ao serviço on-line onde está meu aparelho, de graça.

Para não dizer que apenas o N8 me trás estas automatizações, cito também o iPad[bb]. Duas facilidades que ele me gera são as seguintes:

  • Sincronização de tarefas. O aplicativo ToDo, que utilizo para gerenciar minhas tarefas, toda vez que é acionado faz a sincronização de todas as minhas atividades com o serviço on-line Toodledo. Desta forma além de ter um backup destas informações, posso ainda fazer o controle através de algum navegador web e ter tudo sincronizado.
  • Emails. Este é um recurso nativo do cliente de e-mails do iPad, mas que facilita bem. Como meu aparelho não conta com 3G, toda vez que ele está próximo a alguma rede Wi-Fi conhecida ele se conecta e faz a atualização de todos os meus e-mails em todas as minhas contas cadastradas.
  • Aplicativos e arquivos. Outro recursos nativo do iPad que é bastante útil é a sincronização com o iTunes. Basta plugar o aparelho ao computador para que todos os meus aplicativos sejam copiados para lá, bem como músicas, fotos, livros…

Estas são apenas algumas das tarefas que não preciso mais me preocupar pois os meu aparelhos fazem tudo sozinhos. E não pensem que apenas modelos caros como o N8 ou iPad são capazes disso. Praticamente todas estas tarefas podem ser feitas em gadgets mais simples e antigos, bastando apenas um pouco de paciência para configurar os recursos.

Agora passo a bola para vocês leitores. De que forma os seus aparelhos facilitam as suas rotinas diárias? Vocês estão realmente utilizando os recursos de seus gadgets?

Compartilhe