A produção audiovisual é parte primordial do marketing imobiliário. Dessa forma, é fundamental entender a importância de investir em estratégias que atraiam a atenção das pessoas. Não apenas para convertê-las em leads (clientes em potencial) mas em clientes de fato.

O marketing imobiliário tem um forte apelo ao relacionamento com os clientes. Ele está diretamente ligado ao futuro novo lar das pessoas. Por isso, é fundamental criar estratégias que apresentem o imóvel certo para o público certo (e não o contrário).

Assim sendo, é necessário gerar valor no seu conteúdo para atrair visitantes, convertê-los em compradores e transformá-los em clientes promotores da sua marca. Neste sentido a produção audiovisual é de importância fundamental para conduzir seus clientes durante as etapas de  venda.

etapas do marketing imobiliário

Existem etapas dentro do marketing imobiliário que precisam ser entendidas para que as estratégias sejam um sucesso. Respeitar estas etapas é o que vai garantir bons resultados. Dentre essas etapas existem:

  • Concepção
  • Teaser
  • Pré-lançamento
  • Lançamento
  • Remanescente
  • Pós-venda

Dentre estas etapas, algumas são as mais importantes para investir em conteúdo audiovisual. Por aqui vamos nos ater a estas apenas para que você perceba como posso lhe ajudar.

Teaser

O objetivo da fase teaser é chamar a atenção do seu público para um futuro lançamento. Nesta fase, não mostre muita informação sobre o produto, apenas o suficiente para gerar curiosidade. Isso fará com que o público que está interessado em comprar um imóvel em determinada região espere por esse lançamento antes de tomar alguma decisão.

Nesta etapa, a mídia online, através de vídeos curtos em redes sociais, costuma ser a mais utilizada. Estes vídeos irão conduzir o seu público a se cadastrar em um formulário ou em uma landing page. Com isso eles poderão receber em primeira mão informações sobre o imóvel, gerando um senso de exclusividade e oportunidade.

O timing de uma campanha teaser deve ser cirúrgico. Se for muito curto pode não surtir os resultados desejados, se for muito longo pode gerar frustração pela demora. A fase teaser do seu lançamento deve durar ao menos um mês e não deve passar muito disso.

Pré-lançamento

Nesta etapa, o empreendimento ainda não possui o RI (Registro de Incorporação), sendo assim não pode ser comercializado. No entanto, é uma das fases mais importantes. É nela que você irá envolver as imobiliárias, corretores, criar pontos de vendas…

Aqui também a produção audiovisual se faz muito importante pois é onde acontece o represamento, ou seja, a atração da maior quantidade possível de pessoas interessadas. É o momento de apresentar vídeos com a evolução das obras e de convidar seus futuros clientes a entrar em contato. É aquele momento em que você diz ao seu público: “Não compre imóvel agora, aguarde para conhecer mais sobre este empreendimento”.

É nesta fase em que esse público busca se adiantar e buscar informações sobre compra enquanto o produto oferece preços de largada mais vantajosos. Portanto, é importante ter uma estratégia voltada para essas pessoas. Gere expectativa em torno do seu produto.

Lançamento

O momento tão aguardado chegou! Tabela de valores fechada, registro de incorporação em mãos, as unidades já podem ser vendidas. Todas as informações podem enfim ser apresentadas. É o momento de investir ao máximo na campanha de marketing.

Vídeos demonstrando o imóvel são mais que recomendados nesta etapa. Mas não apenas vídeos tradicionais, investir em outras produções diferentes aumenta muito o interesse do público.

Sabe aquele apartamento decorado? Que tal criar um tour virtual em 360º? Esta é a maneira mais barata e a que tem o maior alcance. Seus clientes podem conhecer o imóvel ainda em fase de construção mesmo estando em outros estados ou até mesmo em outros países. Neste tour é possível inserir diversas informações extras como fotos, vídeos, planta do imóvel, localização, links de contato, valor, condições de pagamento e todos os demais detalhes que não foram publicados na fase de pré-lançamento.

Quer ir além? Que tal uma visita virtual em vídeo 360º na qual você pode apresentar e ressaltar cada uma das características do imóvel? Aquela apresentação que você tradicionalmente faz com cada cliente pode ser levada para todos os outros de uma só vez. Isso gera economia de deslocamentos (muitas vezes infrutíferos), aumenta o seu alcance e permite que você tenha mais tempo para as outras atividades de vendas.

Remanescente

Com o término da fase de lançamento o interesse das imobiliárias e do público em relação a esse produto diminui. Dessa maneira, a velocidade das vendas reduz bastante também. Isso é natural após a fase de lançamento.

É necessário manter um esforço contínuo de marketing para realizar o restante das vendas. Agora é hora de realizar ações de marketing mais pontuais para alcançar aquela base de leads gerada lá nas primeiras etapas, mas que não fechou a venda. Estes ainda podem ser clientes potenciais.

Investir em marketing audiovisual com essas pessoas e trazê-las de volta para a mesa de negociação costuma ser muito mais barato do que realizar ações para atrair um público diferente. É neste momento em que uma boa produção de vídeo do tipo “Últimas unidades à venda, aproveite aqui as condições” surte efeito.

Uma vez que esse lead entrou na sua base, mantê-lo sempre informado é uma das melhores maneiras de levá-lo também a outros empreendimentos. Mais uma vez o audiovisual se mostra uma ferramenta necessária, até mesmo após o fim da etapa remanescente.


Percebeu como as produções audiovisuais são necessárias em praticamente todas as etapas do marketing imobiliário? Por isso é tão importante ter uma parceira com profissionais especializados que entendem do seu mercado. E se ainda assim tem alguma dúvida sobre este tipo de produção, confira alguns trabalhos já produzidos por aqui. Também há outros exemplo no meu perfil do Instagram.

Te aguardo para tomarmos um café e conversar sobre o seu futuro lançamento. Será um prazer ajudá-lo a vender mais.