Adeus velho amigo – Symbian foi um valente

Adeus velho amigo - Symbian foi um valente
Adeus velho amigo – Symbian foi um valente

Ontem foi um dia triste para este velho blogueiro já que foi anunciada a morte oficial do sistema Symbian. A Nokia, após ter revelado seus resultados financeiros (que forma até melhores do que muitos diziam que seria) ela anunciou que a transição para a plataforma Windows Phone está completa e que é chegada a hora final do antigo sistema. O 808 PureView foi mesmo o último aparelho a ser lançado com ele.

Todos que acompanham as notícias de tecnologia móvel já sabiam que este dia chegaria. Não há mais espaço para ele no meio de sucessos mais modernos e atuais como iOS, Android e o caçula da Microsoft. Mas ainda assim é algo, mesmo sabendo disso, é algo que me parte o coração.

Acompanho a evolução do Symbian desde um de seus primeiros aparelhos, o velho Nokia 6600. Foi com ele, ainda em 2007, que comecei a pensar em escrever o NPossibilidades. O próprio nome deste blog foi inspirado não nas primeiras linhas de aparelhos da Nokia (N95 por exemplo) com este sistema como alguns pensam até hoje, mas sim nas muitas coisas que era possível fazer com aquele velho aparelho.

De lá pra cá tive muitos outros aparelhos com o Symbian: Um 6600, dois N95 (clássico e o 8GB), dois N97, um E75 (ainda antes de ser lançado no Brasil), um 5530 e dois N8 (preto e prata). Muitos destes ainda estão comigo como relíquias em meu pequeno museu particular, junto aos tablets N800, N810 e diversos acessórios da Nokia (teclado Bluetooth, receptor de TV digital). Claro, não dá para esquecer também os muitos outros aparelhos que tive em mãos enviados pela própria Nokia para testes e também os de amigos que sempre vinham me pedir dicas.

Foram anos acompanhando de perto a evolução do Symbian em suas diversas versões e melhorias. Muitos de seus recursos são ainda inexistentes nos outros sistemas. Aliás, pelo menos para mim, este ainda é o que mais se aproxima dos computadores devido a tudo que é capaz de fazer nativamente.

O Symbian foi um gigante em seu tempo e por anos não parecia que haveriam concorrentes. Mas se na vida este é o caminho natural das coisas (entra o novo e sai o velho), porque na tecnologia haveria de ser diferente? Que descanse em paz velho amigo.

Gostaria muito de poder ficar com o 808 PureView como meu último aparelho deste sistema.

Compartilhe