Troquei os pneus da XMAX – Valeu a pena? Começando a falar sobre produtos para motos, mais especificamente para scooters, vamos de review comparativo. Antes de mais nada, o que vou contar aqui é uma opinião pessoal, ou seja, não é um post pago ou uma análise profissional. Dito isso, vamos lá.
Recentemente troquei os pneus originais da XMax por outro modelo. Tirei os Dunlop Scootsmart que vem de fábrica e coloquei um par de Michelin City Grip 2. A diferença entre eles para mim foi realmente espantosa. Os novos me proporcionam um estilo de pilotagem e segurança que os originais não permitiam. A estrutura de um é bem diferente do outro.
Letras e números… quais seus significados
Mas tirando a opinião pessoal, quais são técnicas? Acho que é importante trazer isso também pra deixar mais claro. Então hora de número e letras, aquelas informações que tem nas laterais dos pneus. O que elas significam?…
De um lado temos um par de pneus 120/70 – 15 56P e 140/70 – 14 62P (Scootsmart) e do outro 120/70 – 15 56S e 140/70-14 68S (City Grip 2). Muito técnico isso, eu sei, mas vou tentar deixar mais claro.
A maneira mais comum na maioria dos pneus é apresentar largura, perfil e aro. Por exemplo: 120/70-15. O 120 representa a largura do pneu em milímetros, 70 significa que a altura do pneu é 70% da largura, ou seja, neste caso 84mm. Por fim o 15 indica o tamanho da roda em polegadas.
Uma outra informação importante está nos outros números e letras. Repare que o Scootsmart é 56P, 62P e o City Grip 2 é 56S e 61S. Isso significa índice de carga e velocidade nos quais cada pneu pode trabalhar bem.
Scootsmart | City Grip 2 |
56 = 227Kg 62 = 265Kg P = 150Km/h |
56 = 227Kg 68 = 315Kg S = 180Km/h |
No comparativo acima é possível perceber já algumas diferenças. O peso máximo do traseiro e também nas velocidades máximas que cada um pode rodar. Ainda não é tão grande a diferença, mas daqui pra frente as coisas mudam bastante.
Preços
Não vou entrar no quesito preços porque isso pode variar bastante de quando você for procurar por algum deles, aonde vai comprar, promoções… Recomendo sempre olhar primeiro nos sites dos fabricantes (Michelan – Dunlop). No meu caso eu comprei via Mercado Livre via loja oficial para tentar evitar passar por alguns casos que vi de pneus recauchutados ou outros tipos de golpes.
Construção
A construção do Scootsmart é bem sólida e tem uma mistura de compostos focando em balancear aderência e durabilidade ao mesmo tempo que mantém a moto na linha. Por isso as laterais desses pneus são mais duras. Por um lado é bom, mas isso acaba prejudicando as curvas e o conforto. As curvas são mais difíceis de fazer e passar por um buraco transmite muito mais impacto pro piloto.
Já o City Grip 2 tem com um composto feito pra ter bastante aderência e durabilidade, além de funcionar bem em terrenos tanto secos quanto molhados. Isso se refletiu, pra mim, em muito mais controle nas curvas, ficou bem mais fácil pra “deitar” a moto. Ao mesmo tempo que o impacto em buracos diminuiu consideravelmente.
Fui atrás de algumas fontes pra ter números que demonstrem de maneira menos subjetiva as diferenças e o que consegui foi o seguinte:
Scootsmart | City Grip 2 |
Aderência em piso seco 83% Aderência em piso molhado 67% Manobrabilidade 47% Conforto 77% |
Aderência em piso seco 98% Aderência em piso molhado 98% Manobrabilidade 98% Conforto 98% |
Minha opinião
Essa diferença toda entre os dois modelos de pneu eu senti na hora de fazer curvas. Ficou muito mais fácil do que antes, parece que a moto virou outra. Também no quesito conforto melhorou muito ao passar sobre buracos ou outras coisas. Antes era um “impacto seco”, parecia que a moto iria desmontar, agora quase não percebo mais a maioria das obstruções.
Voltando à pergunta inicial: “Troquei os pneus da XMAX – Valeu a pena?” Sim, a XMax parece uma nova moto, mais gostosa de pilotar e bem mais macia. Definitivamente o City Grip 2 é melhor que os pneus originais