Dica – Como fotografar a vida selvagem

Como observar a vida selvagem Comentei recentemente sobre o aplicativo/serviço Species Explorer, uma solução muito interessante para quem gosta de compartilhar informações sobre a vida selvagem (não tão selvagem assim) através dos celulares.

Gostei muito da idéia e resolvi navegar no site deles para ver o que mais tem de interessante por lá. Encontrei uma espécie de “Manual de como fotografar a vida selvagem”. Resolvi traduzi-lo (com algumas adaptações) e postar aqui no blog. Pode ser de alguma ajuda para quem resolver utilizar o Species Explorer.

Além disso, acho muito interessante este tipo de idéia, pois assim podemos utilizar nossos brinquedinhos para coisas mais naturais e não tão Nerd Geeks como estamos acostumados.

1 – Seja curioso.
Certifique-se de sua curiosidade natural esteja viva. Alguns dizem que a curiosidade é algo que você tem ou não. Mas mesmo tendo um baixo nível de curiosidade, esta pode ser alimentada e reforçada. Como você faz isso? Em sua caminhada no parque, por exemplo, tente simplesmente fazer mais perguntas sobre o que você ouve e/ou vê. O que fez esse som? O que há sob as folhas desta planta? Onde está o animal que comia esses restos de pinha?

2 – Seja um observador.
Acredite ou não, há pessoas que podem andar no ambiente natural mais espetacular e não reparar nada além de seus próprios pensamentos e de seu corpo. Para essas pessoas, é preciso uma força de vontade maior para realinhar a sua concentração e começar a reparar na vistas ao redor, nos cheiros, nos sons e em tudo mais. Além disso, não basta olhar para as coisas ao seu redor, é preciso observá-los. Há uma diferença entre “Ah, sim, uma árvore”, e “oh, um pinheiro alto, com um monte de cones na parte superior, e um esquilo vermelho olhando para mim no meio dela.”

3 – Seja paciente.
Vivemos em uma era de gratificação instantânea, onde uma medida de fracasso é se os resultados não nos foram entregues em questão de segundos. Nosso estilo de vida digital favorece essa expectativa, mas (felizmente) o mundo natural não é assim. Então, não espere andar no parque ou na mata e ver a natureza correr para cumprimentá-lo. Encontre um lugar confortável, sente e espere. Em pouco tempo você irá escutar o barulho das asas dos pássaros ou outros animais. Com algum tempo parado, logo os animais retornam às suas rotinas normais ao seu redor como se você não estivesse lá. Se você levar binóculos será capaz de observar muito mais detalhes.

Estas são apenas algumas dicas para poder observar a vida selvagem e existem várias outras. Existem alguns bons livros que ajudam bastante e que também podem ser úteis, mas para começar estes três passos são os melhores.

Uma dica que também ajuda bastante, e que não é necessariamente uma “habilidade”, mas sim um conselho é: Compartilhar as suas experiências. Conte aos seus parentes e amigos sobre o que foi descoberto em seu último passeio ou trilha. Melhor mesmo é levá-los na próxima caminhada. Talvez eles até reparem em detalhes que você perdeu. Mesmo que não reparem em nada, será uma boa desculpa para ir lá fora. Garanto que a recompensa será boa.

Com as férias chegando, uma dica pessoal que dou é: Levem seus brinquedinhos munidos de aplicativos para um uso mais divertido e natural. Alguns que recomendo são: Species Explorer, GPS Mission, Cache Track, Trimble Geocache Navigator. Também é legal ler sobre o que é Geocaching.

Compartilhe